DIÁRIO DE GUIA: Ecobirders

Dando continuidade aos posts retroativos das guiadas, dessa vez quero falar como foi a experiência de estar com a galera do Ecobirders na Lagoa do Peixe. Eu já havia guiado o Lucas e o Guilherme em dezembro de 2020, mas dessa vez, além deles o Duda foi conosco nessa indiada pela Lagoa.

O Ecobirders, hoje não existe mais. Na época, era um grupo dos três amigos que tinham muitos objetivos em comum, mas o principal deles era organizar saídas para observarem aves juntos pelo Rio Grande do Sul, mas por questões e prioridades pessoais, acabaram dando um tempo ao “projeto” que estava bem legal de se ver no Instagram deles.

Sobre a saída

Mas enfim, vamos falar sobre a viagem? Um dos maiores objetivos dos três, era ver e registrar a sanã-cinza, espécie cascuda lá do Parque. No primeiro dia por lá, com um pouco de insistência minha e com paciência deles, deu pra fazer ótimas fotos dessa espécie que é considerada um fantasma. Mas havia um grande problema, o Dudinha não estava conosco e chegaria apenas no dia seguinte, fazendo com que a gente precisasse voltar lá e tentar novamente o registro. Adivinha o que aconteceu? Sim, o bichinho apareceu novamente e deu pra fazer boas fotos.

Uma coisa que eu admiro nesses três é que o foco deles nunca é o número de lifers, mas sim a qualidade dos registros. Acho que isso valoriza muito mais a ave, pois eles tentavam sempre fazer o melhor registro e fotografar com o melhor ângulo. É uma visão bem diferente da maioria dos observadores que recebo por aqui. Cada um tem sua prioridade, mas acho legal quem foca em bons registros, como é o caso deles.

Nos hospedamos numa pousada muito legal e todo o tempo que tínhamos livre, conversávamos sobre ideias e planos que tínhamos em comum, sempre visando aumentar a visibilidade da observação de aves no nosso estado.

Consegui aprender sobre edição com o Porcher e aprendi muito sobre equipamentos com todos eles e isso é uma das coisas mais legais dessas guiadas, por mais que eu não viaje tanto pra fotografar, sempre aprendo muito com as pessoas que vem fotografar aqui comigo. É uma troca de experiência que sempre vale a pena!

Além da sanã-cinza, deu pra ver muita ave legal, como você pode ver nas fotos abaixo:

 

 

 

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.