Por: Raphael Kurz
Na última semana estivemos envolvidos na segunda edição do nosso WorkPhoto na Lagoa do Peixe e além disso, tive mais alguns dias de campo, fazendo com que eu não conseguisse escrever aqui como eu gostaria… Mas enfim, esse é o último relato de 2022! Siim, pode parecer mentira, mas estou conseguindo acabar as publicações atrasadas do ano passado e como em 2023, saí poucas vezes, ainda esse mês pretendo deixar tudo ok aqui no blog. Não é fácil, tem que renderizar fotos, organizar agenda e relembrar toda a viagem, mas vou me organizar pra deixar tudo ok!
Sobre a viagem
Em dezembro, tive a oportunidade de recebe-los por aqui. Foi a segunda vez do Henrique aqui no sul comigo, na nossa primeira saída, fomos até a Lagoa do Peixe e conseguimos ver bastante coisa massa (leia aqui), mas dessa vez ele veio acompanhado do Carlito e o nosso objetivo era diferente, visitar o Parque do Espinilho, a Campanha Gaúcha e dar uma passada por Rio Grande pra procurar alguma ou outra espécie que estava aparecendo por aqui em dezembro!
Começamos a viagem pela região da campanha. Saímos de Porto Alegre e nos deslocamos até São Gabriel, onde o objetivo era ver o gavião-papa-gafanhoto (Buteo swainsoni), que infelizmente não apareceu. Nessa época do ano eles ficam num dormitório próximo da cidade e no início da manhã é possível vê-los cruzando por ali. Em Rosário do Sul, visitamos uma área com muitos caboclinhos que incrivelmente sobrevivem mesmo com sob pressão das plantações de soja da região! Outro município da campanha que visitamos, foi Bagé e por ali, o objetivo era ver o caboclinho-de-papo-branco (Sporophila palustris), e conseguimos ver alguns indivíduos e em Pinheiro Machado tivemos o show do veste-amarela (Xanthopsar flavus), na sua conhecida área de nidificação.
Abaixo, algumas fotos feitas na região da Campanha Gaúcha:
Como sempre, o Parque do Espinilho é o destino mais aguardado das expedições aqui pro sul. Sempre que chegamos lá é uma alegria tremenda e dessa vez não foi diferente. Conseguimos ver todas as espécies-alvo e tivemos êxito em nossa passarinhada por lá. No verão, o calor é muito forte e as saídas tem que ser bem organizadas pra conseguirmos aproveitar ao máximo o que o Parque nos oferece (de aves). Então acordávamos muito cedo e por volta das 10:30 já estávamos encerrando as atividades de passarinhada. Quem vive em campo, sabe que nessa hora e com calor acima dos 40 graus, as aves diminuem totalmente sua atividade e se torna praticamente impossível passarinhar. Em virtude disso, tem que organizar tudo certinho pra conseguirmos ver todas as espécies. É obvio que o principal objetivo de todo mundo que vem pro Parque é ver o cardeal-amarelo (Gubernatrix cristata), espécie símbolo e uma das mais bonitas do Rio Grande do Sul, sem dúvidas.
Abaixo, algumas fotos feitas no Parque e no seu entorno:
Em Rio Grande, visitamos o Banhado da Marambaia que fica super perto aqui de Pelotas e por ali conseguimos ver algumas espécies bem legais, como o endêmico joão-da-palha (Limnornis curvirostris) que deu um showzaço, essa espécie é lifer pra todos aqueles que nunca vieram aqui pro RS passarinhar e é consideravelmente fácil de avistá-la. Eu sou louco por furnarídeos e por sorte, aqui no RS tem muitos deles.
Abaixo, algumas fotos feitas em Rio Grande:
Encerro o posto agradecendo ao Henrique e ao Carlito pela parceria nesses dias, nunca vou esquecer da gente assistindo Brasil x Croácia e saindo incrédulos do restaurante kkkkk
Pra ver todas as espécies que encontramos e identificar alguma que tu não conheça das fotos do post, acesse o link do Trip Report do eBird clicando AQUI.
Ainda tenho alguns dias disponíveis na agenda para o mês de abril, ótima época pra ver as aves migratórias aqui da Lagoa do Peixe. Todas com a plumagem reprodutiva e grandes bandos agrupados se preparando para a migração. Além disso, as migrantes do sul já começaram a chegar em Rio Grande, é um bom momento pra ver algumas espécies migrantes de verão e outras de inverno praticamente juntas no mesmo ambiente!!
Dias ainda disponíveis em abril:
Do 24/04 ao 28/04
É uma das melhores épocas pra ver as aves migratórias aqui no sul, bora passarinhar?
Pra acessar toda nossa agenda e marcar alguma data pro decorrer do ano, clique AQUI e veja as datas!
Contatos:
Email: contato@avesdosul.com.br
WhatsApp: (53) 981079229
Obrigado por ler e nos acompanhar! Curta, compartilhe e comente esse post! É muito importante para o nosso trabalho. Muito obrigado e até a próxima!!