DIÁRIO DE GUIA: Fábio Santos

Por: Raphael Kurz

Lá vamos nós falar de passarinho mais uma vez. Como estou com uma sequencia bem pesada de campo nesse mês de agosto, acabei deixando de atualizar o blog como eu gostaria, mas prefiro escrever quando estou com a “cabeça pensante”. Hoje estou aqui no Parque do Espinilho, no 12º dia consecutivo em campo atrás de passarinho, mas bora lá que logo vai ter muuuuuuuuita história massa pra você que nos acompanha por aqui!!

Sobre a viagem:

Já pensou pegar o carro e sair de Rondonia até o extremo sul do Rio Grande do Sul? Pois é, o Fábio fez essa viagem pra ver passarinho aqui conosco!! Lembro que quando conversamos (se não me engano em fevereir0), o que mais me chamou a atenção no contato inicial foi essa questão dele vir de carro, achei o máximo!! Eu também adoro viajar de carro pra passarinhar, consigo aproveitar mais os locais e tenho mais liberdade pra fazer “o que der na telha”. Mas vamos mudar de assunto e falar da nossa expedição… Inicialmente tínhamos programado 5 dias juntos, mas como choveu bastante no quinto dia, o Fábio acabou encurtando sua passagem por aqui. Ficamos juntos do dia 14 ao dia 18 de agosto e rodamos pela região de Rio Grande, pela Campanha Gaúcha e por Pelotas e Morro Redondo, na Serra dos Tapes.

Rio Grande

Rio Grande no inverno é sinônimo de muito passarinho massa, luz excelente e várias aves migratórias (você que lê nossos posts sabe que eu sempre escrevo sobre isso). O Fábio mostrou-se super interessado por caprichar nas fotos e acho que todo guia gosta disso, afinal tem muita espécie massa que merece bons registros, não apenas um clique pra contabilizar um lifer, mas sim tentar um bom registro e o Fábio é um exímio fotografo e caprichou pra tentar fazer fotos boas. Lembro-me que na Praia do Cassino ele chegou a deitar na areia pra registrar as aves costeiras, como a pi-puí (Synallaxis cinerascens) e a gaivota-de-rabo-preto (Larus atlanticus). Em Rio Grande rodamos apenas um dia e conseguimos ver dezenas de espécies em apenas um único dia de observação!! Volto a repetir: Rio Grande é um dos melhores municípios pra se observar aves no Rio Grande do Sul. Se tu não conhece esse destino, CLICA NESSE LINK e conheça.

Algumas espécies registradas em Rio Grande:

Serra dos Tapes – Morro Redondo e Pelotas

Tivemos um dia incrível na região da Serra dos Tapes onde fomos em algumas áreas de Mata Atlântica. Um dos objetivos era registrar o tapaculo-ferreirinho (Scytalopus pachecoi) e conseguimos vê-lo com certa facilidade!! Uma espécie que surpreendeu dessa vez foi o pi-puí (Synallaxis cinerascens). Pensa numa praguinha que nunca se expõe pra foto? Pois é, dessa vez o danado resolveu colaborar! Claro que também fomos no Sítio Flor & Osória, onde ficamos sentados em frente ao comedouro registrando a bicharada de lá. A grata surpresa, foi o gavião-asa-de-telha (Parabuteo unicinctus) que sobrevoou o sítio. Eram dois indivíduos e foi o primeiro registro da espécies para o município de Morro Redondo no Wikiaves!!

Algumas espécies vistas na Serra dos Tapes:

Campanha Gaúcha

Ah, a campanha gaúcha… Local com inúmeras espécies endêmicas e que sempre rende boas fotos e belas surpresas… Rodamos por Bagé, Aceguá e Pinheiro Machado e conhecendo bem as áreas, dá pra fazer bastante coisa legal. Além de conhecer os locais, é sempre bom ir nos horários certos pra aproveitarmos a melhor luz dos locais e tivemos uma manhã incrível em Bagé, com um showwwwzaço de espécies incríveis como o cardeal-do-banhado (Amblyramphus holosericeus) e o raro arredio-do-gravatá (Limnoctites rectirostris). Foi demais!!

Veste-amarela, a ave que sempre encanta

Como tínhamos um tempo livre, conversei com o Fábio e falei que poderíamos ir numa área com chances remotas de vermos o VESTE AMARELA. Geralmente eles nidificam nessa área e como o calor tá fazendo a bicharada ter um movimento diferente, achei que seria válida a nossa investida na área. Chegamos no local no meio da tarde e nem precisei descer do carro pra observar o bando com cerca de 20 indivíduos que voltou pra área pelo terceiro ano consecutivo, mas dessa vez mais cedo! Foi uma alegria imensa da minha parte, eu comemorava como se fosse um gol do Grêmio. Hahahahaha Encerramos o dia com chave de ouro. Como uma das aves mais ameaçadas e mais belas do bioma pampa.

De acordo com o Trip Report do eBird, observamos 155 espécies em 4 dias de observação. Muitas delas são aves endêmicas e algumas ameaçadas aqui do pampa, fazendo com que o resultado da nossa expedição tenha sido um sucesso!!

 

 

Agradeço de coração ao Fábio pelos excelentes dias que tivemos juntos. Pelos conselhos que ele me deu pra melhorar mais na minha profissão, inclusive já até coloquei alguns em prática que logo vou “anunciar”. Sabe aquela sensação de que se fossemos vizinhos, seríamos grandes amigos? Pois é, isso que passou na minha cabeça durante essa viagem. Aproveito pra dizer que é uma das coisas mais legais é conhecer pessoas boas nesse mundão do birdwatching, mas se engana quem acha que todo mundo é gente boa… Mas isso é debate pra outra oportunidade!!

