DIÁRIO DE GUIA: Vitor Laubé

Buenas, pessoal!! Tudo certo? Então, bora fazer mais um mini-relato de guiada aqui pelo sul? Então, dessa vez quero contar um pouco como foi a super experiência de guiar o Vitor Laubé, que veio de São Paulo pra fotografar as aves do sul do Brasil aqui conosco.


Foram 5 dias percorrendo o pampa gaúcho. Rodamos por Bagé, Aceguá, Pinheiro Machado, Rio Grande e também fomos no Sítio Flor & Osória, em Morro Redondo. Como sempre, dividi a viagem de acordo com a lista de lifers do cliente para que a gente conseguisse o maior número de lifers. Quem sai comigo, sabe que eu priorizo muito que o observador que eu guio faça ótimas fotos e dessa vez não foi diferente. Em diversas oportunidades paramos o carro para que o Vitor pudesse fazer ótimas fotos.

Bagé, Aceguá e Pinheiro Machado

Nos nossos primeiros dois dias, visitamos Bagé e Aceguá onde sempre conseguimos ver muitas aves legais e típicas do bioma pampa. Na volta, também passamos em Pinheiro Machado, município que fica praticamente na metade do caminho entre Pelotas e Bagé. Em Pinheiro Machado, fomos acompanhados do meu grande amigo, Laudelino Moura, que nos levou num lugar muito legal onde pudemos observar e fotografar diversas aves. Voltamos dessa região do estado com diversos novos registros para o Vitor.

Dá uma olhada em algumas fotos abaixo:

Rio Grande

No município de Rio Grande, rodamos durante dois dias pra ver a maior quantidade de espécies. Foram 4 turnos em 4 ambientes diferentes, onde o Vitor viu uma quantidade gigante de espécies, com destaque especial pras marrecas que encontramos nesses dias. Foram várias espécies e praticamente todas elas com ótimas fotos!!
Algumas fotos abaixo:

Morro Redondo, Sítio Flor & Osória

Fomos em duas oportunidades lá no Flor & Osória. O primeiro dia que fomos, foi quando estava chovendo e aproveitamos pra passar o dia no comedouro que o Gustavo e a Fabi cuidam com todo carinho do mundo. Por ali, sempre conseguimos ver várias aves típicas daqui, como a saíra-preciosa e o sanhaçu-papa-laranja (Desconheço melhor lugar pra ver essas duas espécies). No nosso segundo dia no Sítio, chegamos ao entardecer pra tentarmos a corujinha-do-sul por lá. E adivinha? Conseguimos!! Mais um lifer pro Vitor, esse foi bem especial, pois ele queria muito ver essa espécie.
Algumas fotos abaixo:

 

Pelas nossas contas, foram mais de 150 espécies observadas nesses 5 dias e mais de 50 lifers pro Vitor. Levando em conta que pegamos bastante chuva e um pouco de vento, até que foi ótimo, né?

Pra encerrar, quero agradecer ao Vitor por esses 5 dias incríveis que tivemos por aqui. Não falo isso por causa das aves, mas sim pela parceria e companhia nota 1000 que foi estar com ele aqui na região. Vimos diversas aves legais e mais que isso, conversamos muito sobre a vida e sobre algumas questões que tornam a observação de aves incrível. Pra mim, não é apenas ver passarinho, mas conhecer pessoas incríveis e viajar pra lugares mais incríveis ainda. Além de toda essa troca de experiências, o Vitor conseguiu me incentivar a voltar a usar o e-Bird, plataforma muito importante de ciência-cidadã que eu havia deixado de usar por alguns motivos e desde a vinda dele, é impossível eu sair de casa sem fazer uma ou outra listinha de aves que observo por aqui. Até mesmo no meu condomínio eu já estou observando mais o que está ao meu redor. O e-Bird é super importante, usem!!!!!!!!!

No mais, era isso!! Em breve, escreverei sobre a saída com o Luiza e com o Matias e também com o Eduardo Bergo, tem bastante coisa legal pra atualizar por aqui!

Estou com a agenda aberta para novembro e dezembro de 2021. Ótima época pra observar as aves migratórias na Lagoa do Peixe ou ver os caboclinhos e outras espécies pelo pampa. Agende sua saída conosco!!

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.