DIÁRIO DE GUIA: Volni e Elenita Biason

Por: Raphael Kurz

Iniciamos o mês de novembro falando de passarinho (mais uma vez). Eu fico tão contente com os feedbacks que recebo desses posts aqui, uma pena é que não consegui habilitar a publicação de comentários sem ser pelo Facebook e com isso acabamos deixando de receber os comentários de quem nos lê, mas faz parte.
Outubro foi um mês cheio, cheio de passarinhadas, cheio de histórias e cheio de coisas boas e finalizamos o mês com uma baita expedição, que você lerá a seguir.

Sobre a expedição:

Desde o ano passado, a Elenita já falava comigo pra vir pra cá. Eles são de PoA e a logística acaba ficando facilitada devido a curta distância entre Porto Alegre e Pelotas. Acabamos combinando e organizando a nossa expedição para o final do mês de setembro, mas acabamos remarcando para o final de outubro devido a uma cirurgia que o Volni precisou fazer no joelho e com isso, ele ficaria impossibilitado de passarinhar por aqui.
Passamos 6 dias juntos (23 ao 28 de outubro) e percorremos pela Lagoa do Peixe, Pelotas, Rio Grande e Morro Redondo, no Sítio Flor & Osória. Inicialmente iríamos para a Campanha, mas como a estrada estava e está com um desvio, acabamos decidindo ficar só “por aqui mesmo” e foi incrível.

Rio Grande e Pelotas

Lá vai o Raphael falar bem de Rio Grande de novo, mas como não vou falar? Se por aqui conseguimos encontrar dezenas de espécies incríveis? Pois é, Rio Grande é um playground pra todo observador de aves que gosta de aves de áreas abertas…
Iniciamos nossa expedição por aqui e conseguimos ver muitas espécies legais, com destaque para a fragata (Fregata magnificens), espécie bem incomum aqui no extremo sul do Brasil e que é bem fácil de ser vista em vários locais do litoral brasileiro. Também conseguimos ver super bem o savacu-de-coroa (Nyctanassa violacea), que é uma ave típica de manguezal e pra surpresa de muitos (inclusive a minha), há uma população bem grande aqui em Rio Grande.

Outras espécies legais que vimos em Rio Grande foram o gavião-preto (Buteogallus urubitinga), o gavião-do-banhado (Circus buffoni) (muito abundante aqui) e o lindo, sanhaço-de-fogo (Piranga flava).

Em Pelotas, passamos apenas uma manhã, que foi incrível. Conseguimos fazer o primeiro registro da corruíra-do-campo (Cistothorus platensis) para a o município. Infelizmente estava muito, mas muito longe e a foto não saiu lá grandes coisas, mas sem problemas. Nesse caso o que vale é a importância do registro e não a qualidade da foto.

Algumas espécies registradas em Pelotas e Rio Grande:

Parque Nacional da Lagoa do Peixe

O paraíso das aves migratórias existe e é aqui no Rio Grande do Sul. Todo mundo tem o sonho de conhecer a Lagoa do Peixe e não é por menos, por aqui conseguimos ver diversas espécies de aves limícolas e nesse período, elas estão cruzando a região e descendo para o sul do continente. Possibilitando o encontro de diversas espécies na região.

Infelizmente algumas estradas e a Lagoa dos Patos estão praticamente inacessíveis pelo excesso de água dos últimos meses aqui no sul e como essa água segue descendo pela Lagoa dos Patos, acabamos ficando sem conseguir até locais que tradicionalmente visitamos, mas faz parte do jogo. Perde-se de um lado e ganha-se do outro, porque assim conseguimos dedicar mais tempo em áreas super importantes, como a Estrada do Talha-Mar, onde encontramos diversas espécies legais.

A marreca-colhereira (Spatula platalea) é uma dessas espécies e nessa época a diversos casais por ali e geralmente nidificam nas marismas que margeiam a Lagoa do Peixe. Além dela, por ali conseguimos encontrar o caminheiro-de-espora (Anthus correndera), outro habitante assíduo dos campos alagados da região.

