DIÁRIO DE GUIA: Luis Esmerino

Por: Raphael Kurz

Domingão pós October Big Day e estamos aqui pra quê? Pra falar (escrever) mais uma vez sobre passarinhos!! Hahaha Bá, ontem o Big Day me quebrou, tive febre a noite toda e passei o domingo zanzando e tomando remédio e agora que me sinto um pouco melhor, vou cumprir com a meta do final de semana que era escrever sobre essa expedição por aqui!! Leia até o final e deixe um comentário, espero que tu goste e continue lendo o que escrevo por aqui!!

Sobre a expedição:

Pra ver como estou atrasado, o Luis Esmerino veio pra cá ainda em setembro e passamos 4 dias juntos (Do dia 14 ao 17) e juntos rodamos pela região da Campanha Gaúcha, pela Serra dos Tapes (Sítio Flor & Osória) e é claro que também fomos em Rio Grande e percebemos a forte influência da chuva que havia caído no norte e no centro do estado no início do mês de setembro… Mas mesmo enfrentando esses desafios (da água), conseguimos ver várias espécies incríveis!

Serra dos Tapes (Sítio Flor & Osória)

Sempre que chove e há possibilidade, vamos pro Sítio Flor & Osória pra não perdermos o dia e quando o Luis veio pra cá, logo na primeira manhã o clima estava meio instável (o famoso chove e não molha). Então decidimos ir para o Sítio Flor & Osória onde há um comedouro incrível com diversas espécies de aves que enchem o cartão de memória de qualquer observador que vem pra cá. Desconheço lugar tão bom pra ver a saíra-preciosa (Stilpnia preciosa) e o sanhaço-papa-laranja (Rauenia bonariensis) quanto aqui. Além dessas figurinhas carimbadas, tivemos uma grata surpresa no Sítio. Um gavião-bombachinha-grande (Accipiter bicolor) pousou na árvore acima do comedouro fazendo com que a bicharada toda voasse desesperada pra não virar comida de gavião. Foi apenas o segundo registro da espécie no município do Morro Redondo, fazendo a alegria de todos que ali estavam, inclusive do Gustavo (proprietário do Sítio), que até então nunca tinha visto a espécie por ali. Outra novidade foi observar o chupim-azeviche (Molothrus rufoaxillaris) se alimentando no comedouro, outra espécie inédita no Sítio!!

Alguns registros feitos no Sítio Flor & Osória:

Campanha Gaúcha

Na Campanha Gaúcha tiramos um dia pra visitar Pinheiro Machado, Bagé e Aceguá. Fomos bem específicos e fomos atrás das espécies-alvo da lista de lifers do Luis. Em Pinheiro Machado, fomos em busca do ameaçado veste-amarela (Xanthopsar flavus) e conseguimos encontrá-lo. Nessa época do ano é relativamente fácil vê-los nessa área, já que geralmente nidificam por ali. Uma pena é que o gado está avançando muito sobre as áreas de brejo que o veste-amarela nidifica. Torçamos para que a área siga aguentando essa pressão que sofre do gado. Ainda em Pinheiro, rolou um registro inédito pro município, encontramos o caminheiro-de-barriga-acanelada (Anthus hellmayri). Essa espécie eu já procurava há bastante tempo, já que o ambiente era propício para vê-lo. Enfim, consegui!
Em Bagé e Aceguá rodamos bastante e conseguimos encontrar o raro e endêmico caminheiro-de-unha-curta (Anthus furcatus). Até hoje, essa espécie só foi registrada aqui no Rio Grande do Sul, o que engrandece bastante o registro!

Algumas fotos feitas na região da Campanha Gaúcha:

Rio Grande

Foi desafiador estar em Rio Grande durante esses dias. Eu particularmente nunca tinha visto tanta água nos banhados como vi nessa semana com o Luis. E mais incrível ainda é que essa água toda não é da chuva que caiu aqui na nossa região, mas sim da chuva que caiu há muitos quilometros daqui, no norte e centro do estado. Mas como assim? Pra quem não sabe, praticamente toda chuva que cai no estado, acaba desaguando no Lago Guaíba e depois disso desce até a Lagoa dos Patos e consequentemente acaba no mar, aqui em Rio Grande. O problema dessa vez é que a quantidade de água foi tão grande que na hora de ir pro mar, era tanta água que acabou “não descendo”. Com isso, a Lagoa começou a inchar e consequentemente os banhados começaram a subir explodindo de tanta água. O vento sul também faz com que a água não desça pro mar e isso acabou acontencendo deixando áreas super importantes pra observação de aves inacessíveis, como a Ilha da Torotama que estou há mais de um mês sem conseguir ir lá, devido ao clima que não permite que a gente consiga (ainda hoje) ir nesses locais. A força da natureza é realmente incrível…

Mas voltando a falar das aves, como Rio Grande estava cheia de água, aproveitamos e fomos registrar as aves… Aquáticas, obviamente! Foram várias marrecas e aves que vivem na água! E detalhe: Até hoje os banhados estão cheios de água e de vida!!

Alguns registros feitos em Rio Grande:

Encerramos a viagem com 146 espécies observadas, de acordo com nosso TripReport no eBird. Foram muitas aves incríveis, endêmicas e muito bem registradas pelo Luis.

Nosso TripReport, no eBird.

Encerro esse post agradecendo ao Luis pela ótima parceria nesses 4 incrívreis dias que tivemos juntos. Muito papo bom, é sempre bom conhecer pessoas que agregam conhecimento e nos dão bons conselhos. Obrigado por tudo, Luis! E até a próxima!

