Lagoa do Peixe

Lagoa do Peixe

Parque Nacional da Lagoa do Peixe, fica localizado Rio Grande do Sul, nos municípios de Mostardas e Tavares. Exibe uma paisagem impressionante e didática: é um exemplo concreto da conexão e dependência entre diferentes ambientes como restingas, banhados, campos alagáveis, campos de dunas, lagoas e lagunas, praias e uma pequena porção de área marinha. Esse conjunto de habitats abriga mais de 270 espécies de aves, das quais 35 são visitantes. Os ecossistemas presentes nesta estreita faixa de terra, e água, entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico apresentam características que conferem à região atributos exclusivos não encontrados em nenhum outro lugar do planeta. Essas particularidades, além de garantir fenômenos como a regulação do fluxo de água, troca de nutrientes entre terra e mar e a moderação de eventos extremos como inundações e secas, garantem também o ambiente ideal para a alimentação e repouso de dezenas de milhares de aves migratórias durante seus voos anuais.

Sobre o destino

A Lagoa do Peixe é destino obrigatório pra todo e qualquer observador de aves. Quem já visitou, voltará a visitar e quem ainda não conhece, com certeza irá conhecer. Um dos locais mais incríveis do planeta para a observação de aves. Uma biodiversidade tão grande que ficou até difícil escolher apenas algumas espécies para ilustrar esse destino.
Anualmente, milhares de aves migratórias fazem da Lagoa do Peixe a sua área de descanso. São aves migrantes boreais (do norte) e austrais (do sul) que utilizam as ´lagoas, as lagunas e o litoral para se alimentarem, como o maçarico-de-papo-vermelho (Calidris canutus), espécie que sofre sérios riscos de extinção devido a perda de seu ambiente natural, no hemisfério norte.
Obviamente que além das limícolas e costeiras, há outras espécies que ocorrem por aqui, como a narceja-de-bico-torto (Nycticryphes semicollaris) e a sanã-cinza (Laterallus spilopterus), duas espécies que são sempre procuradas pelos observadores de aves. Vindo na época certa (de setembro a novembro), dá pra registrá-las. A marreca-colhereira (Spatula platalea) nidifica nas áreas úmidas nas “bordas” da Lagoa e na margem da Lagoa dos Patos, o papa-piri (Tachuris rubrigastra) encanta à todos com suas sete cores.
A Lagoa do Peixe dispensa apresentações e como foi dito no início, é destino obrigatório para todos observadores de aves.

Principais espécies:

Algumas espécies limícolas:

Aves costeiras:

Outras espécies encontradas na Lagoa do Peixe:

Localização

Tire suas dúvidas no formulário abaixo:​

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

A Lagoa do Peixe é um destino procurado por observador de aves do mundo inteiro.

Conheça nosso Blog

Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.