Por: Raphael Kurz
Buenas, meu povo! Bora falar de mais uma saída por aqui? No final de outubro do ano passado, tive a honra de receber a Eneida e o Herman aqui na região pra uma passarinhada pra lá de especial… Especial pela bicharada encontrada e principalmente pelo casal pra lá de especial que tive o prazer de conhecer. A Eneida, sempre muito querida e atenciosa durante toda a organização da viagem e o Herman, que é um exímio observador e fotografo. No auge dos seus 73 anos esteve sempre muito atento e ligado nas espécies que apareciam, o que facilitou bastante o trabalho em campo!
Sobre a saída:
Foram apenas 4 dias juntos aqui na região e o objetivo era visitar os municípios de Rio Grande, Pelotas Bagé e Aceguá e é claro que aproveitamos pra dar uma passadinha em Pinheiro Machado, município que já entrou no roteiro na Campanha Gaúcha.
Iniciamos e terminamos a viagem aqui em Rio Grande, município do estado com o segundo maior número de espécies registradas, é sempre válido passarinhar por aqui pra ver as espécies endêmicas da planície costeira. Em Rio Grande conseguimos ver o boininha (Spartonoica maluroides) e a corruíra-do-campo (Cistothorus platensis), duas aves que habitam nas marismas na borda da Lagoa dos Patos e geralmente dão um show!
Na região da Campanha, o objetivo principal era ver a marreca-oveira (Mareca sibilatrix) e conseguimos encontrá-la com certa facilidade. O arapaçu-platino (Drymornis bridgesii) também deu um show à parte e conseguimos flagrar ele se alimentando de um pequeno anfíbio, ficou por alguns segundos batendo com o sapo na madeira até conseguir matá-lo e engolir. Acho que todo observador é fascinado por momentos de predação, como foi esse!!
E pra finalizar, aqui em Pelotas a saracura-carijó (Pardirallus maculatus) apareceu e literalmente desfilou na nossa frente, foi um momento incrível com uma espécie linda demais e que nessa época aparece com bastante frequência por aqui.
Algumas fotos da expedição:
Pra identificar alguma ou outra espécie que tu não conheça nas fotos, te convido a visitar o Trip Report no eBird clicando aqui. Além de identificar as aves, tu pode aproveitar e ver todas as 136 espécies que encontramos nesses 4 dias!
Agradeço de coração ao Herman e a Eneida pela parceria nesses 4 dias, foi muito, mas muito legal estar com vocês passarinhando e vivendo bons momentos, que em breve possamos estar juntos novamente!!
Encerro a publicação agradecendo a você que lê o que escrevemos aqui e avisando que em breve estaremos com várias novidades, novos roteiros, alguns parceiros chegando pra agregar no trabalho do Aves do Sul, enfim… 2023 promete muita coisa legal “de passarinhos” pra todos nós!!
Estamos com a agenda aberta para passarinhada, temos algumas datas disponíveis para esse ano.
Disponibilidade para os próximos meses:
Março: 11/03 ao 20/03
Abril: 02/04 ao 13/04
Maio: 06/05 ao 16/05
Junho: 29/05 a 04/06 e 21/06 a 30/06
Julho à dezembro ainda tem bastante data disponível.
Essas são as “janelas” de disponibilidade que temos, mas fica de olho na nossa agenda clicando aqui, pois deixamos tudo atualizado sempre, pra facilitar a vida de quem quer vir passarinhar conosco.
Se tu quer visitar o RS, conta com a gente! Afinal, observação de aves no Rio Grande do Sul é com o Aves do Sul!!
Curta, comente e compartilhe esse post, isso é muito importante para o nosso trabalho, até mais!!