DIÁRIO DE GUIA: José Bender

Por: Raphael Kurz

Bora contar como foi mais uma saída pra observação de aves aqui no sul? No início de setembro, tive a oportunidade de guiar mais uma vez o meu amigo José Bender (leia o relato da primeira saída nesse link), que é aqui do RS mesmo. Ele veio de Santa Cruz do Sul e dessa vez o destino escolhido foi o belo Parque Nacional da Lagoa do Peixe. A data que ele escolheu foi o feriado de 7 de setembro, ótima época pra vir aqui pra região, já que os banhados estão cheios e dá pra ver muita ave aquática..

Sobre a saída:

Foram 3 dias e meio cheio de espécies incríveis pela Lagoa do Peixe. As limícolas migratórias já estavam começando a dar as caras por aqui, como o maçarico-de-papo-vermelho (Calidris canutus), uma das aves mais ameaçadas que encontramos pelo parque. Além deles, conseguimos ver várias outras espécies de aves costeiras e limícolas, o interessante foi ver algumas aves de inverno e de verão juntas, já que em setembro é a época de chegada das aves do hemisfério norte e da partida das migrantes austrais. Se tem algo bom em escrever esses posts atrasados é reviver esses momentos e matar um pouco da saudade das aves que são encontradas nessas épocas. Como estou escrevendo isso em janeiro, o ambiente já está totalmente diferente em virtude do calor e da época seca na Lagoa. Agora em janeiro o que predomina no Parque são as aves limícolas e espécies que não são associadas a água, como caminheiros e outras aves que vivem no solo.
A luz nessa época do ano segue sendo um dos pontos fortes da passarinhada, saindo nos horários certos e conhecendo a área das aves, dá pra fazer fotos incríveis.

Enfim, vamos voltar a falar um pouco mais dessa saída que apesar de curta, foi muito legal. Uma das cenas mais legais da viagem, foi a hora que usamos uma estratégia pra fazer uma boa foto do macho da viuvinha-de-óculos (Hymenops perspicillatus), quem vem pra cá tem muita vontade de fazer boas fotos dessa espécie e não é por nada, mas é uma das aves mais bonitas do Brasil… Percebi que esse indivíduo usava um cacto como poleiro, ele ia e voltava toda hora no mesmo local e por causa disso, combinei com o José de nos sentarmos bem próximos e escondidos pra ver se o bichinho pousava ali novamente… Dito e feito, ele foi e voltou mais algumas vezes, dando chance pra fazer ótimas fotos. Uma das mais belas aves do pampa muito bem registrada, ótimo momento!
Outro momento nota 10, foi encontrar as marrecas-colhereiras (Spatula platalea), espécie que nidifica na Lagoa do Peixe e em setembro é a melhor época para vê-las por aqui. Eram alguns indivíduos que voavam e acabavam voltando para o mesmo local, facilitando bastante os registros. Já que deu pra registrá-las em voo e até mesmo pousadas, coisa que não é muito fácil não. No final desse parágrafo, você verá algumas fotos delas. Além dessas espécies, duas corujas de médio e grande porte se fizeram presente na passarinhada. Na Lagoa do Peixe, o jacurutu (Bubo virginianus) foi o destaque por parte dos strigídeos, já em Pelotas, a coruja-orelhuda (Asio clamator) que deu chance de foto. A ave estava com filhote numa área pública da cidade e quem veio aqui naquela época pôde aproveitar pra fotografar. Em Rio Grande, a corruíra-do-campo (Cistothorus platensis) se exibiu bastante e deu pra ver alguns indivíduos e até vídeo rolou!

Veja algumas fotos da marreca-colhereira:

De acordo com o Trip Report do eBird, conseguimos observar mais de 115 espécies nesses quatro dias, pra acessar, clique nesse link.

Abaixo, uma lista com as principais espécies que encontramos:

  • cisne-de-pescoço-preto – Cygnus melancoryphus
  • marreca-colhereira – Spatula platalea
  • carqueja-de-escudo-vermelho – Fulica rufifrons
  • batuiruçu-de-axila-preta – Pluvialis squatarola
  • maçarico-de-papo-vermelho – Calidris canutus
  • maçarico-branco – Calidris alba
  • jacurutu – Bubo virginianus
  • bate-bico – Phleocryptes melanops
  • joão-da-palha – Limnornis curvirostris
  • pedreiro-dos-andes – Cinclodes fuscus
  • joão-platino – Asthenes hudsoni
  • boininha – Spartonoica maluroides
  • papa-piri – Tachuris rubrigastra
  • colegial – Lessonia rufa
  • viuvinha-de-óculos – Hymenops perspicillatus

 

Foi uma expedição muito proveitosa, com muita ave massa vista e muito bem registrada. O José é um ótimo fotografo e sempre preza por bons registros, além disso é um baita parceiro de passarinhada, conversas e até mesmo pra colecionar o álbum da copa!! Hahahaha Agradeço de coração pela parceria nesses dias e que em breve possamos estar juntos novamente!!

