Por: Raphael Kurz
Buenas, pessoal! Enfim, depois de mais de 2 meses sem escrever aqui, eu resolvo reaparecer como se nada tivesse acontecido… Hahaha
Brincadeiras à parte, tive dois meses bem complicados por aqui, muito trabalho (e isso é ótimo), mas o que pegou mesmo foi ter ficado sem notebook por um bom período, mas agora tá tudo ok e eu tô aqui pra escrever mais uma vez sobre uma saída aqui no sul.
Pode parecer post repetido, mas não é!! O Henrique e a Leigh voltaram para o sul pouco mais de 6 meses da primeira vinda, que você pode ler clicando nesse link!
Como eles vieram no início de novembro, o objetivo deles dessa vez, era registrar as espécies migrantes de inverno! Em virtude disso, montamos um roteiro bem legal e dinâmico visando encontrar tudo que era possível nesses dias que passamos juntos…
Sobre a expedição:
Começamos a viagem pelo Parque do Espinilho, onde eu já estava esperando eles… Por lá, deu pra ver algumas espécies bem legais, como o alegrinho-trinador e tivemos um show do tio-tio-pequeno, espécie que ficou pra trás em novembro de 2021.
Nossa segunda parada foi em Pinheiro Machado, onde tentamos registrar o gavião-bombachinha-grande, que passou voando igual um foguete e não possibilitou que eles fizessem o registro. Passarinhada é isso, nem sempre se ganha… Por mais que a gente faça de tudo, as vezes a ave não colabora e segue o jogo…
Depois descemos para a planície costeira e em Rio Grande, deu pra ver muito bem o colegial, o pedreiro-dos-andes e andorinha-chilena. Três espécies que encontramos por aqui no inverno!!! Mais uma parte da missão já havia sido concluída, até que tive a ideia de conversar com o Eloir, artesão e um super guia da Lagoa do Peixe que nos acompanhou para vermos a batuíra-de-papo-ferrugíneo, espécie emblemática que aparece raramente no nosso litoral e devido a toda expertise do Eloir, conseguimos registrá-la!!
Enfrentamos dias de sol, de chuva e de muito frio, mas o resultado da expedição foi bem positivo, onde encontramos mais de 100 espécies nesses dias juntos. Além dos lifers que eles fizeram, deu pra ver muita ave legal!!
Abaixo, algumas fotos feitas nesses dias:
Agradeço ao Henrique e a Leigh pela parceria nesses dias frios, com muuuuito vento, mas acima de tudo, com muita vontade de procurar passarinho, mesmo contra o tempo que não colaborou muito (coisa típica do inverno gaúcho).
Agora temos que arrumar mais alguma coisa pra fazermos juntos aqui no sul, porque já varremos a região do pampa!!!
Pra finalizar, agradeço à você que lê nossos posts e sim, tem gente que lê e que sente falta e chega a me chamar no WhatsApp pra saber porque não escrevo mais!!
Tenho mais de 8 posts atrasados pra postar, então vou deixar um compromisso público aqui: Vou publicar ao menos um post pro semana pra tentar tirar todo tempo atrasado e atualizar tudo por aqui. Não é fácil, mas vale a pena deixar tudo organizadinho aqui!!
Estamos com a agenda aberta para o ano de 2023 e com muita coisa legal acontecendo por aqui, fica ligado que logo logo teremos algumas novidades!!