DIÁRIO DE GUIA: Cláudia Brasileiro e Rodrigo Agostinho

Por: Raphael Kurz

Buenas, pessoal! Já estamos em 2024 e nossas expedições já estão à todo vapor por aqui. Queríamos dar uma boa descansada em janeiro, mas acabamos trabalhando um pouco nessa primeira quinzena do mês pra aproveitarmos e descansar um pouco mais na segunda parte desse mês tão quente. Nesses próximos dias iremos lançar algumas novidades aqui na Aves do Sul, inclusive novos roteiros pelo estado.

Nos últimos dias estivemos na Lagoa do Peixe e foi impressionante a quantidade de aves que encontramos. Foi uma saída de campo onde não estávamos guiando ninguém, estávamos fazendo alguns levantamentos de outras áreas para observação de aves em Tavares, foi incrível!

Mas agora, bora falar sobre essa expedição que inaugurou 2024!

Sobre a expedição:

Eu e a Cláudia já estávamos conversando há uns 3 meses e o objetivo da viagem deles era ver o veste-amarela (Xanthopsar flavus) e a patativa-tropeira (Sporophila beltoni), ambas espécies ameaçadas de extinção. Tínhamos dois dias pra tentar encontrá-las na Serra Gaúcha. E rodamos intensamente por Caxias do Sul e por São Francisco de Paula na intenção de ver essas duas aves tão ameaçadas aqui no Rio Grande do Sul.

Caxias do Sul

Saímos de Santo Antônio da Patrulha ainda na madrugada do sábado (dia 6) e fomos direto pra Caxias do Sul onde encontramos o Cláudio Cesar, observador de aves e um baita amigo que tenho na região. Ele nos acompanhou nesse período que estivemos por lá. Logo no final da manhã já fomos tentar ver o veste-amarela (Xanthopsar flavus) e rodamos bastante por algumas áreas que havia possibilidade de encontrá-lo. Não conseguimos vê-lo, mas deu pra ver super bem alguns indivíduos de caboclinho-de-barriga-preta (Sporophila melanogaster) nesse percurso. Na parte da tarde, fomos tentar a patativa-tropeira (Sporophila beltoni) e sim, conseguimos ver dois indivíduos e apenas o macho jovem permitiu alguns registros. O adulto nem deu muita bola para o playback, apareceu rapidamente, se alimentou de algumas gramíneas e rapidamente foi embora. Acredito que estejam com ninho nessa época e possivelmente esteja cuidando de alimentar o(s) filhote(s).

No nosso segundo dia em Caxias do Sul, fomos até o Canion Palanquinhos pra tentar encontrar um macho adulto da patativa-tropeira (Sporophila beltoni), mas infelizmente não conseguimos encontrar nenhum indivíduo. O calor estava forte nesse início de ano e isso dificulta bastante, pois diminui consideravelmente a atividade das aves. Que é observador de aves percebe claramente isso.

No Palanquinhos, tivemos uma baita surpresa que deixou eu e o Cláudio muito animados. Encontramos uma ÁGUIA CINZENTA voando e sendo perseguida por alguns gaviões e um ou outro tiranídeo. Foi o tempo suficiente para fazer alguns registros e documentar essa espécie incrível que raramente aparece aqui no Rio Grande do Sul.

São Francisco de Paula

No início da tarde partimos de Caxias do Sul em direção a São Francisco de Paula com a esperança de encontrar o VESTE AMARELA por ali. Infelizmente essa foi uma espécie que não conseguimos ver, mas em contrapartida, conseguimos encontrar uma bicharada muito massa em São Chico. O pedreiro (Cinclodes pabsti), o arredio-do-gravatá (Limnoctites rectirostris) e o caboclinho-de-barriga-preta (Sporophila melanogaster) deram um show numa área de banhado. Além dessas espécies, a noivinha-de-rabo-preto (Heteroxolmis dominicanus) também se expôs muito bem e o Rodrigo e a Cláudia souberam aproveitar muito bem esses momentos. Estou ansioso pra ver as fotos que eles fizeram!! No final da tarde encerramos nossa expedição.

Alguns registros feitos nesses dois dias:

FOTOS

               

Como de costume, eu gosto de ir fazendo listas no eBird pra saber o que encontramos no final da viagem. O Rodrigo também curte, então podemos compartilhar algumas listas juntos e de acordo com o Trip Report do eBird, vimos 76 espécies nesses dois dias percorrendo os campos da Serra Gaúcha.

Nosso TripReport no eBird.

 

Antes de encerrar essa publicação, agradeço ao meu grande amigo Cláudio Cesar por todo apoio de sempre quando estamos por Caxias do Sul, isso é importante demais para que a gente tenha sucesso no nosso trabalho.

Agradeço ao Rodrigo e a Cláudia pela confiança no meu trabalho e por procurar a Aves do Sul pra organizar essa viagem. Foi muito legal receber e conviver com duas pessoas incríveis por dois dias. Estar com eles é o tipo de experiência que mais gosto, pois aprendo muito sobre as aves de outras regiões e absorvo muito conhecimento. Que em breve possamos estar juntos novamente, meus amigos! Obrigado por tudo mesmo, inclusive pelo presente que eu estou apaixonado lendo!

Bora passarinhar com a Aves do Sul em 2024? Não perca tempo e agende sua expedição pra esse ano conosco! Ainda temos algumas datas disponíveis!

Quer aproveitar essa baita oportunidade de conhecer a Lagoa do Peixe conosco? Temos apenas 4 vagas para nosso WorkPhoto em março! Clica no banner abaixo e veja todos os detalhes desse evento incrível.

 

 

Contatos:
Email: contato@avesdosul.com.br
WhatsApp: (53) 981079229

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.