Ainda tenho mais 7 posts de 2022 atrasados pra publicar aqui, mas agora “engrenei” e comecei a colocar a “casa em ordem”, as férias estão acabando e logo já estou indo à campo novamente e siimmmm, tô louco pra voltar pro campo, com abstinência de trabalhar! Hahaha brincadeiras a parte, as férias foram muito boas pra colocar algumas coisas em ordem, como as publicações por aqui…

Enfim, estou com a agenda aberta para a segunda quinzena de fevereiro, ótima época pra visitar a Lagoa do Peixe e até mesmo o Parque do Espinilho! Janeiro é muito quente e por isso começa a ficar melhor sempre a partir de fevereiro pra observação de aves aqui no sul. A segunda coisa e não menos importante, é que ainda há algumas vagas para o Workshop que ocorrerá no final de março na Lagoa do Peixe. Clique  aqui e veja todos os detalhes ou clique no banner abaixo nessa publicação, tenho certeza que será uma experiência incrível!!

Agradeço à ti, que leu todo esse post e que nos acompanha desde sempre!!

Deixe um comentário e compartilhe com seus amigos, bora incentivar o povo a falar sobre passarinho! Até a próxima!!

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Excelente
Com base em 139 avaliações
Teca Resende
Teca Resende
27/04/2024
A Expedição PAPAGAIO-CHARÃO foi nota dez!!! Tudo muito organizado, nas guiadas pude fotografar, além do papagaio-charão, mais 18 espécies novas pra minha lista do WA que agora vai ficar com 682 espécies. A revoada é incrível e emocionante! Tivemos oportunidade de presenciar esse evento maravilhoso por três dias e cada dia foi um espetáculo a parte. Só gratidão ao Raphael e a Icterus Turismo pela oportunidade que tive. Parabéns!
EZEQUIEL MANTEY
EZEQUIEL MANTEY
07/04/2024
Simplesmente incrível!Teria muitos adjetivos pra se dizer a respeito dessa experiência.A Kacau manja tudo de fotografia e edição, e o Raphael sabe aonde os bichos estão , recomendo sempre .
Thomaz Silva
Thomaz Silva
07/04/2024
Ter passado com @raphaelkurz (@avesdosul.com.br) e @kacau.oliveira.fineart estes dias foi especial! Além de muito aprendizado pois esses dois dominam como poucos as suas áreas de atuação, eles são ótimas companhias! Espero ter oportunidade de repetir. Muito obrigado!
Flavia Ferme
Flavia Ferme
01/04/2024
Experiência dez. Tudo muito bom. O guia Raphael , conhece muito de aves e a mega fotógrafa Kacau, cumpriram exatamente tudo que estava acordado na publicidade do evento. A pousada escolhida, extremamente limpa e o pessoal atencioso e educados. Até o tempo e a natureza ajudaram, e fotografamos muitas aves. Obrigada aos dois, aprendi muito. E a turma ótima, todos ficamos amigos e trocando experiências. Essas fotos são de celular, sem edição alguma.
Caio Osoegawa
Caio Osoegawa
31/03/2024
Tive o prazer de participar do 3º Workshop de fotografia na Lagoa do Peixe organizado pelo Raphael Kurz e pela Kacau Oliveira. Evento foi excelente e com pessoas maravilhosas. Aprendizado para a vida. Aproveitei a estadia para seguir mais alguns dias de passarinhada por Rio Grande. Raphael é um guia excepcional, que dispensa maiores elogios, é só ver as avaliações anteriores. Muitos lifers, fotões e ótimas histórias!
Elizete Nogueira Barbosa
Elizete Nogueira Barbosa
31/03/2024
Foi uma ótima experiência. Tudo perfeito.
Beth CR
Beth CR
27/03/2024
WorKphoto 2024 - turma 01. Uma experiência super emocionante e gratificante!!! Trabalho super profissional da Kacau e do Raphael Kurz!! Uma Sinergia Perfeita🥰 , além de que a Turma era super alto astral e muito colaborativa, amei!!! Conheci várias Aves do Sul e aprendi muito sobre Edição. Super recomendo 🥰 Obrigado e parabéns a todos os envolvidos👊🏽👏🏽
Silvia Mitiko Nishida
Silvia Mitiko Nishida
25/03/2024
Estive no III Workshop de Fotografias Aves do Sul (22 a 24 de março de 2024) e voltei de lá maravilhada com cada dia de aprendizado, crescimento pessoal e na arte de observar aves (com Raphael Kurz) e de registrá-las (com Kacau Oliveira). Kacau nos ajudou, magistralmente, a fotografar em campo e continuar edição das fotos das aves maravilhosas da Lagoa do Peixe e do entorno. Gratidão demais! Todos precisam vivenciar esta experiência. Parabéns pela organização e o acolhimento cuidadoso! Amei receber o guia Avifauna Gaúcha (Cláudio e Vítor Tim) e o delicadíssimo coleirinha esculpido pelo Eloir! Abraços da gratíssima Silvia!
Gabriela de Moraes
Gabriela de Moraes
24/03/2024
Guia Raphael é extremamente competente, cheio de entusiasmo pelo que faz e gentileza com todo o grupo. Foi sempre cuidadoso e sensível com a necessidade de cada um, respeitoso e organizado. Trouxe sempre um clima leve, divertido e nos garantiu muita segurança com sua liderança e direção da passarinhada, preocupado se a demanda de todos estava sendo atendida. Kacau é um ser humano extraordinário, uma das melhores pessoas que conheci na vida. Além fotografa espetacular, é uma professora incrível, didática e paciente, capaz de tirar o melhor de cada um e transformar vidas. Toda alimentação, estadia e dinâmica foram planejadas com zelo e cuidado, não tivemos nenhuma preocupação. Ainda fomos paparicados com um almoço diferenciado, lanchinhos e brindes lindos.
Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.