DIÁRIO DE GUIA: Fabiano, Fábio e Leonildo

Por: Raphael Kurz

Antes de começar a escrever, gostaria de desejar a todos os leitores do nosso blog, um ótimo 2023! Com muitas passarinhadas por aí e com ótimas fotos!!! Já que é o que todo observador de aves gosta, né?

Sigo correndo atrás pra colocar todas as saídas de campo em dia e dessa vez vou contar um pouco como foi essa saída no início de agosto de 2022 com meus grandes amigos, Leonildo, Fábio e Fabiano…

Quando eu falo que são grandes amigos, é porque são grandes amigos mesmo… Conheci o Fábio e o Leonildo no início de 2020 e o Fabiano já é amigo de longa data, viajamos algumas vezes juntos pelo estado e em 2022 fomos pra São Paulo (com o Leonildo kkkk) e logo logo vamos estar numa noutra aventura, pela Argentina… Mas isso vai ficar pra eu escrever mais pra frente, em meados de fevereiro (ou março) porque sou sempre bem atrasado hahahaha

Sobre a saída:

Enfim, vamos parar de abobrinha e vamos falar do que realmente importa: Passarinhos!! Como definimos essa viagem? Os três tinham vontade de voltar ao Espinilho e como os três moram aqui no RS, eu organizei um grupo para que pudessemos ir juntos e para que eles pudessem se conhecer. Acredito que a observação de aves tem muito a acrescentar na vida de cada um de nós quando conhecemos pessoas que agregam valor e como eu conhecia a personalidade dos três, sabia que daria certo essa parceria!!

Começamos nossa expedição pelo Parque do Espinilho e sempre que escrevo sobre o Espinilho aqui, me dá uma saudade das aves de inverno que aparecem por lá, o que me consola é que agora faltam apenas uns 4 meses pro frio voltar e com ele, algumas espécies voltarem a nos visitar…
Talvez seja bom escrever atrasado sobre as saídas, assim eu acabo revivendo os bons momentos que tive em campo com meus clientes…

Passamos quatro dias pelo Parque, onde conseguimos ver muitas aves legais e como o objetivo dos guris era fotografar as aves que não tinham visto pela primeira vez, conseguimos atingir nosso objetivo rapidamente, fazendo com que tivésemos tempo pra explorar outras áreas de Barra do Quaraí. Fomos até a Ilha Brasileira, local muito legal onde o acesso é de barco e por lá, há chances (remotas) de encontrar o pica-pau-de-barriga-preta (Campephilus leucopogon). Procuramos o danadinho por um bom tempo e esse acabamos ficando sem ver. Até então eu nunca tinha visto a espécie, seria incrível registrá-la, mas não foi dessa vez…
Outro pica-pau que procurávamos incessantemente era o pica-pau-de-testa-branca (Melanerpes cactorum) que andava aparecendo na cidade naquele período. Rodamos por alguns lugares para tentarmos encontrá-lo e adivinha? Conseguimos encontrar essa espécie que já me tirara o sono noutras ocasiões. Sim, eu sempre quis encontrar esse bichinho e vê-lo ali, dando mole foi inesquecível!! Tem coisas que só acontecem quando estou com o Leonildo, sempre acabamos encontrando alguma raridade em algum local que visitamos juntos, por isso que a parceria é boa!!

Abaixo, algumas fotos do pica-pau-de-testa-branca (Melanerpes cactorum):

Nossa segunda parte da viagem foi nos municípios de Bagé, Aceguá e Pinheiro Machado, onde também conseguimos avistar algumas espécies-alvo da lista deles! Foram 5 dias com muita ave legal e mais algumas ótimas histórias pra contar!!

Principais espécies encontradas nesses dias:

cisne-de-pescoço-preto – Cygnus melancoryphus
mergulhão-de-orelha-branca – Rollandia rolland
pomba-do-orvalho – Patagioenas maculosa
gavião-cinza – Circus cinereus
águia-serrana – Geranoaetus melanoleucus
pica-pau-de-testa-branca – Melanerpes cactorum
arapaçu-platino – Drymornis bridgesii
rabudinho – Leptasthenura platensis
tio-tio-pequeno – Phacellodomus sibilatrix
lenheiro – Asthenes baeri
arredio-do-gravatá – Limnoctites rectirostris
corta-ramos – Phytotoma rutila
alegrinho-trinador – Serpophaga griseicapilla
cardeal-amarelo – Gubernatrix cristata

Abaixo, algumas fotos feitas nesses dias:

Para ver todas espécies que encontramos, clique nesse link e acesse nossa Trip Report no eBird!

Realmente dá uma saudade de ver a bicharada de inverno e essa luz perfeita que tem no RS durante essa época mais fria! Agradeço aos guris pela parceria de sempre e logo logo estaremos juntos novamente rodando por aí atrás da bicharada!!

Recado importante agora!! É sério! Hahaha

Estou com a agenda aberta para a segunda quinzena de fevereiro, ótima época pra visitar a Lagoa do Peixe e até mesmo o Parque do Espinilho! Janeiro é muito quente e por isso começa a ficar melhor sempre a partir de fevereiro pra observação de aves aqui no sul. A segunda coisa e não menos importante, é que ainda há algumas vagas para o Workshop que ocorrerá no final de março na Lagoa do Peixe. Clique nesse link e veja todos os detalhes ou clique no banner abaixo nessa publicação, tenho certeza que será uma experiência incrível!!

Agradeço à ti, que leu todo esse post e que nos acompanha desde sempre!!

Deixe um comentário e compartilhe com seus amigos, bora incentivar o povo a falar sobre passarinho! Até a próxima!!

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.