DIÁRIO DE GUIA: Flávia e Ronilson Cavalcante

Por: Raphael Kurz

Domingão é dia de escrever mais um relato de passarinhada! Dessa vez guiando pai e filha. O Ronilson e a Flávia atravessaram o Brasil e vieramd e Roraima pra conhecer as belas aves do Rio Grande do Sul. A viagem foi cheia de surpresas, algumas positivas e outras negativas… Mas com um aproveitamento muito massa, com diversas espécies incríveis registradas!! Como você pode ler a seguir:

Sobre a viagem

Tínhamos 6 dias pra rodar pela região e o roteiro foi montado visando observar o maior número de espécies endêmicas e migrantes austrais. Um dos objetivos do Ronilson era conhecer a Lagoa do Peixe junto da sua filha e começamos nossa expedição por ali! Também rodamos por Rio Grande, Pelotas e pela Campanha Gaúcha, em Bagé e Pinheiro Machado! Acredito que você acompanhou o que andou acontecendo aqui no Rio Grande do Sul na última semana, um ciclone resolveu dar uma passadinha por aqui e atrapalhou um pouco dos nossos planos, fazendo com que a gente recalculasse a rota da viagem!!
Infelizmente, uma das regiões mais afetadas foi aqui em Pelotas e tivemos um grande susto na manhã seguinte aos ventos fortes… O nosso carro (alugado), havia sido atingido por uma árvore que caiu devido a forte ventania noturna. O susto foi muito grande, mas tivemos muita sorte e só o retrovisor direito foi atingido, a cidade de Pelotas ficou um caos nessa última quinta-feira, foi um rastro de destruição como eu nunca tinha visto antes. Não há notícias de mortes, apenas perdas materiais, ainda bem!
Mas melhor ainda é saber que tínhamos feito SEGURO TOTAL do nosso carro na Localiza. Isso é uma coisa que eu sempre costumo pedir pra quem aluga carro e muitas vezes, buscando economizar, algumas pessoas acabam ficando sem fazer. No nosso caso, recebemos outro carro em 15 minutos e conseguimos “seguir viagem”. Mas não foi o que fizemos, resolvemos ficar por casa nesse dia, já que a região toda estava sem luz, com muitas árvores caída e com previsão de tempo ruim. É uma decisão difícil, mas é um acerto! Melhor cuidar da nossa vida, que sair desesperado atrás de lifer.
Olha como ficou nosso carro:

Lagoa do Peixe

Começamos a viagem pela Lagoa do Peixe, um dos locais mais famosos pra observação de aves do nosso estado. Todo mundo que conversa comigo tem vontade de visitar Tavares e Mostardas! Eu, particularmente não gosto muito de visitá-la no inverno, porque o vento pode acabar fazendo com que a gente fique sem condições de visitar os hotspots…
Na nossa passagem por ali, ficamos impossibilitados de visitar uma das melhores áreas, que é a Trilha do Talha-Mar. A água da Lagoa havia subido tanto que a estrada acabou ficando embaixo d’água, infelizmente! Mas pelo lado bom, é muito legal ver a lagoa 100% resuperada da seca desse último verão, é inacreditável ver a quantidade de água agora, parece ser outro lugar.
Mas mesmo assim, conseguimos ver muita coisa massa na Lagoa do Peixe, como a andorinha-chilena (Tachycineta leucopyga) e a batuíra-de-coleira-dupla (Charadrius falklandicus), espécies migrantes de inverno que ficam aqui na região nessa época do ano. Além dessas, o flamingo-chileno (Phoenicopterus chilensis) fez valer todo esforço de irmos até a Barra pela praia. Foi um desafio enorme, mas eu resolvi encarar e fomos vê-los e fomos privilegiados, pois conseguimos chegar super perto deles, foi um show! O papa-piri (Tachuris rubrigastra) deu um pouco mais de trabalho, mas eles foram super rápidos e garantiram o registro!
Mas no inverno, sempre pode haver surpresas… Surpresas negativas e surpresas positivas, dessa vez um mandrião-chileno (Stercorarius chilensis) nos alegrou, foi totalmente inesperado encontrá-lo voando na praia!

Algumas espécies vistas na Lagoa do Peixe:

Rio Grande

Em virtude do mal tempo, acabamos reduzindo nossa passagem por Rio Grande, mas fomos bem objetivos atrás das principais espécies da lista deles. Fomos atrás de mais alguns migrantes austrais que estão por aqui nesse ano e tivemos 100% de sucesso! O colegial (Lessonia rufa), o pedreiro-dos-andes (Cinclodes fuscus) e a batuíra-de-peito-tijolo (Charadrius modestus) deram show, como sempre! A surpresa ficou por conta da noivinha-de-rabo-preto (Heteroxolmis dominicanus), espécie ameaçada de extinção que encontramos pela primeira vez na área que estávamos, um registro inesperado e sempre bem vindo! Pra mim, Rio Grande é o melhor lugar pra se observar aves no Rio Grande do Sul, sempre há uma diversidade de aves muito grande e com ótimas possibilidades de fotos.

Algumas espécies que vimos em Rio Grande:

Campanha Gaúcha

Infelizmente, devido ao ciclone ficamos um dia a menos na região da Campanha Gaúcha e tive que recalcular o roteiro com base na lista de lifers deles e fazer tudo “meio que correndo” pra tentar otimizar o tempo e fazermos tudo em apenas um dia. Não gosto muito de fazer esses bate-volta com horário pra chegar, mas as vezes se faz necessário. Como tínhamos que entregar o carro as 18h da sexta-feira, saímos cedo e nos deslocamos pra Bagé… Por lá, fui em alguns lugares que conheço com uma diversidade de espécies restritas ao sul do Brasil e conseguimos encontrar praticamente tudo que procurávamos, como o arredio-do-gravatá (Limnoctites rectirostris), o tio-tio (Phacellodomus striaticollis) e o quem-te-vestiu (Poospiza nigrorufa). Sério, a bicharada deu um show! Na parte da tarde, já em Pinheiro Machado, om objetivo era ver o bico-duro (Saltator aurantiirostris) e o tico-tico-do-banhado (Donacospiza albifrons), objetivo 100% alcançado.
O clima estava perfeito, luz ótima, sem vento e com a bicharada muito ativa, compensando os dias pré-ciclone.

Algumas espécies vistas na Campanha Gaúcha:

De acordo com o Trip Report do eBird, juntos observamos 141 espécies de aves!

Agradeço de coração ao Ronilson e a Flávia por esses belos dias juntos. Sei o quão difícil foi vir até aqui pra passarinhar… Antes da vinda já haviam vencido alguns desafios e durante a viagem foram vencendo todas adversidades climáticas, como o “frio do sul”, né Ronilson?
Passarinhar com pessoas de bom coração é tudo de bom e sei que depois dessa expedição, teremos mais outras juntos! E a Serra da Canastra já tá no radar!!
De verdade, obrigado por esses dias e até a próxima!!

 

Ainda há algumas datas disponíveis para passarinhar aqui no sul comigo nesse ano. Se tu quer aproveitar, já agenda logo tua data e vamos juntos atrás da bicharada!!!

Contatos:
Email: contato@avesdosul.com.br
WhatsApp: (53) 981079229

Obrigado por ler e nos acompanhar! Curta, compartilhe e comente esse post! É muito importante para o nosso trabalho. Muito obrigado e até a próxima!!

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.