Buenas, pessoal! Dessa vez quero escrever de forma bem resumida como foi a saída com o Francisco Hamada e com o José Monteiro no início de janeiro desse ano. Estou com alguns posts atrasados devido a viagens e muito tempo em campo, mas no decorrer dos dias vou tentar colocar tudo em ordem por aqui. Obviamente que pra isso acontecer, vou escrever de maneira bem resumida sobre as saídas.
Então, à princípio apenas o José viria, mas quando o Hamada ficou sabendo, resolveu vir junto. A lista de lifers do Hamada era super restrita, mas um dos maiores motivos da vinda dele era ver a marreca-oveira e ainda bem que deu tudo certo.
Lá em janeiro, a Lagoa do Peixe já apresentava sinais que dias difíceis viriam pela frente. Muita seca e quase nada de aves na Lagoa em si. Lá na Barra, tivemos uma grande surpresa, o trinta-réis-negro resolveu aparecer mais uma vez por aqui, foi alegria pra todo mundo! Eu já tinha visto a espécie em outras duas oportunidades, mas é sempre bom localizar essa espécie rara aqui no sul, ainda mais no meio de milhares de outros trinta-réis.
Ficamos 7 dias juntos e deu pra ver bastante coisa legal, como dá pra ver nas fotos abaixo:
Se tu tem dúvida na identificação de alguma dessas espécies, só clicar nesse link aqui do e-Bird e ver todas as fotos feitas na viagem! Nesse link tu pode ver todos locais que visitamos e todas espécies que encontramos (Foram 170 no total!!!)
Uma das coisas mais legais da viagem, foi a visita que fizemos no nosso “novo destino oficial” para observação de aves aqui do sul, o município de Pinheiro Machado. Cidade que ainda tem áreas saudáveis do bioma pampa, onde encontramos diversas aves ameaçadas, como o veste-amarela e o arredio-do-gravatá.
Pra encerrar, agradeço ao pessoal que nos acompanha por aqui e por aqueles que me chamaram dizendo que estavam sentindo falta das postagens. Peço perdão por não escrever com tantos detalhes como sempre faço, mas como a correria tá grande, é o que dá pra fazer por enquanto!!
Bora agendar tua saída aqui no Rio Grande do Sul conosco? Estamos com a agenda aberta para maio e junho de 2022! Ótima época pra ver as aves migrantes de inverno!!