DIÁRIO DE GUIA: Antonio e Almir Tavora

Por: Raphael Kurz

Boooooooooooora falar de mais uma passarinhada, gurizada? Dessa vez guiando uma dupla de irmãos passarinheiros… Isso mesmo, dois irmãos que vieram do nordeste pra encarar um clima mais friozinho aqui no sul pra ver a bicharada do bioma pampa. Rodamos 7 dias pelo estado atrás de algumas das aves mais emblemáticas do estado e conseguimos ver quase todas elas!!

Sobre a saída:

O destino principal, foi o Parque do Espinilho, mas antes de chegarmos lá, visitamos Rio Grande, onde deu pra ver muita coisa legal e na volta do Parque, focamos na região da Campanha Gaúcha, nos municípios de Bagé, Aceguá e Pinheiro Machado!

Rio Grande

Em Rio Grande, o objetivo principal era observar as aves aquáticas e migratórias que estavam por aqui. Percorremos pelos principais hotspots do município e deu pra ver muita coisa interessante, como o boininha (Spartonoica maluroides), espécie endêmica do sul do Brasil e a ameaçada noivinha-de-rabo-preto (Heteroxolmis dominicanus).

Espécies registradas em Rio Grande:

Parque do Espinilho

O Parque do Espinilho é um destino obrigatório pra todo observador de aves que gosta de boas fotos e de ver aves endêmicas. Sim, no Parque há diversas espécies que só ocorrem aqui e nosso objetivo é sempre mostrar todas essas pros clientes que visitam o Parque e a fronteira oeste do Rio Grande do Sul. A nossa visita ao parque foi 100% proveitosa, conseguimos fotografar todas as aves que procurávamos e tivemos duas GRANDES surpresas. A primeira delas, foi encontrar um ninho de estorninho (Sturnus vulgaris), espécie exótica que está “invadindo” o Rio Grande do Sul pela fronteira e que até então, não havia sido registrada em Barra do Quaraí. Enquanto estávamos observando eles no seu ninho, tivemos uma das maiores surpresas que tive como guia até hoje… O que será que aconteceu? Qual espécie poderia ter causado tanto espanto assim?? Pois é, fica o mistério… É só brincadeira, mas escrevendo aqui, me lembro do sentimento que tive naquele momento “louco”. Simplesmente um pica-pau-de-barriga-preta (Campephilus leucopogon) pousou e ficou cerca de 30 segundos ali, circulando na árvore e dando oportunidade para que fossem feitos bons registros. Esse é um dos pica-paus mais raros aqui do sul e com poucos registros no Brasil. Eu já havia o procurado diversas vezes em diversos locais, mas esse é daqueles bichos que aparecem quando a gente menos espera, causando bastante emoção!!
Se tu não sabe quais são as principais espécies do Parque, te convido a conhecer, clicando nesse link aqui!!

Espécies registradas no Parque do Espinilho:

Campanha Gaúcha

A nossa última parte da viagem foi na região da Campanha, visitamos Bagé, Aceguá e Pinheiro Machado pra tentarmos ver as aves típicas do pampa. O objetivo foi concluído com sucesso, conseguimos ver o arredio-do-gravatá (Limnoctites rectirostris) e registrar a rara e migratória, marreca-oveira (Mareca sibilatrix). Uma das espécies mais emblemáticas que chega aqui na região na metade de setembro.

Espécies registradas na Campanha Gaúcha:

De acordo com o Trip Report no eBird, foram observadas 177 espécies nessa expedição. Clique aqui e veja quais foram elas!!

Principais espécies registradas na viagem:

  • marreca-colhereira – Spatula platalea
  • marreca-oveira – Mareca sibilatrix
  • mergulhão-de-orelha-branca – Rollandia rolland
  • pomba-do-orvalho – Patagioenas maculosa
  • pica-pau-de-barriga-preta – Campephilus leucopogon
  • arapaçu-platino – Drymornis bridgesii
  • rabudinho – Leptasthenura platensis
  • tio-tio-pequeno – Phacellodomus sibilatrix
  • corredor-crestudo – Coryphistera alaudina
  • lenheiro – Asthenes baeri
  • arredio-do-gravatá – Limnoctites rectirostris
  • arredio-de-papo-manchado – Limnoctites sulphuriferus
  • boininha – Spartonoica maluroides
  • viuvinha-de-óculos – Hymenops perspicillatus
  • noivinha-de-rabo-preto – Heteroxolmis dominicana
  • caminheiro-de-unha-curta – Anthus furcatus
  • cardeal-amarelo – Gubernatrix cristata

Foi uma expedição muito massa, com muita “espécie boa” registrada e com muitos locais incríveis visitados. Agradeço ao Almir e ao Antonio pela parceria nesses dias e por aguentarem firme durante a busca dessas aves tão especiais!! Que em breve possamos nos reencontrar novamente pra ver passaarinhos por aí!!

Encerro a publicação agradecendo a você que lê o que escrevemos aqui e avisando que em breve estaremos com várias novidades, novos roteiros, alguns parceiros chegando pra agregar no trabalho do Aves do Sul, enfim… 2023 promete muita coisa legal “de passarinhos” pra todos nós!!

Estamos com a agenda aberta para passarinhada, temos algumas datas disponíveis para esse ano. Se tu quer visitar o RS, conta com a gente! Afinal, observação de aves no Rio Grande do Sul é com o Aves do Sul!!

Curta, comente e compartilhe esse post, isso é muito importante para o nosso trabalho, até mais!!

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.