Mas o que chama muito a atenção na Lagoa do Peixe são os flamingos-chilenos (Phoenicopterus chilensis) e é claro que era um dos nossos maiores objetivos durante a expedição. Conseguimos ver dezenas de indivíduos e a nossa dificuldade maior era conseguir encontra-los com uma luz favorável pra foto. Investimos em três oportunidades e na última, o sol se fez presente fazendo com que fosse possível melhorar os registros. (Na galeria de fotos abaixo, você verá diversas fotos deles e notará que há diferença nos tons de cada foto). Isso acontece por causa do horário e do turno que fomos até a área em que eles estavam aparecendo.

Além da Lagoa do Peixe, na volta pra Rio Grande resolvemos dar uma parada em São José do Norte e por ali, o show ficou por conta da linda e emblemática, viuvinha-de-óculos (Hymenops perspicillatus).

Alguns registros feitos na Lagoa do Peixe e São José do Norte:

Serra dos Tapes – Sítio Flor & Osória

O Sítio Flor & Osória já é parada obrigatória para o pessoal que vem pra cá e o que mais impressiona é que está cada vez melhor de ver aves por ali. O trabalho que o Gustavo e a Fabi estão fazendo é digno de aplausos e fazem com que cada observador se sinta em casa quando visita o Sítio.

O Sítio é conhecido pelos seus comedouros que atraem diversas espécies típicas aqui do sul, como o sanhaço-papa-laranja (Rauenia bonariensis) e a saíra-preciosa (Stilpnia preciosa). Além dessas espécies, os tucanos também dão um show à parte.

Alguns registros feitos no Sítio Flor & Osória:

Durante o dia de campo eu sempre vou fazendo listas e submetendo-as no eBird. O eBird é igual ao Wikiaves, depois que a gente começa, esquece… Nunca mais conseguimos parar! E isso é muito bom, porque conseguimos ter uma boa noção da quantidade de espécies que encontramos durante o dia e consequentemente conseguimos saber a quantidade exata de aves observadas durante a viagem devido ao Trip Report que a plataforma nos permite fazer. Com base em 18 listas e 6 dias, deu pra ver que conseguimos observar 171 espécies de aves. Levando em conta que não rodamos por muitos ambientes diferentes, chego a conclusão que conseguimos ver muita coisa legal e uma quantidade considerável de espécies típicas do extremo sul.

Resumo do nosso TripReport no eBird.

 

Encerro esse post agradecendo ao Volni e a Elenita pela parceria e pelos excelentes dias que tivemos juntos. Além das aves, com certeza as conversas foram muito produtivas e aprendi muitas coisas com esse casal nota 10! É claro que as aves são muito importantes, mas nem sempre só isso que faz com que as expedições sejam legais. Uma boa companhia, um bom papo e alguns conselhos são o que eu sempre guardo pra mim e pra minha vida. E ah… Como é bom estar com um gremista, encontrei até um parceiro pra assistir o jogo do Grêmio na quarta-feira passada e é claro, como bons pé-quentes, ganhamos o jogo! Hahahaha

Brincadeiras a parte, obrigado por tudo e até a próxima!!

 

Estamos com a agenda pra 2024 aberta! Quer passarinhar conosco? Agende sua saída!