Estamos com a segunda turma e temos vagas limitadas para o nosso WorkPhoto de 2024 aberto! Já encerramos as vagas para a 1ª turma de 2024 e pela primeira vez teremos 2 turmas no mesmo ano!
Bora participar conosco? Clica no banner e tenha acesso à todas informações!

 

Também estamos com a agenda pra 2024 aberta! Quer passarinhar conosco? Agende sua saída!

Contatos:
Email: contato@avesdosul.com.br
WhatsApp: (53) 981079229

Agora que estamos com nosso site “rodando” 100%, peço que você curta, comente e compartilhe esse post com seus amigos. Infelizmente o acesso ao site caiu bastante em decorrência dos problemas que vinham acontecendo e agora vamos tentar correr atrás do prejuízo, contamos contigo!

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Excelente
Com base em 139 avaliações
Teca Resende
Teca Resende
27/04/2024
A Expedição PAPAGAIO-CHARÃO foi nota dez!!! Tudo muito organizado, nas guiadas pude fotografar, além do papagaio-charão, mais 18 espécies novas pra minha lista do WA que agora vai ficar com 682 espécies. A revoada é incrível e emocionante! Tivemos oportunidade de presenciar esse evento maravilhoso por três dias e cada dia foi um espetáculo a parte. Só gratidão ao Raphael e a Icterus Turismo pela oportunidade que tive. Parabéns!
EZEQUIEL MANTEY
EZEQUIEL MANTEY
07/04/2024
Simplesmente incrível!Teria muitos adjetivos pra se dizer a respeito dessa experiência.A Kacau manja tudo de fotografia e edição, e o Raphael sabe aonde os bichos estão , recomendo sempre .
Thomaz Silva
Thomaz Silva
07/04/2024
Ter passado com @raphaelkurz (@avesdosul.com.br) e @kacau.oliveira.fineart estes dias foi especial! Além de muito aprendizado pois esses dois dominam como poucos as suas áreas de atuação, eles são ótimas companhias! Espero ter oportunidade de repetir. Muito obrigado!
Flavia Ferme
Flavia Ferme
01/04/2024
Experiência dez. Tudo muito bom. O guia Raphael , conhece muito de aves e a mega fotógrafa Kacau, cumpriram exatamente tudo que estava acordado na publicidade do evento. A pousada escolhida, extremamente limpa e o pessoal atencioso e educados. Até o tempo e a natureza ajudaram, e fotografamos muitas aves. Obrigada aos dois, aprendi muito. E a turma ótima, todos ficamos amigos e trocando experiências. Essas fotos são de celular, sem edição alguma.
Caio Osoegawa
Caio Osoegawa
31/03/2024
Tive o prazer de participar do 3º Workshop de fotografia na Lagoa do Peixe organizado pelo Raphael Kurz e pela Kacau Oliveira. Evento foi excelente e com pessoas maravilhosas. Aprendizado para a vida. Aproveitei a estadia para seguir mais alguns dias de passarinhada por Rio Grande. Raphael é um guia excepcional, que dispensa maiores elogios, é só ver as avaliações anteriores. Muitos lifers, fotões e ótimas histórias!
Elizete Nogueira Barbosa
Elizete Nogueira Barbosa
31/03/2024
Foi uma ótima experiência. Tudo perfeito.
Beth CR
Beth CR
27/03/2024
WorKphoto 2024 - turma 01. Uma experiência super emocionante e gratificante!!! Trabalho super profissional da Kacau e do Raphael Kurz!! Uma Sinergia Perfeita🥰 , além de que a Turma era super alto astral e muito colaborativa, amei!!! Conheci várias Aves do Sul e aprendi muito sobre Edição. Super recomendo 🥰 Obrigado e parabéns a todos os envolvidos👊🏽👏🏽
Silvia Mitiko Nishida
Silvia Mitiko Nishida
25/03/2024
Estive no III Workshop de Fotografias Aves do Sul (22 a 24 de março de 2024) e voltei de lá maravilhada com cada dia de aprendizado, crescimento pessoal e na arte de observar aves (com Raphael Kurz) e de registrá-las (com Kacau Oliveira). Kacau nos ajudou, magistralmente, a fotografar em campo e continuar edição das fotos das aves maravilhosas da Lagoa do Peixe e do entorno. Gratidão demais! Todos precisam vivenciar esta experiência. Parabéns pela organização e o acolhimento cuidadoso! Amei receber o guia Avifauna Gaúcha (Cláudio e Vítor Tim) e o delicadíssimo coleirinha esculpido pelo Eloir! Abraços da gratíssima Silvia!
Gabriela de Moraes
Gabriela de Moraes
24/03/2024
Guia Raphael é extremamente competente, cheio de entusiasmo pelo que faz e gentileza com todo o grupo. Foi sempre cuidadoso e sensível com a necessidade de cada um, respeitoso e organizado. Trouxe sempre um clima leve, divertido e nos garantiu muita segurança com sua liderança e direção da passarinhada, preocupado se a demanda de todos estava sendo atendida. Kacau é um ser humano extraordinário, uma das melhores pessoas que conheci na vida. Além fotografa espetacular, é uma professora incrível, didática e paciente, capaz de tirar o melhor de cada um e transformar vidas. Toda alimentação, estadia e dinâmica foram planejadas com zelo e cuidado, não tivemos nenhuma preocupação. Ainda fomos paparicados com um almoço diferenciado, lanchinhos e brindes lindos.
Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.