DIÁRIO DE GUIA: Francisco Hamada

Durante três dias (25, 26 e 27 de maio), tive a oportunidade de guiar o Francisco Hamada, observador de aves que mora no estado do Paraná. Já conversávamos sobre a vinda dele desde o ano passado, mas devido a pandemia, acabamos adiando para 2021. Acredito que tenha valido a pena adiar, pois conseguimos encontrar várias espécies da lista dele.
Vale ressaltar, que antes da vinda dele, conversamos e chegamos a conclusão que a época era propícia para encontrar algumas espécies, já que são migratórias de inverno ou com maior atividade nessa época do ano.

Sobre a saída: 
Tínhamos apenas três dias para rodar Rio Grande e Pelotas atrás desses bichinhos e a lista de possibilidades possuía apenas 12 espécies:

mergulhão-de-orelha-branca, carqueja-de-escudo-vermelho, batuíra-de-peito-tijolo, mergulhão-grande, gaivota-de-rabo-preto, pedreiro-dos-andes, colegial, andorinha-chilena, calhandra-de-três-rabos, amarelinho-do-junco, vira-folha e tapaculo-ferreirinho.
A lista era “cascuda”, pois havíamos que correr pra pegar todas elas antes dele ir embora.

No primeiro dia, pegamos mais da metade da lista, foi excelente. Nos outros dois dias, fomos em locais mais específicos para ver algumas espécies mais difíceis. No último dia, encontramos o amarelinho-do-junco, ave que o Hamada já havia procurado em outra oportunidade, quando esteve aqui pelo sul.

Também fomos para a Serra dos Tapes, onde o objetivo era o vira-folha e o tapaculo-ferreirinho. O vira-folha é uma ave incomum aqui no extremo sul, mas mesmo assim conseguimos encontrá-lo, num ponto que monitoro já faz um tempo. Já o tapaculo, apareceu, mas não deu chances de fotos. Esse ficou para a próxima vez!!

Das 12 espécies da lista, encontramos 11 e o Hamada registrou 10. Foi bem proveitosa a vinda dele por aqui.

Lista de lifers que ele fez:

mergulhão-de-orelha-branca;
carqueja-de-escudo-vermelho;
batuíra-de-peito-tijolo;
gaivota-de-rabo-preto;
pedreiro-dos-andes;
colegial;
andorinha-chilena;
calhandra-de-três-rabos;
amarelinho-do-junco;
vira-folha.

Além dessas aves citadas acima, ele registrou e melhorou o registro de várias outras espécies.
Agradeço de coração ao Francisco e a sua esposa, a Maria pela excelente companhia nesses dias frios aqui pelo sul, foi muito bom conhecer vocês!

Abaixo, algumas fotos feitas durante esses dias deles por aqui, dá uma olhada:

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.