DIÁRIO DE GUIA: Mauro e Luciano Colauto

Por: Raphael Kurz

Buenas, pessoal!! Bora falar de mais uma baita expedição por aqui!! Recesso de final de ano chegando e com isso, consegui um tempo pra atualizar tudo por aqui. Além dessa publicação, ainda tenho mais duas pra fechar 2023 com tudo organizadinho e pronto para iniciarmos o ano de 2024 com tudo!! Coisa boa estar uns dias em casa e conseguir tocar em frente o blog, que consome muito tempo!!

Não é só escrever, tem que organizar as fotos, renderizar num tamanho correto para que abra rápido no navegador, criar as galerias, colocar nome popular e científico das espécies e algumas outras coisinhas que são bem chatas.

Já passamos das 100 publicações por aqui, um número que considero bem expressivo, levando em conta que começamos a escrever em meados de 2021!!

Eu gosto de escrever e confesso que eu NUNCA reviso nenhum texto, deixo tudo indo conforme minha mente trabalha e se tem algum erro grotesco geralmente algum leitor me avisa e eu faço a modificação.

Mas enfim, deu de bla-bla-blá e bora falar de mais uma expedição por aqui!!

Sobre a expedição:

É sempre bom ter a oportunidade de receber pai e filho,  eu adoro ver essa interação de carinho e respeito que muitos filhos tem pelos seu pais e estar junto do Mauro e do Luciano foi incrível. Não apenas por isso, mas por causa das aves e experiências que trocamos nesses dias que passamos juntos.

Ficamos 4 dias por aqui (do 7 ao dia 10 de dezembro) e o destino escolhido por eles foi o Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Além da Lagoa do Peixe, deu tempo de dar uma passadinha em Rio Grande pra ver umas espécies que não encontramos por lá.

Bora falar sobre a passarinhada? Leia até o final do post!

Lagoa do Peixe

A Lagoa do Peixe é incrível e isso todo mundo já sabe. Mas estar por aqui nessa época é ter a oportunidade de ver milhares de aves migratórias chegando e se alimentando pelo Parque. De outubro a maio, é perfeito para observá-las por aqui e nesses dias que passamos juntos, tivemos a oportunidade de observar várias aves limícolas por aqui.

Devido ao tempo meio virado, não conseguimos ir até a Barra da Lagoa do Peixe, onde fica a maior concentração de aves limícolas e os flamingos-chilenos. Mas mesmo assim, conseguimos remanejar algumas coisas e aproveitamos ao máximo tudo que podíamos fazer.

Na nossa primeira manhã, tivemos um showzaço das limícolas e conseguimos ver algumas espécies bem legais como o maçarico-de-bico-virado (Limosa haemastica), o maçarico-de-bico-torto (Numenius hudsonicus) e o maçarico-acanelado (Calidris subruficollis). O maçarico-de-bico-torto é bem incomum por aqui e foi bem legal encontrá-lo. Geralmente eu os vejo na beira da praia, mas dessa vez foi encontrado na trilha do Talha-mar, uma baita surpresa.

Além desses maçaricos, o maçarico-de-colete (Calidris melanotos) e o maçarico-de-sobre-branco (Calidris fuscicollis) também se fizeram presentes, esses dois em maior quantidade.

Na área da Lagoa dos Patos, o objetivo principal era ver o papa-piri (Tachuris rubrigastra), que na minha opinião é uma das aves mais bonitas da planície costeira. Nessa época do ano eles estão nidificando e fica mais difícil registrá-los. Mas conseguimos ver super bem um indivíduo e isso nos trouxe bastante alegria!!

Na beira da praia, tivemos a oportunidade de ver algumas espécies costeiras, como alguns trinta-réis, que também são marcas registradas da Lagoa do Peixe!! Além deles, vimos bandos imensos de maçaricos-brancos (Calidris alba), visitantes do hemisfério norte que ficam todo verão aqui na Lagoa do Peixe “conosco”.

Em Rio Grande, conseguimos ver diversas espécies legais na nossa rápida passagem, no meu ponto de vista, as mais legais foram as andorinhas-de-bando (Hirundo rustica) e as andorinha-do-barranco (Riparia riparia). Espécies que geralmente são encontradas juntas. É bom sempre ficar de olho!

Algumas espécies registradas nesses dias:

Assim como eu, o Luciano também é usuário assíduo do eBird e juntos fomos fazendo as listas e anotando todas espécies que íamos vendo em campo. Encerramos a expedição com 122 espécies observadas. Levando em conta que visitamos basicamente a mesma região, foi um número muito legal de aves. Como disse acima, com destaque maior para as aves limícolas da Lagoa do Peixe.

Resumo do nosso Trip Report no eBird.

Agradeço de coração ao Mauro e ao Luciano pelos excelentes dias que tivemos juntos. Ótimas conversas, aprendizados e ensinamentos. Isso que eu vou sempre levar pra minha vida. Eu sempre falo que uma das coisas que mais gosto no meu trabalho é receber pessoas e conhecê-las. Conhecer hábitos, histórias e tudo que envolve o relacionamento pessoal me atrai e me torna uma pessoa “melhor”.

