DIÁRIO DE GUIA: Mauro Schramm

Por: Raphael Kurz

Buenas, pessoal! Bora falar de mais uma passarinhada por aqui? Dessa vez será um breve relato desses dois dias com o Mauro Schramm, baita parceiro que veio de Santa Catarina pra passarinhar conosco.

Janeiro tá quase acabando e as férias também. A partir de fevereiro o pau pega e voltamos à campo com tudo! Mas antes, iremos encarar uma viagem pelo Espírito Santo pra ver as aves capixabas!!

E nesse mês, aproveitamos e conseguimos organizar muitas coisas operacionais da Aves do Sul. O final de ano super corrido que tivemos fez com que a gente não conseguisse dar conta de tudo, mas enfim, tá tudo se acertando!

Sobre a expedição:

O Mauro veio de Santa Catarina pra passar dois dias aqui conosco. Como tínhamos pouco tempo, dei uma avaliada na sua lista de espécies-alvo e organizei um roteiro por Rio Grande. Conseguimos ver muita coisa legal e teve boas surpresas nesses dois dias!

Bora falar sobre a passarinhada? Leia até o final do post!

Rio Grande, Pelotas e Arroio Grande

Bueno, no início desse relato, eu escrevi que visitamos Rio Grande, mas aproveitei o tempo disponível e fugimos pontualmente para alguns locais aqui perto para procurarmos algumas aves bem específicas.

Nossa primeira manhã foi aqui em Pelotas mesmo e fomos atrás do joão-botina-do-brejo (Phacellodomus ferrugineigula) e além dele, subimos a Serra dos Tapes pra ver o tapaculo-ferreirinho (Scytalopus pachecoi). Ave que geralmente dá bastante trabalho e dessa vez não foi diferente… Nos embrenhamos no mato e ficamos por um bom tempo ali tentando um registro. Eram dois indivíduos, um adulto e um jovem. O tapaculo-ferreirinho é daqueles fantasminhas que habitam as áreas escuras da matas aqui da região. Geralmente estão próximos da água e é uma espécie que todo observador que vem pro RS quer registrar.

Já em Rio Grande, rodamos por duas áreas que na minha opinião são os principais locais pra se ver aves aqui. Por aqui, conseguimos ver algumas aves bem interessantes, como o boininha (Spartonoica maluroides) , ave de ocorrência restrita ao sul do Brasil e também rolou o socoí-amarelo (Ixobrychus involucris) e esse socoí rendeu boas risadas…

O Mauro estava totalmente concentrado em registrá-lo e foi caminhando lentamente pro lado, quando de repente… PUM! Caiu dentro de uma poça de água e ficou totalmente embaixo d’água. Felizmente não houve nenhum dano físico e material. Até agora não entendi como ele conseguiu rapidamente levantar a máquina e não molhou! Confesso que estou escrevendo dando risada, mas na hora fiquei preocupado!! KKkkk

Já em Arroio Grande, fomos até um local que eu não visitava fazia um bom tempo e o objetivo por ali, era encontrar o arredio-do-gravatá (Limnoctites rectirostris), outra espécie restrita ao sul do Brasil. Tivemos sucesso na empreitada e conseguimos ver um adulto e um jovem. Além dele, a bichoita (Schoeniophylax phryganophilus) também se exibiu bastante, permitindo alguns bons registros!

Algumas espécies registradas nesses dois dias:

Foram 111 espécies observadas nesses dois dias. Como rodamos por alguns ambientes bem específicos, conseguimos ver várias aves diferentes, como mostra o nosso Trip Report no eBird.

Nosso TripReport no eBird.

 

Agradeço de coração ao Mauro pela parceria nesses dois dias. 2024 começou muito bem, pois estou tendo a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e sei que logo logo estaremos juntos novamente passarinhando por aqui!

Bora passarinhar com a Aves do Sul em 2024? Não perca tempo e agende sua expedição pra esse ano conosco! Ainda temos algumas datas disponíveis!

Quer aproveitar essa baita oportunidade de conhecer a Lagoa do Peixe conosco? Temos apenas 4 vagas para nosso WorkPhoto em março! Clica no banner abaixo e veja todos os detalhes desse evento incrível.

