DIÁRIO DE GUIA: Filipe, Paulo, Leopoldo e Renan

Por: Raphael Kurz

E lá vamos nós falar mais uma vez de passarinho por aqui! Nos últimos dias estivemos super envolvidos nas saídas de campo e na oficina de introdução ao birdwatching que realizamos juntamente ao pessoal do Sítio Flor & Osória, então acabei deixando de publicar os relatos aqui no blog. Acredite se quiser, mas algumas pessoas me cobram para que eu escreva, por mais que eu ache que quase ninguém perca tempo lendo nada hoje em dia… Mas enfim, bora falar de mais uma expedição fantástica por aqui, onde tive a oportunidade quatro caras incríveis que agora posso até chamar de amigos!!

Sobre a expedição:

Do dia 28 de agosto ao dia 04 de setembro, tive a honra de receber esse quarteto aqui na região. Eles vieram do Espírito Santo e juntos rodamos por hotspots importantes para a observação de aves no Rio Grande do Sul. Essa viagem já estava programada há alguns meses, graças ao Filipe que tomou a frente e ajudou a montar tudo certinho! Juntos, visitamos Rio Grande, a região da Campanha Gaúcha, o Parque do Espinilho e é claro que também fomos no Sítio Flor & Osória. Foram 8 dias incríveis, com muita ave legal encontrada e registrada.

Campanha Gaúcha

Na região da Campanha Gaúcha tivemos diversas surpresas, como sempre. Costumo parar em Pinheiro Machado antes de irmos para o Espinilho, pois ali, já dá pra ver bastante coisa legal, fazendo com que a gente comece muito bem a viagem. Nesse município, encontramos o ameaçado arredio-do-gravatá (Limnoctites rectirostris) e além dele, pudemos observar um comportamente incrível do veste-amarela (Xanthopsar flavus). Foi a primeira vez que vi o grupo acompanhando um PRIMAVERA, geralmente a ave sentinela pra eles é a noivinha-de-rabo-preto (Heteroxolmis dominicanus). Noutra oportidade e no mesmo local, já havia registrado o mesmo bando seguindo uma maria-preta-de-penacho (Knipolegus lophotes). Não sei se esse comportamento é normal, mas sempre bom observar essas novidades. Além de Pinheiro Machado, visitamos Bagé e Aceguá. Municípios que considero de extrema importancia pra encontrar várias das espécies típicas da Campanha Gaúcha, no coração do pampa. Em Aceguá o que chamou a atenção foi a quantidade de estorninho (Sturnus vulgaris), nunca havia visto tanto indivíduos em pontos diferentes, realmente eles estão se espalhando com muita velocidade pela região. A espécie que deu show pras lentes da galera foi o caminheiro-de-unha-curta (Anthus furcatus), mais uma espécie de ocorrência restrita ao Rio Grande do Sul e que todo observador quer encontrar, quando vem pra cá.

Dá uma olhada nos registros feitos na região da Campanha Gaúcha:

Parque do Espinilho

O Parque do Espinilho é muito especial e se você quiser conhecer todos os detalhes desse destino, CLIQUE AQUI. Eu costumo falar que o Parque mexe com o imaginário de todo observador de aves, já que é um local que todos querem conhecer… Mas não é por menos, é um dos locais com o maior número de endemismos aqui do Rio Grande do Sul e adivinha o que fomos fazer lá? Exatamente, tentar encontrar essas aves endêmicas… E com bastante caminhada, conseguimos encontrar todas as espécies possíveis por lá. Mas não pensa que foi fácil não, teve gente que até perdeu o celular dentro do Parque… Kkkkkk mas por sorte conseguimos encontrar.
O cardeal-amarelo (Gubernatrix cristata) deu bastante trabalho dessa vez. Pra quem não sabe, é TOTALMENTE PROIBIDO utilizar o playback para atraí-lo, é regra do Parque e nós sempre seguimos. Outra regra é que obrigatóriamente adentramos o Parque com algum funcionário (gestor ou monitora) e dessa vez quem encontrou o cardeal-amarelo (Gubernatrix cristata) foi a Bia, que sempre nos auxilia quando estamos por lá. Até hoje não ficamos NENHUMA VEZ sem encontrar o cardeal. Sempre é bom ir pra lá com tempo, pra evitar imprevistos climáticos (vento e chuva) pra tentar conseguir encontrar todas espécies que procuramos e até hoje tem dado certo!!

