Aves do Inverno – Extremo Sul do Rio Grande do Sul

Sabemos que assim que o inverno chega no RS, ele traz consigo diversas espécies de aves que migram para os campos sulinos. Aqui em Rio Grande, recebemos anualmente algumas espécies que ficam por aqui de abril até o início de setembro. Nesse post, quero mostrar algumas dessas espécies.

Acredite se quiser, mas algumas espécies migram dos Andes e da Patagônia e encontram no inverno gaúcho um abrigo. Sim, eles fogem do frio do extremo sul do continente e ficam por aqui. A espécie que eu mais gosto de ver, sem sombra de dúvidas é o colegial (Lessonia rufa), ave que está na capa desse post. Essa espécie me chamou muito a atenção quando comecei a observar aves láááá em 2014… Quando eu soube que um bichinho tão pequeno voava tão longe pra fazer uma migração, eu não acreditei, mas hoje sei que é verdade e sempre que posso, faço uma foto dele.

Distribuição Geográfica do colegial (Lessonia rufa)

Se reproduz desde a Terra do Fogo no Chile central até a Argentina e inverna no norte do Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai e sul e sudeste do Brasil, neste último principalmente na região dos pampas e lagoas do Rio Grande do Sul, onde é considerado um migrante comum.
Fonte: Wikiaves.com

Além dessa espécie, há várias outras que encontramos com muita frequência por aqui nessa época do ano. Assim como as migratórias, várias espécies estão mais ativas durante essa época do ano, fazendo com que as chances de registro aumentem consideravelmente, como é o caso das espécies das fotos abaixo:

 

Se você ainda não registrou essas espécies e quer vir pro RS registrar, sem dúvidas, a melhor época é agora!

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.