Buenas, pessoal. Depois praticamente 2 semanas direto em campo, arrumei um tempinho pra escrever sobre a saída com o Emerson de Faveri, observador de aves do município de Canoinhas, em Santa Catarina.
Essa saída já estava “engatilhada” desde o ano passado, mas apenas agora conseguimos agendar tudo pra ficarmos uns dias aqui pelo sul. Ficamos três dias no município de Rio Grande e o objetivo do Emerson era registrar o maior número de aves diferentes (lifers) nesses três dias.
Infelizmente, o que mais nos atrapalhou nesses dias foram os dias de forte neblina, o que não é comum acontecer aqui no sul, mas no meio da manhã o sol já abria e colaborava para que pudéssemos encontrar as aves. Uma das maiores vantagens de se fotografar aqui no sul, é a facilidade de visualizar as aves de campo aberto e de bordas de mata, principalmente nas restingas. Com o sol colaborando, a vida do observador/fotografo fica muito mais fácil.
Lista de Lifers do Emerson na viagem:
- amarelinho-do-junco
- andorinha-chilena
- anodrinha-morena
- balança-rabo-de-máscara
- batuíra-de-coleira-dupla
- bichoita
- boininha
- calhandra-de-três-rabos
- caminheiro-de-barriga-acanelada
- capororoca
- carqueja-de-escudo-vermelho
- caturrita
- cisne-de-pescoço-preto
- colegial
- curriqueiro
- gaivota-de-rabo-preto
- joão-da-palha
- maguari
- marreca-de-coleira
- marreca-parda
- mergulhão-de-orelha-branca
- noivinha
- noivinha-de-rabo-preto
- pedreiro-dos-andes
- pomba-do-orvalho
- sargento
- tachã
- tio-tio
- tricolino
- maçarico-branco
- frango-d’água-carijó
- trinta-réis-de-coroa-branca
- trinta-réis-pequeno
- viuvinha-de-óculos
- codorna-amarela
- urubu-de-cabeça-amarela
- bate-bico
Confesso que cansei escrevendo essa lista hahahaha mas é muito bom quando o número de espécies supera a expectativa. Achei que encontraríamos cerca de 25 espécies e lembro que no primeiro dia quase alcançamos essa marca!! É muito legal ver o pessoal que vem pra cá registrando essa bicharada aqui do sul, ainda mais quando faz bastante foto boa, como foi o caso do Emerson. Acredito que o momento mais legal da viagem foi ver o gavião-do-banhado voando em círculos muito perto de nós e a noivinha-de-rabo-preto, ave ameaçada de extinção que pousou super perto e possibilitou ÓTIMOS registros.
Além deles rolou muita coisa massa, como você pode ver nas fotos abaixo:
Agradeço ao Emerson pela parceria nesses três dias de expedição, foi muito conhecer ele e o seu Hermes, pai do Emerson que veio junto nessa indiada encarar o frio do RS e ver umas espécies de aves diferentes!! Valeu, meu amigo. Logo estaremos juntos novamente!!
Na minha opinião, o município de Rio Grande é um dos melhores lugares pra observar aves e fotografá-las. Não só no RS, mas no Brasil. Sempre conseguimos boa proximidade das aves e isso possibilita ótimas fotos.
Agende sua saída conosco e venha fotografar essas e outras aves no Rio Grande do Sul, dá uma olhada na nossa agenda e veja a disponibilidade das datas!!