Parque do
Espinilho

Parque do Espinilho

Criado em 1975 juntamente com outras sete áreas com o objetivo de proteger ecossistemas significativos da paisagem rio-grandense, o Parque Estadual do Espinilho foi ampliado em 2002 por meio do Decreto n° 41.440/2002, englobando áreas importantes para a conservação, incluindo parte do curso do arroio Quaraí-chico, até a sua foz com o rio Uruguai. 
O Parque é importante para a conservação de uma formação vegetal que só ocorre na região (savana estepe e savana parque), com espécies características, como o espinilho (Acacia caven), o algarrobo (Prosopis nigra) e o inhanduvai (Prosopis affinis). Além da formação vegetal única, várias espécies da fauna estão associadas a esse tipo de formação, e dependem do Parque para a manutenção de suas populações.
Fonte: SEMA/RS

Sobre o destino

O Parque Estadual do Espinilho é uma área protegida localizada no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Abrange uma área de cerca de 1.617,14 hectares e é conhecida por sua rica biodiversidade, incluindo uma grande variedade de espécies vegetais e animais. O parque é o lar de várias espécies ameaçadas de extinção, como o raro cardeal-amarelo (Gubernatrix cristata) que no Brasil, pode ser encontrado apenas dentro das áreas do Parque. Além do famoso cardeal-amarelo, há outras espécies endêmicas do pampa que encontramos por lá. Costumamos chamar essas espécies de “Top 7”, já que são as aves que todo observador quer observar/registrar durante seu período de visitação no Parque.

Além dessas aves, na região há ocorrência de outras espécies restritas ao extremo oeste do estado, como o pica-pau-de-testa-branca (Melanerpes cactorum) e a iraúna-de-bico-branco (Cacicus solitarius). Na região, há um movimento de migração, onde no inverno, algumas aves austrais se fazem presente, como a calhandra-de-três-rabos (Mimus triurus),corta-ramos (Phytotoma rutila) e o alegrinho-trinador (Serpophaga griseicapilla) e no verão, algumas espécies de caboclinhos e aves como a tijerila (Xenopsaris albinucha) e a peitica-de-chapéu-preto (Griseotyrannus aurantioatrocristatus) usam o parque como área de vereneio.

O Parque do Espinilho é considerado um destino obrigatório pra todo observador de aves que quer ver as aves do bioma pampa, local com diversas espécies endêmicas e de belezas cênicas que são um show à parte.

O famoso "Top 7" do Parque

Outras espécies que encontramos no Parque e no seu entorno

Localização

Tire suas dúvidas no formulário abaixo:​

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Mauricio Weingärtner
Mauricio Weingärtner
23/12/2023
Uma semana de muito aprendizado e registros de aves endêmicas além de outras. Raphael Kurz tem muito conhecimento da região e dos pontos específicos, onde buscamos registros de aves novas para mim e superando as expectativas. Ótima guiada com divertimento, atenção e bom astral!
Luciano Colauto
Luciano Colauto
12/12/2023
Em Dezembro de 2023 fizemos um passeio de 4 dias com o Raphael pela Lagoa do Peixe e região de Rio Grande. O Raphael é um excelente guia, competente, profissional, além de ser uma pessoa extremamente apaixonada pelo seu trabalho e que não mede esforços para proporcionar aos seus clientes uma experiência única. Recomendo seu trabalho.
José Carlos Tarasconi
José Carlos Tarasconi
06/12/2023
Passarinhada ótima com o excelente guia, Raphael Kurz. Só elogios!
Janine Schallenberger
Janine Schallenberger
21/11/2023
Na busca de algumas espécies de aves contamos com o conhecimento do "Aves do Sul", do guia Raphael Kurz. Sem dúvida foi a escolha mais acertada!!! Ótimo profissional! Recomendo!
Gustavo Dallaqua
Gustavo Dallaqua
20/11/2023
Raphael guided me in Pelotas, Rio Grande and Morro Redondo. A very professional guide, deep knowledge about the birds of the region and a great person. I recommend Raphael to everyone who needs a birdwatching guide, mainly at Rio Grande do Sul state.
Luis Fernando Bondan
Luis Fernando Bondan
20/11/2023
Excelente atendimento recebido pelo “Aves do Sul”. Superou as expectativas pelos resultados apresentados, visto que os objetivos eram bem específicos. Resultado conseguido devido ao conhecimento, experiência e dedicação do Raphael. Recomendo muito.
Luiz Ramassotti
Luiz Ramassotti
06/11/2023
Foram 5 dias muito agitados nas cidades de Pelotas, Rio Grande, Tavares e Mostarda. Percorremos muitas áreas de alagados , lagoas e praias. Encontramos uma diversidade de ambientes e espécies incríveis e endêmicas.
Elenita Biason
Elenita Biason
06/11/2023
Passamos 6 dias passarinhando no sul do RS. Guiados pelo Raphael Kurz-Aves do Sul, tivemos a experiência de fotografar inúmeras espécies. Raphael possui grande conhecimento da região e de aves - e onde encontrá-las! Além de ser muito simpático e divertido! Fotos e risadas foram constantes nesses dias. Faltou fotografar o papa-piri que não quis se mostrar para nós, o que é um motivo a mais para voltarmos à região. Obrigada Raphael por nos possibilitar o acréscimo de muitos passarinhos aos nossos registros e por superar nossas expectativas!
João Victor
João Victor
05/11/2023
Foi incrível! Mesmo com chuvas e contratempos conseguimos aproveitar todos os dias e observar uma grande quantidade de aves. O guia Raphael é uma pessoa incrível e grande conhecedor da região o que ajudou muito a termos uma experiência incrível! Já tenho planos de voltar ano que vem para conhecer outros roteiros
henri cesar coronfly
henri cesar coronfly
14/10/2023
A região com suas áreas de banhado a se perder de vista e a orla do litoral trazem os componentes para um sem número de aves e lindas paisagens. Ao meu lado, contei com a presença do incansável Raphael Kurz. Minha volta se deve também a ele e seu site avesdosul, através do qual iniciei o interesse e planejamento. Raphael é minuncioso, um "passarinheiro" e amigo que cuida de cada detalhe com todo o carinho e dedicação. Assim consegue se colocar em nosso lugar e se preocupa com cada espécie, informações a respeito, monitorando seus locais constantemente e nos "entregando" o melhor. Minha mensagem é de agradecimento por todos os momentos, pelas conversas, pelas espécies mostradas, pelos registros conseguidos, por voltar ao contato com tantas pessoas maravilhosas aqui no sul e por fim, por tua valiosa amizade. Grande abs

Conhecer o Parque do Espinilho é ter a oportunidade de ver espécies raras e uma vegetação única no Brasil.

Conheça nosso Blog

Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.