Alguns registros feitos no Parque do Espinilho e região:

Rio Grande

Os guris vieram uma semana antes da grande enchente que devastou algumas áreas do nosso estado. Praticamente toda água dessa chuva acaba indo pro Lago Guaíba e posteriormente vem pra Lagoa dos Patos e por fim, desemboca no mar aqui em Rio Grande. Porque estou falando isso? Porque os locais que visitei com eles há quase 40 dias atrás estão praticamente inacessíveis devido ao alto volume de água que ainda está aqui na região. É incrível ver e observar a força da natureza agindo… Rio Grande nessa época do ano é sensacional, local onde podemos encontrar praticamente todas as aves da planície costeira sem muito trabalho. Período perfeito pra quem gosta de fazer boas fotos e pra quem tem paciência de procurar a bicharada. E com esse grupo foi assim, fomos atrás de várias espécies que considero difíceis e encontramos diversas delas!! O cardeal-do-banhado (Amblyramphus holosericeus) e o tricolino (Pseudocolopteryx sclateri), na minha opinião, foram as espécies que mais nos alegraram aqui por Rio Grande. São aves lindas que entram pro time da “fofofauna”, (essa aprendi com o Leopoldo) hahahahah Mas além dessas duas espécies, vimos várias aves legais, como o colegial (Lessonia rufa) e a batuíra-de-peito-tijolo (Charadrius modestus), migrantes austrais aqui no sul.

Alguns registros feitos aqui em Rio Grande:

Sítio Flor & Osória

Nosso último dia de expedição foi no Sítio Flor & Osória, local com o melhor comedouro da região sul do RS, talvez seja o melhor e único comedouro ativo do nosso estado e como estava chovendo, foi excelente… Excelente pra ver as aves do comedouro e excelente para passarmos a tarde jogando sinuca e falando bobagem kkkkkkkkkkk E sim, foi exatamente isso que a gente fez no nosso último dia de viagem, já que estava chovendo pra caramba, ficamos conversando e apanhando pro Renan na sinuca kkkkkkkkkkkk

Alguns registros (das aves kkk) no Sítio:

Encerramos a viagem com 186 espécies observadas, de acordo com nosso TripReport no eBird. Falo nosso, porque os guris também curtem fazer listas e conseguimos ver muitas espécies incríveis por aqui. O que eu acho mais importante é ver as aves endêmicas e as raras que estão aparecendo na época que a galera vem pra cá. As mais comuns vão aparecendo naturalmente e o roteiro é montado sempre pra ver a maior quantidade de espécies endêmicas daqui.

Encerro esse post agradecendo aos guris pela parceira incrível nesses dias. Parecia que eu estava com 4 amigos intímos de tão a vontade que estávamos. Passamos 50% do tempo vendo passarinho e 50% do tempo falando bobagem hahahaha Tá, confesso que além das bobagens também teve muita coisa produtiva conversada nesses 8 dias. Agora tenho que ir pro ES passar uns dias com eles pra matar a saudade, mas 2024 é logo ali e estaremos juntos novamente. Agradeço a confiança no meu trabalho e pelos ótimos dias que tivemos juntos, até a próxima!!

Estamos com a segunda turma e temos vagas limitadas para o nosso WorkPhoto de 2024 aberto! Já encerramos as vagas para a 1ª turma de 2024 e pela primeira vez teremos 2 turmas no mesmo ano!
Bora participar conosco? Clica no banner e tenha acesso à todas informações!

 

Também estamos com a agenda pra 2024 aberta! Quer passarinhar conosco? Agende sua saída!

Contatos:
Email: contato@avesdosul.com.br
WhatsApp: (53) 981079229

Agora que estamos com nosso site “rodando” 100%, peço que você curta, comente e compartilhe esse post com seus amigos. Infelizmente o acesso ao site caiu bastante em decorrência dos problemas que vinham acontecendo e agora vamos tentar correr atrás do prejuízo, contamos contigo!

