Parque do
Espinilho

Parque do Espinilho

Criado em 1975 juntamente com outras sete áreas com o objetivo de proteger ecossistemas significativos da paisagem rio-grandense, o Parque Estadual do Espinilho foi ampliado em 2002 por meio do Decreto n° 41.440/2002, englobando áreas importantes para a conservação, incluindo parte do curso do arroio Quaraí-chico, até a sua foz com o rio Uruguai. 
O Parque é importante para a conservação de uma formação vegetal que só ocorre na região (savana estepe e savana parque), com espécies características, como o espinilho (Acacia caven), o algarrobo (Prosopis nigra) e o inhanduvai (Prosopis affinis). Além da formação vegetal única, várias espécies da fauna estão associadas a esse tipo de formação, e dependem do Parque para a manutenção de suas populações.
Fonte: SEMA/RS

Sobre o destino

O Parque Estadual do Espinilho é uma área protegida localizada no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Abrange uma área de cerca de 1.617,14 hectares e é conhecida por sua rica biodiversidade, incluindo uma grande variedade de espécies vegetais e animais. O parque é o lar de várias espécies ameaçadas de extinção, como o raro cardeal-amarelo (Gubernatrix cristata) que no Brasil, pode ser encontrado apenas dentro das áreas do Parque. Além do famoso cardeal-amarelo, há outras espécies endêmicas do pampa que encontramos por lá. Costumamos chamar essas espécies de “Top 7”, já que são as aves que todo observador quer observar/registrar durante seu período de visitação no Parque.

Além dessas aves, na região há ocorrência de outras espécies restritas ao extremo oeste do estado, como o pica-pau-de-testa-branca (Melanerpes cactorum) e a iraúna-de-bico-branco (Cacicus solitarius). Na região, há um movimento de migração, onde no inverno, algumas aves austrais se fazem presente, como a calhandra-de-três-rabos (Mimus triurus),corta-ramos (Phytotoma rutila) e o alegrinho-trinador (Serpophaga griseicapilla) e no verão, algumas espécies de caboclinhos e aves como a tijerila (Xenopsaris albinucha) e a peitica-de-chapéu-preto (Griseotyrannus aurantioatrocristatus) usam o parque como área de vereneio.

O Parque do Espinilho é considerado um destino obrigatório pra todo observador de aves que quer ver as aves do bioma pampa, local com diversas espécies endêmicas e de belezas cênicas que são um show à parte.

O famoso "Top 7" do Parque

Outras espécies que encontramos no Parque e no seu entorno

Localização

Tire suas dúvidas no formulário abaixo:​

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Conhecer o Parque do Espinilho é ter a oportunidade de ver espécies raras e uma vegetação única no Brasil.

Conheça nosso Blog

Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.