DIÁRIO DE GUIA: Janaína Simas

Por: Raphael Kurz

Buenas, pessoal! Bora falar de mais uma super passarinhada por aqui? E quando digo que é super passarinhar, porque realmente foi muuuuuito boa! Recebemos aqui no RS, a Janaína Simas, observadora de aves que veio de Brasília para a segunda edição do nosso WorkPhoto na Lagoa do Peixe e aproveitou a oportunidade pra ficar mais uns dias por aqui, desbravando e conhecendo as belezas do Rio Grande do Sul.
Estivemos juntos do dia 27/03 ao dia 01/04, totalizando 6 dias de passarinhada e visitamos a Lagoa do Peixe, Rio Grande, a Campanha Gaúcha e também fomos no Sítio Flor & Osória, na Serra dos Tapes. Conseguimos ver muitas espécies incríveis que já estão chegando para invernar conosco aqui no sul e também tivemos várias surpresas agradáveis, como você pode ler no decorrer desse post!

Lagoa do Peixe
Começo escrevendo como foi nossa experiência juntos na Lagoa do Peixe e como já tínhamos visto algumas espécies limícolas durante o WorkPhoto, focamos em procurar aquelas espécies que não tínhamos visto ainda. E aí entra uma coisa muito interessante de se comentar aqui. Antes do WorkPhoto, estive com a Clarisse, com a Tania, com a Kacau e com a Valéria 3 dias passarinhando na Lagoa do Peixe e objetivo principal era ver os flamingos-chilenos (Phoenicopterus chilensis). Rodamos várias vezes nos locais que eles costumavam aparecer, mas em virtude da pouca chuva na região e com a seca na Lagoa do Peixe, ficamos sem encontrá-los. Aí que entra a magia da observação de aves. Eu confesso que já tinha desistido de encontrá-los, até comentei com a Janaína sobre isso e estava tudo certo, até que a natureza nos surpreendeu mais uma vez…
Estávamos cruzando a Trilha do Talha-mar quando vi uma pequena lâmina d’água e beeeem longe avistei os flamingos com o binóculo. Perguntei se a Janaína tava disposta a caminhar pra irmos ver eles e ela prontamente disse que sim! Acredite, tem gente que não caminharia o que a gente caminhou pra chegarmos perto deles! Vimos quase 40 indivíduos que estavam super tranquilos e permitiram uma boa aproximação, fazendo com que a nossa passagem pela Lagoa do Peixe tenha sido perfeita! Além dos flamingos, vimos diversas outras espécies, principalmente limícolas!

Abaixo, algumas espécies que vimos nesses dias:

Rio Grande
Rio Grande nunca decepciona e costuma surpreender positivamente todo observador que vem pra cá. É o município com o segundo maior número de espécies registradas do RS e muitas dessas espécies são endêmicas. A maioria das aves que vimos aqui em Rio Grande, também encontramos na Lagoa do Peixe. A diferença é que a quantidade de indíviduos aqui é maior e muitas vezes temos mais locais para registrá-los. Por isso Rio Grande é tão especial. Mas sobre a nossa passagem por aqui, algumas espécies bem legais apareceram e podemos destacar o gavião-do-banhado (Circus buffoni) que ficou pousado um bom tempo, possibilitando ótimas fotos (o que nem sempre acontece) e deu pra ver vários migratórios de inverno chegando, como o colegial (Lessonia rufa) e o pedreiro-dos-andes (Cinclodes fuscus), espécie que migram do sul do continente pra ficarem conosco aqui durante o inverno. A ameaçada noivinha-de-rabo-preto (Heteroxolmis dominicanus) também apareceu super bem. Essa é especial demais, infelizmente bem ameaçada, mas ainda conseguimos encontrar vários casais aqui pela região.

Abaixo, algumas espécies que vimos nesses dias:

Campanha Gaúcha
Na região da Campanha, como de costume, visitamos os municípios de Pinheiro Machado, Bagé e Aceguá e nitidamente percebi o aumento de aves devido a diminuição da temperatura. O verão foi muito pesado aqui no sul e as aves sentiram bastante. Quando íamos pra campanha, era muito difícil encontrar alguma ou outra espécie dessas mais legais, a bicharada costuma diminuir muito a atividade nesse período de calor por aqui! Mas pra nossa sorte, com a Janaína foi diferente!! O arapaçu-platino (Drymornis bridgesii) deu show! Uma das aves que mais chama a atenção dos observadores quando vem pra cá é esse arapaçu, de grande porte que habita as matas de eucalipto mais velhas da região. Além dele, tivemos “uma manhã mágica”, onde no mesmo local, conseguimos ver num período de cerca de 10 minutos, várias espécies legais como o tio-tio (Phacellodomus striaticollis), o quem-te-vestiu (Poospiza nigrorufa) e o ameaçado arredio-do-gravatá (Limnoctites rectirostris). O arredio é uma ave que sempre me deixa muito empolgado quando encontro. Estão cada vez perdendo mais espaço devido o aumento da monocultura e diminuição do seu habitat. Infelizmente tem coisas que fogem do nosso controle e essa é uma delas…

A campanha Gaúcha é demais, olha algumas das espécies que vimos:

Serra dos Tapes, Sítio Flor & Osória
Por último, mas não menos importante passamos no Sítio Flor & Osória, que já está se tornando parada obrigatória pra todo observador que vem pra cá! No comedouro do sítio, o show ficou por conta da saíra-preciosa (Stilpnia preciosa) e do sanhaço-papa-laranja (Rauenia bonariensis), dessa vez apareceram 7 indivíduos e segundo a Fabi, que acompanha eles diariamente, são um casal de adulto e vários jovens da última temporada. Isso significa que teremos o papa-laranja por muito tempo aparecendo no comedouro! E na minha opinião, é o melhor lugar pra ver essas duas espécies no nosso país!!

Dá uma olhada nos registros que foram feitos no Flor & Osória:

De acordo com o Trip Report do eBird, observamos 139 espécies nesses dias, como você pode ver abaixo!!

Agradeço de coração a Janaína por esses ótimos dias juntos. De coração, foi uma das experiências mais legais que já tive aqui enquanto guiava! Papo bom o tempo todo, muito conhecimento compartilhado e feliz demais por ter a oportunidade de passar 6 dias ao lado de uma psicologa. Eu como gosto de falar, aproveitei e conversei bastante kkkkkkkkkkkkk Sempre bom levar uns puxões de orelha e aprender um pouco mais sobre a vida! Obrigado por tudo, Janaína e em junho nos encontramos no Pantanal!!!

O livro Aves de Santa Catarina tá pra sair do forno no início de junho e a pré-venda já começou! São 25% de desconto pra quem comprar antecipado! De R$249,00 por R$187,00 e você pode comprar o seu clicando na foto abaixo!

Estamos com a agenda aberta para o inverno. As aves migratórias já estão aparecendo em peso por aqui e pra você que gosta de endêmismo e fotografar com a luz excelente, a oportunidade é essa!!

Contatos:
Email: contato@avesdosul.com.br
WhatsApp: (53) 981079229

Obrigado por ler e nos acompanhar! Curta, compartilhe e comente esse post! É muito importante para o nosso trabalho. Muito obrigado e até a próxima!!

 

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.