 

 

Contatos:
Email: contato@avesdosul.com.br
WhatsApp: (53) 981079229

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Mauricio Weingärtner
Mauricio Weingärtner
23/12/2023
Uma semana de muito aprendizado e registros de aves endêmicas além de outras. Raphael Kurz tem muito conhecimento da região e dos pontos específicos, onde buscamos registros de aves novas para mim e superando as expectativas. Ótima guiada com divertimento, atenção e bom astral!
Luciano Colauto
Luciano Colauto
12/12/2023
Em Dezembro de 2023 fizemos um passeio de 4 dias com o Raphael pela Lagoa do Peixe e região de Rio Grande. O Raphael é um excelente guia, competente, profissional, além de ser uma pessoa extremamente apaixonada pelo seu trabalho e que não mede esforços para proporcionar aos seus clientes uma experiência única. Recomendo seu trabalho.
José Carlos Tarasconi
José Carlos Tarasconi
06/12/2023
Passarinhada ótima com o excelente guia, Raphael Kurz. Só elogios!
Janine Schallenberger
Janine Schallenberger
21/11/2023
Na busca de algumas espécies de aves contamos com o conhecimento do "Aves do Sul", do guia Raphael Kurz. Sem dúvida foi a escolha mais acertada!!! Ótimo profissional! Recomendo!
Gustavo Dallaqua
Gustavo Dallaqua
20/11/2023
Raphael guided me in Pelotas, Rio Grande and Morro Redondo. A very professional guide, deep knowledge about the birds of the region and a great person. I recommend Raphael to everyone who needs a birdwatching guide, mainly at Rio Grande do Sul state.
Luis Fernando Bondan
Luis Fernando Bondan
20/11/2023
Excelente atendimento recebido pelo “Aves do Sul”. Superou as expectativas pelos resultados apresentados, visto que os objetivos eram bem específicos. Resultado conseguido devido ao conhecimento, experiência e dedicação do Raphael. Recomendo muito.
Luiz Ramassotti
Luiz Ramassotti
06/11/2023
Foram 5 dias muito agitados nas cidades de Pelotas, Rio Grande, Tavares e Mostarda. Percorremos muitas áreas de alagados , lagoas e praias. Encontramos uma diversidade de ambientes e espécies incríveis e endêmicas.
Elenita Biason
Elenita Biason
06/11/2023
Passamos 6 dias passarinhando no sul do RS. Guiados pelo Raphael Kurz-Aves do Sul, tivemos a experiência de fotografar inúmeras espécies. Raphael possui grande conhecimento da região e de aves - e onde encontrá-las! Além de ser muito simpático e divertido! Fotos e risadas foram constantes nesses dias. Faltou fotografar o papa-piri que não quis se mostrar para nós, o que é um motivo a mais para voltarmos à região. Obrigada Raphael por nos possibilitar o acréscimo de muitos passarinhos aos nossos registros e por superar nossas expectativas!
João Victor
João Victor
05/11/2023
Foi incrível! Mesmo com chuvas e contratempos conseguimos aproveitar todos os dias e observar uma grande quantidade de aves. O guia Raphael é uma pessoa incrível e grande conhecedor da região o que ajudou muito a termos uma experiência incrível! Já tenho planos de voltar ano que vem para conhecer outros roteiros
henri cesar coronfly
henri cesar coronfly
14/10/2023
A região com suas áreas de banhado a se perder de vista e a orla do litoral trazem os componentes para um sem número de aves e lindas paisagens. Ao meu lado, contei com a presença do incansável Raphael Kurz. Minha volta se deve também a ele e seu site avesdosul, através do qual iniciei o interesse e planejamento. Raphael é minuncioso, um "passarinheiro" e amigo que cuida de cada detalhe com todo o carinho e dedicação. Assim consegue se colocar em nosso lugar e se preocupa com cada espécie, informações a respeito, monitorando seus locais constantemente e nos "entregando" o melhor. Minha mensagem é de agradecimento por todos os momentos, pelas conversas, pelas espécies mostradas, pelos registros conseguidos, por voltar ao contato com tantas pessoas maravilhosas aqui no sul e por fim, por tua valiosa amizade. Grande abs
Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.