Porque eu escrevo aqui no blog? Porque eu invisto tempo nisso? Sim, cada post demora cerca de três horas pra ser escrito. Afinal, legendar e renderizar fotos é uma tarefa bem chatinha, mas vale a pena. Ah, mas é só isso? Não, tem todo o texto que tem que ser escrito com um português ao menos legível, né? Hahaha Mas não respondi a pergunta ainda, porque eu faço isso? Faço porque acho super importante lembrar de tudo que vivi com cada cliente que confiou no meu trabalho de guia aqui na região e faço porque gosto de ler e lembrar de tudo que passamos juntos por aqui, só isso!
Mas tá, vamos parar de abobrinhas e contar como foi a saída com o Jayrson Araújo que veio de Goiás pra observar aves conosco por aqui? O Jayrson marcou sua saída há vários meses atrás e por questão de logística e agenda, consegui guiar ele apenas 3 dias, mas ele veio e rodou o pampa atrás de uma bicharada que só encontramos aqui. Mesmo não conseguindo acompanhá-lo, organizei toda logística dele noutros municípios e dentro do possível, ajudei ele a achar algumas aves de forma remota. É isso mesmo, pelo celular deu pra ajudar ele…
Agora bora falar das aves que ele fez aqui em Rio Grande? O Jayrson tem uma característica que todo observador de aves deveria ter: Ser observador. É isso aí, muitas pessoas são completamente viciadas em lifers e esquecem de apreciar as aves que aparecem, outra coisa legal do Jayrson é que ele gosta muito de gravar a vocalização das aves e isso faz com que ele fixe ainda mais na cabeça dele as características das aves. Ah, já ia esquecendo… Antes de vir, ele estudou todas espécies que tínhamos possibilidade de encontrar, isso facilita muito a vida do guia, já que ele sabia o que era possível vermos e o que não era (Por causa da época).
Em Rio Grande, tivemos uma grande surpresa. Encontramos um ninho de estorninho, ave exótica/invasora que já está aparecendo com bastante frequência no Rio Grande do Sul e que futuramente pode vir causar um certo dano a avifauna local. Ficamos cerca de 1 hora observando as aves entrarem no ninho e alimentarem o (os) filhote(s). Além dessa surpresa, deu pra ver muita coisa legal e tudo que voava, o Jayrson clicava. É pombo? Foto! É joão-de-barro? Foto! É raridade? FOTOOOOO!! Acho que todo observador de aves deveria ser mais ou menos assim. Afinal, é tudo passarinho, né?
Abaixo, algumas fotos feitas nesses dois dias e meio juntos por aqui:
Apesar do calor excessivo, conseguimos ver muitas aves legais e o Jayrson fez muita lista legal no e-Bird e deu pra ver muita espécie legal no Rio Grande do Sul. Por mais que ele tenha ficado poucos dias aqui, rodando pelo estado ele fez muuuuuuuuuuita coisa bacana e digo: Quem ainda não veio pro RS tá perdendo de registrar muita coisa legal que tem por aqui!
Obrigado, Jayrson. Aprendi muita coisa boa contigo, até mesmo como ser um observador melhor. Até a próxima, meu amigo!!
Papo sério agora: Bora vir pro RS fotografar conosco? Tá esperando o que pra isso? Nos chama e bora agendar essa expedição em 2022!!!