Buenas, gurizada! Bora contar como foi mais uma saída por aqui? Hoje é sábado, dia 09/10 e é dia de BIG DAY, mas como vou sair apenas na parte da tarde, tirei a manhã pra escrever mais um pouquinho e contar brevemente como foi a saída com o Eduardo Bergo aqui no sul!!
Sobre o roteiro:
O Eduardo optou por fazer um dos roteiros mais legais (na minha opinião) e em 5 dias rodamos por Bagé, Aceguá, Pelotas e Rio Grande e ainda tiramos um dia pra ir lá no SÍtio Flor & Osória ver a corujinha-do-sul.
Bagé e Aceguá
Iniciamos a expedição com um dia de muita chuva pela campanha, geralmente a chuva assusta um pouco, mas deu pra ver bastante coisa nesse primeiro dia por lá. Vários lifers e espécies legais apareceram em Aceguá e Bagé. No segundo dia, ainda voltamos pra melhorar algumas fotos, já que o sol resolveu cooperar e na volta pra Pelotas, passamos em Pinheiro Machado e encontramos o Laudelino Moura, observador de aves do município que nos acompanhou durante duas horas por lá.
Abaixo algumas fotos da nossa passagem pela região:
Rio Grande
Em Rio Grande, rodamos dois dias atrás de espécies endêmicas e típicas da região. Rodamos pelos roteiros que costumo levar o pessoal e como sempre, foram dias muito bem aproveitados e com excelentes fotos. Até mesmo porque mal choveu, fazendo com que tivéssemos êxito em praticamente tudo que procurávamos.
Abaixo algumas fotos feitas em Rio Grande:
Pelotas e Morro Redondo (Sítio Flor e Osória)
Tiramos um dia pra ver a bicharada em Pelotas e tivemos uma super surpresa, no Pontal da Barra conseguimos encontrar a coruja-orelhuda. Espécie incomum aqui na região e foi um momento de muita alegria pra mim, que sou apaixonado por aves noturnas. Na parte da tarde, fomos até o Sítio Flor & Osória pra registrar algumas espécies que encontramos com facilidade lá, como a saíra-preciosa, o sanhaçu-papa-laranja e outras dezenas que aparecem nos comedouros. Eu fui com o Eduardo até a mata no fundo da propriedade atrás do beija-flor-de-topete-azul que dessa vez não apareceu, mas em compensação encontramos outros lifers, como o arapaçu-escamoso-do-sul e o picapauzinho-carijó. O Sítio Flor & Osória sempre proporciona ótimos momentos pra todos observadores que querem fotografar por lá. Encerramos a expedição com uma rápida saída noturna para registrar a corujinha-do-sul, ontro endêmismo do sul do Brasil!
Abaixo algumas fotos feitas em Pelotas e no Sítio Flor & Osória:
Agradeço de coração ao Eduardo pela agradável companhia que foi estar com ele nesses 5 dias. Uma pessoa tranquila e que é um típico observador de aves. Gosta muito da natureza e aprecia cada momento em campo. Gosta de fazer lifer como nós todos, mas sabe observar e tem uma sensibilidade pra entender que nem sempre todas espécies aparecerão e isso devia ser básico pra todo observador de aves!! Foram mais de 50 lifers nesses 5 dias juntos e uma quantidade enormes de ótimas fotos tiradas por ele!
Até a próxima meu amigo, espero te reencontrar no Avistar em 2022 (Tomara que tenha evento presencial).
No mais, era isso! Tive que ser breve na escrita pois estou com bastante coisa atrasada pra organizar e resolvi tirar a manhã pra escrever um pouco. Nesse momento estou aqui na Lagoa do Peixe e aproveito pra dizer que estou com a agenda aberta para observação de aves em 2022 aqui na região! Agende sua saída conosco!!