DIÁRIO DE GUIA: Carlos e Patrícia Romanelli

Por: Raphael Kurz

Bora falar de mais uma passarinhada por aqui então? No mês de julho, recebi o Carlos e a Patrícia aqui na região. Eles já estiveram por aqui em 2021, mas voltaram pra região para ver as aves de inverno e o nosso destino principal dessa vez foi o Parque Estadual do Espinilho, em Barra do Quaraí. Passamos 7 dias juntos e obviamente visitamos outros locais, como você lerá nesse post.

Sobre a viagem

Começamos a nossa expedição pela região de Rio Grande e o maior objetivo era ver as aves migrantes de inverno e em julho é o ápice da ativadade delas aqui na região, então conseguimos ver muita coisa legal em dois dias aqui pela planície costeira. No terceiro dia, partimos na direção da fronteira oeste para começarmos nossa visita no Parque do Espinilho. Por lá, é claro que o principal objetivo era ver o “TOP 7” das aves da região:
cardeal-amarelo, arapaçu-platino, coperete, tio-tio-pequeno, lenheiro, rabudinho e corredor-crestudo. Essas são espécies endêmicas que todo observador de aves quer registrar e nós conseguimos ver todas elas nesses dias que estivemos por lá, foi incrível encontrar essa bicharada que é muito especial! Além deles, o corta-ramos também apareceu e deu um show! Mas nem tudo são flores… Kkkkk Procuramos por muito tempo o pica-pau-de-testa-branca que andava aparecendo por lá, mas não conseguimos… E olha que eu e a Patrícia caminhamos bastante atrás dele na cidade. Mas faz parte, é uma ave rara na região e até então eu nunca tinha visto ela ainda!!

A terceira parte da nossa expedição foi na região da campanha, onde visitamos Bagé, Aceguá e Pinheiro Machado, municípios de extrema importância nas nossas saídas, visto que neles podemos encontrar várias espécies importantes, como o cisne-de-pescoço-preto e o arredio-do-gravatá.

Abaixo, algumas fotos da viagem

No  total foram mais de 160 espécies registradas nesses dias, para acessar o Trip Report no eBird, clique nesse link ou na foto abaixo!

Passarinhar com a Patrícia e com o Carlos é sempre um prazer. São dois amigos que fiz nesse mundão louco da observação de aves e esses são daqueles que é difícil se despedir quando encerra a tour. Muito papo bom e muitas risadas, além de fotos de aves, né? Pra mim, isso é o mais importante sempre… Conhecer pessoas que agregam valor na minha vida e esse casal aí é sensacional!! Agradeço pela confiança mais uma vez e que logo logo possamos estar juntos novamente!!

Pra encerrar, aviso a você que nos lê, que já estamos com a agenda aberta para o ano de 2023 e estamos te esperando por aqui, porque fotografar no Rio Grande do Sul é tudo de bom sempre!!

Seguimos correndo contra o tempo pra colocar todas publicações no ar! Em breve muita, mas muita novidade no Aves do Sul! Fica ligado aqui e até mais!!!!

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.