Nessa viagem aprendi a apreciar sabores de bons vinhos com o Luciano e além disso, sei que fiz amigos para próximas saídas, mesmo aqui ou em São Paulo!!

Obrigado por tudo, guris. Até o próximo encontro!!

A Lagoa do Peixe é incrível de outubro à meados de maio e ainda temos disponibilidade na agenda na segunda quinzena de janeiro. Se você quiser aproveitar essa janela e passarinhar conosco, a oportunidade é excelente! Geralmente não trabalhamos em janeiro devido ao calor excessivo e seca dos últimos dois anos, mas como tem chovido bastante, a possibilidade é alta de ter muitas aves na Lagoa do Peixe nesse verão.

Falando em Lagoa do Peixe, temos apenas 4 vagas para nosso WorkPhoto em março! Clica no banner abaixo e veja todos os detalhes desse evento incrível.

Contatos:
Email: contato@avesdosul.com.br
WhatsApp: (53) 981079229

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Mauricio Weingärtner
23/12/2023
Uma semana de muito aprendizado e registros de aves endêmicas além de outras. Raphael Kurz tem muito conhecimento da região e dos pontos específicos, onde buscamos registros de aves novas para mim e superando as expectativas. Ótima guiada com divertimento, atenção e bom astral!
Luciano Colauto
12/12/2023
Em Dezembro de 2023 fizemos um passeio de 4 dias com o Raphael pela Lagoa do Peixe e região de Rio Grande. O Raphael é um excelente guia, competente, profissional, além de ser uma pessoa extremamente apaixonada pelo seu trabalho e que não mede esforços para proporcionar aos seus clientes uma experiência única. Recomendo seu trabalho.
José Carlos Tarasconi
06/12/2023
Passarinhada ótima com o excelente guia, Raphael Kurz. Só elogios!
Janine Schallenberger
21/11/2023
Na busca de algumas espécies de aves contamos com o conhecimento do "Aves do Sul", do guia Raphael Kurz. Sem dúvida foi a escolha mais acertada!!! Ótimo profissional! Recomendo!
Gustavo Dallaqua
20/11/2023
Raphael guided me in Pelotas, Rio Grande and Morro Redondo. A very professional guide, deep knowledge about the birds of the region and a great person. I recommend Raphael to everyone who needs a birdwatching guide, mainly at Rio Grande do Sul state.
Luis Fernando Bondan
Excelente atendimento recebido pelo “Aves do Sul”. Superou as expectativas pelos resultados apresentados, visto que os objetivos eram bem específicos. Resultado conseguido devido ao conhecimento, experiência e dedicação do Raphael. Recomendo muito.
Luiz Ramassotti
06/11/2023
Foram 5 dias muito agitados nas cidades de Pelotas, Rio Grande, Tavares e Mostarda. Percorremos muitas áreas de alagados , lagoas e praias. Encontramos uma diversidade de ambientes e espécies incríveis e endêmicas.
Elenita Biason
Passamos 6 dias passarinhando no sul do RS. Guiados pelo Raphael Kurz-Aves do Sul, tivemos a experiência de fotografar inúmeras espécies. Raphael possui grande conhecimento da região e de aves - e onde encontrá-las! Além de ser muito simpático e divertido! Fotos e risadas foram constantes nesses dias. Faltou fotografar o papa-piri que não quis se mostrar para nós, o que é um motivo a mais para voltarmos à região. Obrigada Raphael por nos possibilitar o acréscimo de muitos passarinhos aos nossos registros e por superar nossas expectativas!
João Victor
05/11/2023
Foi incrível! Mesmo com chuvas e contratempos conseguimos aproveitar todos os dias e observar uma grande quantidade de aves. O guia Raphael é uma pessoa incrível e grande conhecedor da região o que ajudou muito a termos uma experiência incrível! Já tenho planos de voltar ano que vem para conhecer outros roteiros
henri cesar coronfly
14/10/2023
A região com suas áreas de banhado a se perder de vista e a orla do litoral trazem os componentes para um sem número de aves e lindas paisagens. Ao meu lado, contei com a presença do incansável Raphael Kurz. Minha volta se deve também a ele e seu site avesdosul, através do qual iniciei o interesse e planejamento. Raphael é minuncioso, um "passarinheiro" e amigo que cuida de cada detalhe com todo o carinho e dedicação. Assim consegue se colocar em nosso lugar e se preocupa com cada espécie, informações a respeito, monitorando seus locais constantemente e nos "entregando" o melhor. Minha mensagem é de agradecimento por todos os momentos, pelas conversas, pelas espécies mostradas, pelos registros conseguidos, por voltar ao contato com tantas pessoas maravilhosas aqui no sul e por fim, por tua valiosa amizade. Grande abs
Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.