DIÁRIO DE GUIA: Henrique e Leigh Langenegger

Buenas, pessoal! Bora falar de mais uma passarinhada aqui no sul? Dessa vez quero contar de maneira breve, como foi essa super expedição de 9 dias pelo Rio Grande do Sul com o um casal nota 1000 que eu tive a honra de conhecer no final do mês de outubro. O Henrique e a Leigh Langenegger vieram do estado de São Paulo pra fotografar as aves aqui do estado. Foi a segunda vez que eles vieram na região e dessa vez, optaram por conhecer Rio Grande, Bagé, Aceguá e é claro, o magnífico Parque Estadual do Espinilho, no município de Barra do Quaraí, no oeste do Rio Grande do Sul.

O objetivo da viagem era mostrar novas espécies pra eles, mas além disso, eles gostam muito de gravar a vocalização das aves e isso é um hábito que poucos observadores têm, então foi bem legal acompanhá-los nesse desafio, que é gravar a vocalização das espécies.
Começamos nossa expedição por Rio Grande e logo na primeira manhã já fomos procurar algumas aves pra lista deles, como o joão-platino (Essa é lifer pra quase todo mundo que vem pro sul). E na parte da tarde, fomos na Praia do Cassino, onde enfrentamos uma chuva bem chatinha e acabamos abortando missão por volta das 17h, fazendo com que o nosso primeiro dia de expedição fosse um pouco mais curto que o convencional. No segundo dia, ainda em Rio Grande, rodamos noutra área do município e o grande destaque do dia foi o show, sim, um grande show do socoí-amarelo. Quem já tentou ver essa espécie comigo sabe que nem sempre ele colabora, mas dessa vez deu tudo super certo e graças aos olhos atentos da Leigh, deu pra fazer ótimas fotos e até mesmo gravação da vocalização. Chegamos na área com um horário muito bom e a luz estava perfeita pra fotografia.

Abaixo, algumas fotos feitas em Rio Grande:

A segunda parte da nossa expedição foi em Bagé e Aceguá, que na minha opinião é um dos melhores lugares pra observação de aves no Rio Grande do Sul, tanto é que outros guias de fora do estado estão começando a especular e trazendo clientes pra cá. Realmente a área tem bastante potencial. Em virtude disso, comecei a trabalhar em outras áreas do município e indo atrás de locais que ainda não se tornaram tão populares e com fácil acesso, fazendo com que o fotografo que vem, consiga melhores fotos sempre. O objetivo da nossa ida até lá, era registrar as aves endêmicas da área, como o arredio-do-gravatá e eles também queria fazer uma boa gravação da voz do tio-tio, que deu super certo. Mas tivemos uma super surpresa (se é que existe esse termo), voltei no local que havia levado a Marilize e a Nelci pra ver a marreca-oveira e pra nossa alegria, dessa vez elas estavam com vários filhotes e desfilaram com eles na nosssa frente. Parecia que se exibiam pras nossas lentes. Foi um momento incrível! Conseguimos conversar com o proprietário da propriedade e deu pra chegar bem próximos delas. É sério, acho que esse momento jamais se repetirá, ao menos com essa espécie tão linda, quanto a marreca.

Abaixo, algumas fotos feitas na região de Bagé e Aceguá:

Já passávamos da metade da viagem quando chegamos no Parque do Espinilho e por lá, como sempre fomos muito bem recepcionados pelo Maurício, gestor do Parque. Além dele, todo pessoal que trabalha lá foi super querido conosco fazendo com que nossa passagem por lá fosse ainda mais incrível.
Logo na primeira tarde, entramos no parque (Sempre acompanhados pelo gestor) e fomos dar uma caminhada e procurar algumas aves. Obviamente o grande objetivo era ver o cardeal-amarelo, ave super ameaçada que atrai observadores de aves do mundo todo para tentarem ao menos vê-lo. Estima-se que há cerca de 20 indivíduos livres na natureza, em território nacional. Logo na primeira tarde já deu pra fazer uma foto relativamente boa e pra gravar uma ou outra vocalização. Se não me engano, foram 5 ou 6 lifers logo na primeira tarde.
No decorrer dos dias seguimos atrás dos endêmicos (Clique aqui pra ver mais detalhes sobre esse destino) e faltou apenas um, o tio-tio-pequeno que possivelmente esteja nidificando e dessa vez não apareceu “de jeito nenhum”, mas costumamos dizer que nem sempre dá se registrar tudo e é bom ficar algo pra próxima vez que a pessoa voltar. Ficamos praticamente 4 dias no parque e na última manhã fomos nos despedir de lá com mais uma caminhada bem legal lá dentro. Obviamente, tentaríamos ver pela última vez o cardeal-amarelo. Estávamos caminhando, tranquilos, conversando, quando noto a presença de um casal no topo da árvore, chamei o Henrique pra ele fazer uma foto e ele conseguiu melhorar o registro feito no dia de chegada. Seguimos caminhando até que vimos eles novamente, resolvi me aproximar e as aves ficaram super calmas e nos deram a oportunidade de fazermos ótimas fotos. Pra finalizar, elas voaram pra mais perto ainda, eu nem acreditei. Elas se exibiam tanto que eu cheguei a fazer uma live no Instagram do Aves do Sul. Confesso que foi difícil conter o choro. Disfarcei, me afastei e fui lá fazer meu agradecimento aos céus por me permitir vivenciar aquele momento incrível. É sério, foi lindo demais!

Encerramos nossa expedição no Espinilho e deixo claro meu agradecimento à todo pessoal do Parque, vocês são demais!

Abaixo, algumas fotos feitas no Parque:

Encerro minha publicação agradecendo ao Henrique e a Leigh pela parceria nesses 9 dias juntos. Foram muitas conversas, risadas e histórias boas pra contar. Mas mais importante que isso, foi que deu pra ver muita ave nova e gravar muitas vocalizações, além de eu ter feito muita lista pro eBird e compartilhado com a Leigh. Acho legal quando a pessoa compartilha e a lista aparece em dois perfis! Espero vocês no inverno pra voltarmos lá pra ver o corta-ramos e o tio-tio-pequeno que ficou pra trás!

Pessoal, estou com a agenda aberta para observação de aves aqui no estado a partir de janeiro de 2022. É uma ótima época pra visitarmos a Lagoa do Peixe e tentar ver a sanã-cinza e as outras dezenas de aves migratórias que estão por aqui no verão. No pampa, além das aves endêmicas, é uma excelente época pra registrar os caboclinhos. Até 15 de fevereiro é uma ótima época para vê-los. Não deixe pra última hora e agende sua saída conosco.

O Aves do Sul está pronto para recebê-lo na nossa região!

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.