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Excelente
Com base em 139 avaliações
Teca Resende
Teca Resende
27/04/2024
A Expedição PAPAGAIO-CHARÃO foi nota dez!!! Tudo muito organizado, nas guiadas pude fotografar, além do papagaio-charão, mais 18 espécies novas pra minha lista do WA que agora vai ficar com 682 espécies. A revoada é incrível e emocionante! Tivemos oportunidade de presenciar esse evento maravilhoso por três dias e cada dia foi um espetáculo a parte. Só gratidão ao Raphael e a Icterus Turismo pela oportunidade que tive. Parabéns!
EZEQUIEL MANTEY
EZEQUIEL MANTEY
07/04/2024
Simplesmente incrível!Teria muitos adjetivos pra se dizer a respeito dessa experiência.A Kacau manja tudo de fotografia e edição, e o Raphael sabe aonde os bichos estão , recomendo sempre .
Thomaz Silva
Thomaz Silva
07/04/2024
Ter passado com @raphaelkurz (@avesdosul.com.br) e @kacau.oliveira.fineart estes dias foi especial! Além de muito aprendizado pois esses dois dominam como poucos as suas áreas de atuação, eles são ótimas companhias! Espero ter oportunidade de repetir. Muito obrigado!
Flavia Ferme
Flavia Ferme
01/04/2024
Experiência dez. Tudo muito bom. O guia Raphael , conhece muito de aves e a mega fotógrafa Kacau, cumpriram exatamente tudo que estava acordado na publicidade do evento. A pousada escolhida, extremamente limpa e o pessoal atencioso e educados. Até o tempo e a natureza ajudaram, e fotografamos muitas aves. Obrigada aos dois, aprendi muito. E a turma ótima, todos ficamos amigos e trocando experiências. Essas fotos são de celular, sem edição alguma.
Caio Osoegawa
Caio Osoegawa
31/03/2024
Tive o prazer de participar do 3º Workshop de fotografia na Lagoa do Peixe organizado pelo Raphael Kurz e pela Kacau Oliveira. Evento foi excelente e com pessoas maravilhosas. Aprendizado para a vida. Aproveitei a estadia para seguir mais alguns dias de passarinhada por Rio Grande. Raphael é um guia excepcional, que dispensa maiores elogios, é só ver as avaliações anteriores. Muitos lifers, fotões e ótimas histórias!
Elizete Nogueira Barbosa
Elizete Nogueira Barbosa
31/03/2024
Foi uma ótima experiência. Tudo perfeito.
Beth CR
Beth CR
27/03/2024
WorKphoto 2024 - turma 01. Uma experiência super emocionante e gratificante!!! Trabalho super profissional da Kacau e do Raphael Kurz!! Uma Sinergia Perfeita🥰 , além de que a Turma era super alto astral e muito colaborativa, amei!!! Conheci várias Aves do Sul e aprendi muito sobre Edição. Super recomendo 🥰 Obrigado e parabéns a todos os envolvidos👊🏽👏🏽
Silvia Mitiko Nishida
Silvia Mitiko Nishida
25/03/2024
Estive no III Workshop de Fotografias Aves do Sul (22 a 24 de março de 2024) e voltei de lá maravilhada com cada dia de aprendizado, crescimento pessoal e na arte de observar aves (com Raphael Kurz) e de registrá-las (com Kacau Oliveira). Kacau nos ajudou, magistralmente, a fotografar em campo e continuar edição das fotos das aves maravilhosas da Lagoa do Peixe e do entorno. Gratidão demais! Todos precisam vivenciar esta experiência. Parabéns pela organização e o acolhimento cuidadoso! Amei receber o guia Avifauna Gaúcha (Cláudio e Vítor Tim) e o delicadíssimo coleirinha esculpido pelo Eloir! Abraços da gratíssima Silvia!
Gabriela de Moraes
Gabriela de Moraes
24/03/2024
Guia Raphael é extremamente competente, cheio de entusiasmo pelo que faz e gentileza com todo o grupo. Foi sempre cuidadoso e sensível com a necessidade de cada um, respeitoso e organizado. Trouxe sempre um clima leve, divertido e nos garantiu muita segurança com sua liderança e direção da passarinhada, preocupado se a demanda de todos estava sendo atendida. Kacau é um ser humano extraordinário, uma das melhores pessoas que conheci na vida. Além fotografa espetacular, é uma professora incrível, didática e paciente, capaz de tirar o melhor de cada um e transformar vidas. Toda alimentação, estadia e dinâmica foram planejadas com zelo e cuidado, não tivemos nenhuma preocupação. Ainda fomos paparicados com um almoço diferenciado, lanchinhos e brindes lindos.
Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.