Hoje vou escrever sobre uma coisa muito importante, sobre o Global Big Day… Mas antes vou contar porque escolhemos o Parque do Espinilho pra “participar” nesse ano.
Em 2021, eu fiz uma rifa que daria direito à 1 semana de observação de aves aqui no RS, era um momento delicado da pandemia (a “segunda onda”), onde tive vários trabalhos desmarcados/remarcados, fazendo com que eu precisasse achar uma solução pra minimizar os prejuízos. Vendi todos os 300 números em menos de uma semana e quem ganhou foi o Gilberto Botelho, velho amigo e conhecido que já havia vindo ao RS em 2017, quando passamos alguns dias juntos explorando a região.
Pois bem, ele poderia trazer com ele até dois amigos pra passarinhar por aqui. Conversamos e vieram mais quatro, além dele! Definimos as datas e coincidentemente caiu bem no período do Big Day. Organizei todo roteiro direitinho e deixei o sábado inteiro para o Parque do Espinilho, já que não é muito comum ter listas lá, ainda mais durante o BigDay, né?
Antes do sábado, rodamos por Rio Grande, Pinheiro Machado e Aceguá, nesses dias iniciais conseguimos ver algumas espécies bem legais. No inicio da jornada, eu estava com o Gilberto e com o Gustavo Plucenio, outro baita parceiro que conheci em Torres, em 2020!
Algumas fotos desses dias iniciais:
Na sexta-feira, já em Uruguaiana, encontramos o João Gava Just e o Rafael Romagna, dupla de peso que somou muito ao nosso time. Organizamos direitinho o que faríamos no sábado pra otimizar ao máximo nosso Big Day. Decidimos entrar no Parque cedo pra ver as espécies endêmicas do Espinilho. Não seria uma tarefa muito fácil ver todas elas, mas tínhamos esperança…
Sobre o Big Day
O Big Day é um evento organizado pelo eBird, onde pessoas do mundo inteiro saem de casa pra observar e submeter listas das aves observadas na plataforma do eBird. É muito legal porque cada país tem uma quantidade/diversidade de aves ímpar e se cada um fizer sua parte, conseguimos saber certinho quantas espécies podem ser vistas no país. Nós escolhemos o Parque do Espinilho justamente por isso, pra somar algumas espécies para o nosso país!
Sobre o nosso Big Day
Saímos do hotel as 7h da manhã. Parece tarde, né? Mas aqui no sul do Brasil ainda está recém começando a amanhecer, então dá pra dormir mais um pouquinho kkkkk Logo na saída do hotel, já observamos a pomba-do-orvalho, ave típica daqui da fronteira! Logo fomos pro Parque, sempre acompanhados de algum responsável, dessa vez foi o Bruno que foi conosco! Fomos calmamente caminhando pela área e eu atento ouvindo tudo e com o binoculo tentando achar alguma coisa ou outra. Alguns estavam fotografando, outros queriam apenas dar uma olhada nas aves e a lista ficou por conta do João, que manja do eBird e sempre me incentivou a usá-lo, desde a época que ele estudava na UFPel aqui em Pelotas.
Mas vamos voltar ao Big Day… Estávamos calmamente caminhando, quando avistei ele… O lindo… Raro… Ameaçado… Hahhahaa sem muito suspense, tu tá lendo e já sabe que é o cardeal-amarelo, né? Pois é, foi muito legal ver ele e quem quis tirar foto, tirou e quem quis observar, pegou seu binoculo e ficou admirando a beleza dessa ave tão preciosa que temos por aqui… Seguimos caminhando e fomos vendo todas espécies procuradas. Uma à uma, foi tudo bem tranquilo e isso é muito por causa da cooperação de todos. Caminhamos calmamente, sem muita correria, sem muita conversa alta… Por isso que ficou fácil, sério! Foi super fácil ver todas essas raridades! Mas faltava uma, que sempre me deixa igual mosca tonta… O tio-tio-pequeno é uma pedra no meu sapato, uma das aves que mais tenho dificuldade em encontrar. Poucos indivíduos e geralmente quietos, mas não desistimos e fomos atrás. Quando ele vocalizou, eu comemorei como se fosse um gol do Grêmio kkkkkk quem tava junto pôde presenciar a alegria que eu fiquei. Como eu costumo falar: Eu sempre fico mais feliz que o cliente quando vejo alguma ave rara, porque sei o quanto aquele momento é importante!!
Saímos do Parque proximo do meio-dia com todas espécies encontradas!!
Na início da tarde, fomos para a borda do rio Quaraí, pra procurar algumas aves diferentes e “engordar” a lista do nosso BIg Day. Como era outro ambiente, a possibilidade de ver aves diferentes era maior. Ficamos cerca de 2 horas por ali e deu pra ver muita coisa massa! No meio da tarde, fomos pra outra área pra ver outras duas espécies difíceis e típicas da região. O corredor-crestudo e o arapaçu-platino, duas aves incríveis da nossa região e que só são encontradas nesse cantinho do RS!
O arapaçu-platino era “sonho” do João e quando encontramos, ele ficou mais faceiro que pinto no lixo kkkk Legal ver um ornitologo faceiro ao ver uma ave, coisa rara de se ver por aqui!! O corredor-crestudo foi super fácil de encontrar também, era um bandinho com alguns indivíduos que fizeram a festa da nossa turma, todo mundo “se lavou” fazendo fotos boas dessa avezinha que tem a cara do pampa. Encerramos nosso Big Day na sede do Parque, com o corta-ramos, outro migrante da Argentina que aparece por aqui nessa época!!
Abaixo, algumas fotos cedidas pelo Gustavo Plucenio:
Algumas fotos feitas por mim:
Fechamos o Big Day com 100 espécies observadas, número relativamente baixo, mas vale muito pela “qualidade” das aves observadas. Conseguimos colaborar e muito para o resultado do Brasil!! Nosso objetivo é que em 2023, possamos colaborar ainda mais com essa lista. Organizaremos e mobilizaremos equipes por todo RS pra tentar fazer com que a galera entenda a importancia e relevancia dessa data pra observação de aves!
Agradeço aos guris pela parceria nesse dia e durante toda a viagem, foi muito massa estar com vocês e logo logo estaremos juntos novamente. Sendo na Argentina (Com identidade kkkk) ou por Santa Catarina!
Nesse link, você pode ver como foi nosso Big Day. (Quais espécies vimos e tudo mais).
Eaí, bora ver passarinho no RS? Agende seu tour pra ver passarinho aqui no RS! Dá uma olhada na nossa agenda, vê uma data e boooooora passarinhar!!