DIÁRIO DE GUIA – Fabyano, Marilize e Nina

Por: Raphael Kurz

E lá vamos nós mais uma vez correr atrás do “tempo perdido” pra tentar dar uma atualizada no blog! Eu sempre gostei de escrever sobre as saídas que fazemos por aqui, mas o tempo tem ficado curto e a procrastinação quase sempre se faz presente, dificultando bastante a vida de um “escritor” nas horas vagas… Brincadeiras à parte, é sempre bom escrever aqui e relembrar bons momentos que tive com bons amigos aqui na região…

E hoje, quero contar brevemente como foi a saída com o Fabyano, com a Nina e com a Marilize. Acredite se quiser, mas essa saída foi em julho e estou conseguindo escrever apenas em dezembro e sim, tenho muitos outros posts atrasados, mas agora entrarei de férias e terei 45 dias pra tentar colocar tudo em ordem por aqui!! Mas tá, vamos falar do que interessa? Bora falar de passarinho!!

Os três já haviam vindo passarinhar comigo por aqui, mas faltaram algumas espécies de inverno e é claro, faltaram as aves do Parque do Espinilho. E no inverno, dá pra ver bastante coisa legal no Parque. Obviamente o frio é intenso, mas passarinheiro que é passarinheiro tem que estar preparado pra toda e qualquer adversidade climática, não é mesmo? Falando em clima, no nosso primeiro dia no Parque, a chuva não deu trégua e lembro que ficamos o dia todo dentro da sede, conversando e esperando o dia seguinte chegar.. Mas deu pra aproveitar e fazer boas fotos do corta-ramos (Phytotoma rutila) de dentro do carro. Sim, de dentro do carro! Nesse época do ano, o corta-ramos é figurinha carimbada em alguns locais próximos da sede. Foi o que deu pra fazer…

Já no outro dia, sem chuva, fomos atrás das espécies endêmicas e conseguimos ver todas elas logo no primeiro dia. O que faz parecer fácil o trabalho, mas tem dias que a gente tem bastante sorte e conseguimos rapidamente encontrar todas as espécies. Com isso, até conseguimos antecipar nossa volta pra região de Pinheiro Machado, onde o show ficou por conta do arredio-do-gravatá (Limnoctites rectirostris), outra espécie ameaçada aqui da região. Ahhhhhhhh, já ia esquecendo, mas antes de irmos pro Espinilho, nós rodamos bastante em Rio Grande e o objetivo principal foi alcançado, que era ver o joão-platino, espécie incrível e bem difícil de se encontrar!!

Abaixo, a lista de algumas espécies que encontramos nessa expedição:

  • mergulhão-de-orelha-branca – Rollandia rolland
  • carqueja-de-escudo-vermelho – Fulica rufifrons
  • batuíra-de-peito-tijolo – Charadrius modestus
  • gaivota-de-rabo-preto – Larus atlanticus
  • arapaçu-platino – Drymornis bridgesii
  • pedreiro-dos-andes – Cinclodes fuscus
  • rabudinho – Leptasthenura platensis
  • tio-tio-pequeno – Phacellodomus sibilatrix
  • corredor-crestudo – Coryphistera alaudina
  • lenheiro – Asthenes baeri
  • joão-platino – Asthenes hudsoni
  • arredio-do-gravatá – Limnoctites rectirostris
  • coperete – Pseudoseisura lophotes
  • corta-ramos – Phytotoma rutila
  • cardeal-amarelo – Gubernatrix cristata

Abaixo, algumas fotos feitas nesses dias:

Foram mais de 130 espécies observadas nesses dias juntos. Para acessar o nosso Trip Report no eBird, clique nesse link!

Queria deixar público meu agradecimento ao Fabyano, à Nina e à Marilize pela parceria e pela paciência nessa super expedição que tivemos, as vezes o clima não colabora muito no início, mas o importante é que conseguimos 100% de êxito ao encontrar as espécies-alvo. Sempre muito bom estar com vocês aqui no sul e que em breve possamos nos encontrar novamente pra ver passarinho e tomar uma cervejinha!

Pessoal, estou com a agenda aberta para 2023, bora vir pro RS fotografar essas e outras espécies? Só mandar mensagem e agendar tua expedição e vamos que vamos atrás da bicharada!!

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.