WorkPhoto Lagoa do Peixe – 2024

Por Raphael Kurz

Depois de 3 dias de descanso, bora continuar escrevendo aqui no nosso blog e pela primeira vez irei escrever sobre o nosso WorkPhoto na Lagoa do Peixe. Pra quem não sabe, anualmente eu e a Kacau Oliveira organizamos esse evento maravilhoso, onde o objetivo é ensinar as pessoas a extraírem o que o seu equipamento fotográfico tem de melhor, onde a Kacau dá aula de configuração e também de edição.

Atrelado a isso, também fazemos algumas saídas de campo, onde essas técnicas são aplicadas.

Os “WorkPhotos” são sempre no mês de março, época que há uma concentração muito grande de aves limícolas e migratórias aqui na Lagoa do Peixe. Período perfeito pra registrar grandes bandos de aves e fazer fotos incríveis.

 

Turma 1 – 22/03 a 24/03

Turma 1: Thomaz, Silvana, Zeca, Mario, Silvia, Gabi, Caio e Beth.

 

Do dia 22/03 ao dia 24/03 recebemos a nossa primeira turma, haviam pessoas de vários locais do Brasil, como São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O grupo era muito unido e fez com que nosso trabalho fosse facilitado. Tanto no campo quanto na parte teórica, todos procuravam se ajudar e ensinavam o que sabiam, fazendo com que as saídas fossem incríveis.

O clima colaborou muito e conseguimos aproveitar todas saídas de campo da melhor maneira possível. Luz boa e aves aparecendo durante todo o tempo. Show das limícolas, como o maçarico-de-papo-vermelho (Calidris canutus), dessa vez apareceu um bando imenso, provavelmente preparando para a migração de retorno para o hemisfério norte. Os maçarico-de-bico-virado (Limosa haemastica) também foram um show à parte, devido a sua linda plumagem reprodutiva, visto que raramente ele é visto assim aqui no hemisfério sul.

A grande surpresa ficou por conta do mandrião-pomarino (Stercorarius pomarinus), espécie pelágica que aproveitou a calmaria da praia pra descansar um pouco.

Meu agradecimento especial a Gabi, por filmar e fotografar vários momentos incríveis desses dias, nos deixando ótimas recordações dessa edição do WorkPhoto.

Alguns registros feitos nesses dias:

Turma 2 – 29/03 a 31/03

Turma 2: Flávia, Rita, Elizete, Rogério e Ric.

Exatamente uma semana depois, recebemos a segunda turma, um grupo menor que aproveitou bastante esses dias aqui na Lagoa do Peixe. Recebemos pessoas de Brasília, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e do Rio Grande do Sul, totalizando 5 pessoas!

Em campo, tivemos uma grande surpresa, o trinta-réis-negro (Chlidonias niger) apareceu e deu um show para nossas câmeras. Essa é uma espécie bem rara de ser encontrada aqui no sul do Brasil e é lifer pra 99% das pessoas que vem pra cá. Obvio que o evento não é voltado para buscar de lifers, mas é sempre bom registrar uma espécie tão rara.

Como na turma 1, o clima colaborou muito e com isso, conseguimos ver muitas espécies legais e fazer ótimos registros. O flamingo-chileno (Phoenicopterus chilensis) passou voando algumas vezes bem próximo a nós e como estávamos sempre bem posicionados com a luz a favor, deu pra fazer excelentes fotos da ave símbolo da Lagoa do Peixe. Além dele, as limícolas apareceram em grande quantidade na Barra da Lagoa e na Praia do Farol.

Alguns registros feitos nesses dias:

O nosso objetivo com esse evento não é mostrar a maior quantidade de espécies possíveis num curto período de tempo, mas sim, oportunizar à todos participantes conhecerem a Lagoa do Peixe e fazer ótimas fotos de espécies que ocorram nos lugares visitados. E acredito que todos conseguiram fazer ótimas fotos e voltaram pra casa com um sentimento de superação, pois já estão conseguindo dominar melhor seus respectivos equipamentos.

Agradeço de coração à todos que acreditaram no nosso trabalho e participaram conosco dessas duas edições. Há todo um trabalho por trás sempre e quem me conhece sabe o quanto fico nervoso antes de ver tudo “rodando” certinho. Dessa vez foi tudo 100% certo graças a organização e dedicação de todos os participantes. Isso faz muita diferença pra nós, que ficamos nos bastidores tentando fazer com que tudo dê certo.

Meu agradecimento especial a Kacau Oliveira, ser humano ímpar que dispensa comentários e que cativa à todos com sua calma, sua paciência e seu dom para ensinar. Obrigado por tudo!!

E pra finalizar os agradecimentos, fica meu muito obrigado ao pessoal do ICMBIO, ao pessoal do hotel e à todos parceiros que tivemos nesses dias por lá. Só quem foi, sabe o quanto somos privilegiados pelos parceiros que temos, principalmente os restaurantes hahahaha

 

2025

Para 2025 já temos a data definida da primeira turma, clique no banner abaixo e veja todos os detalhes da próxima edição! E corra, são apenas 8 vagas e já temos 1 vaga vendida!

 

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.