DIÁRIO DE GUIA: Luiza Sied e Matias Jardim

Buenas, bora falar de passarinho mais uma vez?!!!

Hoje quero contar brevemente como foi a mini-expedição com a Luiza e com o Matias aqui no sul. Mas porque “mini”? Porque foram apenas dois dias por aqui, mas deu pra ver bastante coisa legal, como você vai ler no decorrer do post.
Estivemos juntos nos dias 18 e dia 19 de setembro e fiquei sabendo no dia (18) que era aniversário da Luiza e fiquei muito contente ao saber que essa era uma viagem de aniversário pra ela. Adivinha o que ela queria de presente? Registrar a viuvinha-de-óculos e o cardeal-do-banhado. Eu sabia que não seria uma missão das mais difíceis, mas sempre quando é assim, “bate aquela pressãozinha” no guia… Mas no final deu tudo certo!

Iniciamos nossa expedição por Rio Grande e logo de cara, já deu pra ver umas espécies legais, como o tio-tio, a carqueja-de-escudo-vermelho e a marreca-cricri. Que estão quase sempre nesses locais que passamos. Seguimos para a Praia do Cassino, onde havia várias espécies que seriam lifer pra eles dois. O Matias fez mais lifers porque ele começou a fotografar da Luiza (ela que influenciou ele à entrar nesse mundo viciante da observação de aves).
Ainda no mesmo dia, saímos da Praia e fomos para outra área em Rio Grande onde iríamos atrás do joão-platino, espécie que até pouco tempo atrás estava sumida da região e é sempre bom ver e registrar um bicho raro, ainda mais quando ele está aparecendo com bastante frequência, né? Não podíamos deixar a oportunidade passar e fomos lá…
Eu sabia que no meio do caminho encontraríamos as duas espécies-alvo da viagem: A viuvinha-de-óculos e o cardeal-do-banhado. Logo no início da estrada, avistamos um bando com cerca de 10 cardeais-do-banhado, mas não deu pra se aproximar muito e pra fazer boas fotos… Seguimos em frente e alguns quilometros depois, apareceu a viuvinha-de-óculos. Era um machinho. Descemos do carro e toquei o playback pra deixar ela mais curiosa e pimba!! Deu pra fazer ótimas fotos do bichinho!
Depois disso fomos lá ver o joão-platino e como de costume, ele apareceu super bem, facilitando a nossa vida, por ali mesmo já conseguimos ver diversas outras espécies, como a andorinha-chilena e outras.
Já voltando, encontramos um cardeal-do-banhado próximo ao ponto que vimos no início da tarde e esse sim deu mole, o bichinho foi muito colaborativo e fez com que os desejos de aniversário da Luiza fossem realizados!!!
(Só quem é guia sabe o quanto é boa essa sensação).

Já no segundo dia, sabíamos do alto risco de chuva, então resolvi levá-los para um local mais perto da cidade e fomos até a Praia do Laranjal, aqui em Pelotas. Por ali, sempre conseguimos ver várias espécies legais de banhado, juncos e palhas. O destaque do dia foi a saracura-carijó, outra espécie que aparece super bem aqui nessa época do ano! Ah, vale lembrar que o Matias fez um super mega hiper lifer nesse dia!!! Adivinha? Ele fez um fotão do pardal!!!!!!!!!! Isso mesmo, do pardal (Passer domesticus), o comunzinho aquele, o bonitinho que ninguém dá bola… O Matias ainda não tinha fotografado ele, mas onde estávamos fazendo um lanche, havia um bandinho bem colaborativo e ele não quis perder a oportunidade.

Encerramos a saída passando o meio da tarde, quando o tempo fechou e a chuva chegou…

Abaixo algumas fotos feitas durante esses dois dias:

 

Agradeço imensamente ao Matias e a Luiza por terem confiado no meu trabalho, foi um prazer imenso conhecê-los pessoalmente!! Já éramos amigos virtuais e agora nos tornamos amigos “reais” hahahaha o convite de irmos juntos pra Lagoa do Peixe segue de pé. Que em breve possamos ir pra lá ver a passarada juntos e nos divertir fazendo uma das coisas que mais gostamos: Observar e fotografar aves!!

Muito obrigado e até logo!!!!

 

Estamos com a agenda aberta para expedições no ano de 2022 aqui no sul!! Clique aqui, escolha sua data e marque sua saída conosco!!!

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.