Por: Raphael Kurz
Bora pra mais um relato de guiada aqui no blog? Dessa vez, vai ser um pouco diferente do tradicional, vou escrever sobre duas saídas em apenas um post. “Ué, mas como assim Raphael?”. É que foram duas guiadas de três dias cada e acredito que esse modelo fique legal e a partir de agora vou fazer isso, “juntar” essas expedições mais curtas apenas numa só, mas enfim… Vamos lá?
Do dia 28 de fevereiro ao dia 5 de março, recebi o Alderico Baccarin e o Rogério Knebel aqui no sul, ambos gaúchos. Visitamos locais diferentes e deu pra ver muita coisa legal em cada uma das saídas, como você pode ler a seguir:
Alderico Baccarin
Estive com o Alderico dos dias 28/02 ao 02/03 e o roteiro que ele quis fazer, foi Rio Grande e a Campanha Gaúcha. Ainda estávamos passando pelo período de calor e de seca aqui no estado, mas deu pra ver várias espécies incríveis. Logo na saída, encontramos o gavião-preto (Urubitinga urubitinga) no seu tradicional território, foi muito massa ver essa ave imponente com uma luz muito boa pra fazer ótimas fotos. Além dele, encontramos um casal de capororocas (Coscoroba coscoroba) no TAIM e também tivemos uma exibição de gala do curriqueiro (Geositta cunicularia), outra espécie endêmica aqui do RS. Ainda em Rio Grande, fomos ver o savacu-de-coroa (Nyctanassa violacea) e também observamos o colegial (Lessonia rufa), pela primeira vez nesse ano. Já estavam chegando aqui em Rio Grande e hoje (Escrevo esse post 15/04) já estão aparecendo com frequência nos locais que costumamos observá-los.
Na região da Campanha, fomos até Pinheiro Machado e por lá encontramos o ameaçado veste-amarela (Xanthopsar flavus) que já se despedia da área de nidificação/reprodução. Desde então, não vi mais nenhum indivíduo na área. Um detalhe interessante é que há pouco conhecimento sobre a migração dessa espécie, nessa área em Pinheiro Machado ele aparece apenas no verão, já venho notando isso há cerca de três anos… Sempre bom ficar ligado nesses movimentos, até mesmo pra saber as melhores épocas pra ir registrá-lo. Nessa última temporada, consegui ver alguns ninhos ativos e vi bandos relativamente grandes, o que encanta a todos, sempre!
Abaixo, algumas espécies que vimos nesses dias:
Para ver todas espécies que observamos nesse dia, clique nesse link e acesse o Trip Report do eBird.
Rogério Knebel
Do dia 03 ao dia 05/02 foi a vez do Rogério e o objetivo principal era visitarmos a Lagoa do Peixe. Como o Rogério é aqui do estado e já veio outras vezes aqui pra região conosco, a possibilidade de lifers era relativamente baixa, então dessa vez ele me mandou uma lista de espécies que ele queria melhorar as fotos (o que acho bem importante também). Iniciamos a expedição e fomos atrás do caminheiro-de-unha-curta (Anthus furcatus), em Pelotas. Infelizmente não o encontramos, a área que ele costumava aparecer virou “um mar” de soja e possivelmente a partir de agora seja impossível vê-los ali novamente. Esse caminheiro é endêmico do pampa e está cada vez mais difícil de encontrá-lo. Ainda em Pelotas, fomos ver o corucão (Podager nacunda), espécie de bacurau que o Rogério queria melhorar a foto e ele fez um fotão!!! Bichinho deu mole demais!! Já nos deslocando pra Lagoa do Peixe, passamos em Rio Grande pra ver o maçarico-acanelado (Calidris subruficollis) e o savacu-de-coroa (Nyctanassa violacea), um era lifer e outro ele queria melhorar, ambas espécies encontramos e deram fotos bem legais.
Na Lagoa do Peixe, tivemos muitas surpresas legais, a época era ótima pra ver as aves limícolas, então haviam milhares de maçaricos e trinta-réis pela praia e na Barra, mas sempre é bom ficar de olho em tudo que aparece, por que no meio das espécies comuns, sempre pode haver uma rara, não é mesmo? Pois é, no meio de um bando de trinta-réis-pequeno (Sternula superciliaris), encontrei um trinta-réis-miúdo (Sternula antillarum), indivíduo solitário que nos deixou bastante contentes. Esse é bem raro aqui na região e poucas vezes eu encontrei!
Abaixo, algumas fotos das espécies que vimos:
Como “tínhamos tempo”, resolvi tentar o impossível. Dei a idéia pro Rogério de tentarmos ver a rara e ameaçada sanã-cinza (Laterallus spilopterus), numa época improvável (devido a seca). Chegamos no local, eu caminhei bastante tocando o playback no ambiente que costumo vê-la. Confesso que tinha poucas esperanças, mas as vezes a gente se engana e se surpreende positivamente! Encontramos a danada e deu pra fazer umas fotos bem legais até. Essa espécie é uma incognita, muitas vezes é apenas ouvida e poucas vezes fotografada. Mas com silêncio e paciência, MUITA PACIÊNCIA, dá pra fazer uma ou outra foto. E se tem algo que o Rogério tem é paciência, isso ajuda muito o guia na hora de registrar essas raridades…
Dá uma olhada nas fotos da bichinha:
Para ver todas espécies que observamos nesse dia, clique nesse link e acesse o Trip Report do eBird.
Agradeço ao Alderico e ao Rogério por esses dias super agradáveis juntos. Além de muita conversa boa, muita ave massa encontrada! Ao Alderico, um agradecimento especial por despertar em mim novamente o meu hobbie da numismática. Pra quem não sabe, eu coleciono cédulas nacionais de dinheiro antigo e o Alderico também curte. Daí ele pediu pra ver as minhas, busquei na minha mãe e desde então venho organizando elas, comprando uma ou outra e o melhor, descansando a mente! Pra isso que servem os hobbies né? Valeu, Alderico!!
Ainda temos alguns dias disponíveis na agenda para o mês de abril, ótima época pra ver as aves migratórias aqui da Lagoa do Peixe. Todas com a plumagem reprodutiva e grandes bandos agrupados se preparando para a migração. Além disso, as migrantes do sul já começaram a chegar em Rio Grande, é um bom momento pra ver algumas espécies migrantes de verão e outras de inverno praticamente juntas no mesmo ambiente!!
Datas ainda disponíveis em abril:
Do 24/04 ao 28/04
É uma das melhores épocas pra ver as aves migratórias aqui no sul, bora passarinhar?
Contatos:
Email: contato@avesdosul.com.br
WhatsApp: (53) 981079229
Obrigado por ler e nos acompanhar! Curta, compartilhe e comente esse post! É muito importante para o nosso trabalho. Muito obrigado e até a próxima!!