Encerro meu post dizendo que em breve vai ter muita coisa legal pra 2024 e que estamos nos preparando pra muita coisa massa!!!

Estamos com a segunda turma para o nosso WorkPhoto de 2024 aberto! Nessa última semana encerramos as vagas para a primeira turma e pela primeira vez, teremos 2! Bora participar conosco? Clica no banner e tenha acesso à todas informações!

 

Estamos com a agenda pra 2024 aberta! Quer passarinhar conosco? Agende sua saída!

Contatos:
Email: contato@avesdosul.com.br
WhatsApp: (53) 981079229

Obrigado por ler e nos acompanhar! Curta, compartilhe e comente esse post! É muito importante para o nosso trabalho. Muito obrigado e até a próxima!!

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Excelente
Com base em 139 avaliações
Teca Resende
Teca Resende
27/04/2024
A Expedição PAPAGAIO-CHARÃO foi nota dez!!! Tudo muito organizado, nas guiadas pude fotografar, além do papagaio-charão, mais 18 espécies novas pra minha lista do WA que agora vai ficar com 682 espécies. A revoada é incrível e emocionante! Tivemos oportunidade de presenciar esse evento maravilhoso por três dias e cada dia foi um espetáculo a parte. Só gratidão ao Raphael e a Icterus Turismo pela oportunidade que tive. Parabéns!
EZEQUIEL MANTEY
EZEQUIEL MANTEY
07/04/2024
Simplesmente incrível!Teria muitos adjetivos pra se dizer a respeito dessa experiência.A Kacau manja tudo de fotografia e edição, e o Raphael sabe aonde os bichos estão , recomendo sempre .
Thomaz Silva
Thomaz Silva
07/04/2024
Ter passado com @raphaelkurz (@avesdosul.com.br) e @kacau.oliveira.fineart estes dias foi especial! Além de muito aprendizado pois esses dois dominam como poucos as suas áreas de atuação, eles são ótimas companhias! Espero ter oportunidade de repetir. Muito obrigado!
Flavia Ferme
Flavia Ferme
01/04/2024
Experiência dez. Tudo muito bom. O guia Raphael , conhece muito de aves e a mega fotógrafa Kacau, cumpriram exatamente tudo que estava acordado na publicidade do evento. A pousada escolhida, extremamente limpa e o pessoal atencioso e educados. Até o tempo e a natureza ajudaram, e fotografamos muitas aves. Obrigada aos dois, aprendi muito. E a turma ótima, todos ficamos amigos e trocando experiências. Essas fotos são de celular, sem edição alguma.
Caio Osoegawa
Caio Osoegawa
31/03/2024
Tive o prazer de participar do 3º Workshop de fotografia na Lagoa do Peixe organizado pelo Raphael Kurz e pela Kacau Oliveira. Evento foi excelente e com pessoas maravilhosas. Aprendizado para a vida. Aproveitei a estadia para seguir mais alguns dias de passarinhada por Rio Grande. Raphael é um guia excepcional, que dispensa maiores elogios, é só ver as avaliações anteriores. Muitos lifers, fotões e ótimas histórias!
Elizete Nogueira Barbosa
Elizete Nogueira Barbosa
31/03/2024
Foi uma ótima experiência. Tudo perfeito.
Beth CR
Beth CR
27/03/2024
WorKphoto 2024 - turma 01. Uma experiência super emocionante e gratificante!!! Trabalho super profissional da Kacau e do Raphael Kurz!! Uma Sinergia Perfeita🥰 , além de que a Turma era super alto astral e muito colaborativa, amei!!! Conheci várias Aves do Sul e aprendi muito sobre Edição. Super recomendo 🥰 Obrigado e parabéns a todos os envolvidos👊🏽👏🏽
Silvia Mitiko Nishida
Silvia Mitiko Nishida
25/03/2024
Estive no III Workshop de Fotografias Aves do Sul (22 a 24 de março de 2024) e voltei de lá maravilhada com cada dia de aprendizado, crescimento pessoal e na arte de observar aves (com Raphael Kurz) e de registrá-las (com Kacau Oliveira). Kacau nos ajudou, magistralmente, a fotografar em campo e continuar edição das fotos das aves maravilhosas da Lagoa do Peixe e do entorno. Gratidão demais! Todos precisam vivenciar esta experiência. Parabéns pela organização e o acolhimento cuidadoso! Amei receber o guia Avifauna Gaúcha (Cláudio e Vítor Tim) e o delicadíssimo coleirinha esculpido pelo Eloir! Abraços da gratíssima Silvia!
Gabriela de Moraes
Gabriela de Moraes
24/03/2024
Guia Raphael é extremamente competente, cheio de entusiasmo pelo que faz e gentileza com todo o grupo. Foi sempre cuidadoso e sensível com a necessidade de cada um, respeitoso e organizado. Trouxe sempre um clima leve, divertido e nos garantiu muita segurança com sua liderança e direção da passarinhada, preocupado se a demanda de todos estava sendo atendida. Kacau é um ser humano extraordinário, uma das melhores pessoas que conheci na vida. Além fotografa espetacular, é uma professora incrível, didática e paciente, capaz de tirar o melhor de cada um e transformar vidas. Toda alimentação, estadia e dinâmica foram planejadas com zelo e cuidado, não tivemos nenhuma preocupação. Ainda fomos paparicados com um almoço diferenciado, lanchinhos e brindes lindos.
Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.