Contatos:
Email: contato@avesdosul.com.br
WhatsApp: (53) 981079229

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Excelente
Com base em 139 avaliações
Teca Resende
Teca Resende
27/04/2024
A Expedição PAPAGAIO-CHARÃO foi nota dez!!! Tudo muito organizado, nas guiadas pude fotografar, além do papagaio-charão, mais 18 espécies novas pra minha lista do WA que agora vai ficar com 682 espécies. A revoada é incrível e emocionante! Tivemos oportunidade de presenciar esse evento maravilhoso por três dias e cada dia foi um espetáculo a parte. Só gratidão ao Raphael e a Icterus Turismo pela oportunidade que tive. Parabéns!
EZEQUIEL MANTEY
EZEQUIEL MANTEY
07/04/2024
Simplesmente incrível!Teria muitos adjetivos pra se dizer a respeito dessa experiência.A Kacau manja tudo de fotografia e edição, e o Raphael sabe aonde os bichos estão , recomendo sempre .
Thomaz Silva
Thomaz Silva
07/04/2024
Ter passado com @raphaelkurz (@avesdosul.com.br) e @kacau.oliveira.fineart estes dias foi especial! Além de muito aprendizado pois esses dois dominam como poucos as suas áreas de atuação, eles são ótimas companhias! Espero ter oportunidade de repetir. Muito obrigado!
Flavia Ferme
Flavia Ferme
01/04/2024
Experiência dez. Tudo muito bom. O guia Raphael , conhece muito de aves e a mega fotógrafa Kacau, cumpriram exatamente tudo que estava acordado na publicidade do evento. A pousada escolhida, extremamente limpa e o pessoal atencioso e educados. Até o tempo e a natureza ajudaram, e fotografamos muitas aves. Obrigada aos dois, aprendi muito. E a turma ótima, todos ficamos amigos e trocando experiências. Essas fotos são de celular, sem edição alguma.
Caio Osoegawa
Caio Osoegawa
31/03/2024
Tive o prazer de participar do 3º Workshop de fotografia na Lagoa do Peixe organizado pelo Raphael Kurz e pela Kacau Oliveira. Evento foi excelente e com pessoas maravilhosas. Aprendizado para a vida. Aproveitei a estadia para seguir mais alguns dias de passarinhada por Rio Grande. Raphael é um guia excepcional, que dispensa maiores elogios, é só ver as avaliações anteriores. Muitos lifers, fotões e ótimas histórias!
Elizete Nogueira Barbosa
Elizete Nogueira Barbosa
31/03/2024
Foi uma ótima experiência. Tudo perfeito.
Beth CR
Beth CR
27/03/2024
WorKphoto 2024 - turma 01. Uma experiência super emocionante e gratificante!!! Trabalho super profissional da Kacau e do Raphael Kurz!! Uma Sinergia Perfeita🥰 , além de que a Turma era super alto astral e muito colaborativa, amei!!! Conheci várias Aves do Sul e aprendi muito sobre Edição. Super recomendo 🥰 Obrigado e parabéns a todos os envolvidos👊🏽👏🏽
Silvia Mitiko Nishida
Silvia Mitiko Nishida
25/03/2024
Estive no III Workshop de Fotografias Aves do Sul (22 a 24 de março de 2024) e voltei de lá maravilhada com cada dia de aprendizado, crescimento pessoal e na arte de observar aves (com Raphael Kurz) e de registrá-las (com Kacau Oliveira). Kacau nos ajudou, magistralmente, a fotografar em campo e continuar edição das fotos das aves maravilhosas da Lagoa do Peixe e do entorno. Gratidão demais! Todos precisam vivenciar esta experiência. Parabéns pela organização e o acolhimento cuidadoso! Amei receber o guia Avifauna Gaúcha (Cláudio e Vítor Tim) e o delicadíssimo coleirinha esculpido pelo Eloir! Abraços da gratíssima Silvia!
Gabriela de Moraes
Gabriela de Moraes
24/03/2024
Guia Raphael é extremamente competente, cheio de entusiasmo pelo que faz e gentileza com todo o grupo. Foi sempre cuidadoso e sensível com a necessidade de cada um, respeitoso e organizado. Trouxe sempre um clima leve, divertido e nos garantiu muita segurança com sua liderança e direção da passarinhada, preocupado se a demanda de todos estava sendo atendida. Kacau é um ser humano extraordinário, uma das melhores pessoas que conheci na vida. Além fotografa espetacular, é uma professora incrível, didática e paciente, capaz de tirar o melhor de cada um e transformar vidas. Toda alimentação, estadia e dinâmica foram planejadas com zelo e cuidado, não tivemos nenhuma preocupação. Ainda fomos paparicados com um almoço diferenciado, lanchinhos e brindes lindos.
Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.