Por Raphael Kurz
Bora falar de mais uma tour por aqui? Foram 5 dias que se passaram tão rápido que pareceram apenas 2!!
Tive a oportunidade de receber um ser humano incrível, que já é passarinheiro antigo, mas que começou a voar pra mais longe por agora. O Marcelo, sem dúvidas, foi uma das melhores pessoas que conheci trabalhando com observação de aves e tivemos ótimos dias aqui “atrás de passarinho”.
Obs.: Escolhi a foto dos cisnes-de-pescoço-preto pra capa do post, porque segundo o Marcelo, foi um dos momentos mais especiais da vida dele. Então vale eterninazar a lembrança do momento!!
Rodamos por Rio Grande, Bagé, Aceguá, Pinheiro Machado, Pelotas e Morro Redondo. “Nossa, Raphael!! Tantas cidades em apenas 5 dias?” Simmm! Com organização dá pra fazer muita coisa legal, a chuva até tentou nos atrapalhar, mas no fim deu tudo muito certo!!
Começamos a viagem por Rio Grande, onde vimos várias boas espécies, como o raro joão-platino. Inclusive, tem uma matéria muito legal aqui no nosso site que mostra o quão rara e ameaçada essa espécie está. Para ler, clique aqui.
Em Bagé e Aceguá, pegamos dias chuvosos, mas aproveitamos bastante e deu pra ver até a águia-serrana, que nem sempre encontro por aqui!! Na sequencia, fomos em Pinheiro Machado, no meu “local mágico”. Mas porque mágico? Porque é um local incrível que é muito bom de se fotografar. Por lá o show ficou por conta do sanhaço-frade e da saíra-preciosa. Dois traupídeos lindos aqui do pampa!!
Sítio Flor & Osória
Nosso último dia foi no Sítio Flor & Osória, local que dispensa apresentações! Sempre que vamos lá é sucesso total, muita ave legal e fáceis de se fotografar, graças ao comedouro cuidado com muito carinho pelo Gustavo, proprietário do sítio e grande parceiro do Aves do Sul!!
Dá uma olhada nas fotos que foram feitas por lá!!
Abaixo, o trip reports do e_Bird, onde mostra as cidades que visitamos e o número de espécies avistadas.
Por mais que eu tenha perdido minha caixinha JBL nessa tour, o resultado não poderia ter sido melhor! Eu confesso que adorei estar com o Marcelo nesses dias. Muito papo bom, coisas construtivas e a certeza que fiz um grande novo amigo! Como eu sempre falo: “A melhor coisa da observação de aves é conhecer boas pessoas” e sei que estou sendo repetitivo, mas foi muito massa mesmo!!!!!!!!!!
Encerro o post agradecendo o Marcelo por ter entrado em contato comigo e por ter vindo pro sul. Com tantas opções Brasil à fora, fico muito feliz quando o pessoal escolher “começar” por aqui!!
No mais, era isso pessoal!!
Aproveito pra dizer que estamos reestruturando todo o Aves do Sul e logo logo vai ter muita coisa massa por aqui! Novos destinos, novos estados e até mesmo novos países!! Mas no tempo certo, quem lê o que é escrito aqui vai saber de tudo!!
E ah… Já estamos com as inscrições abertas pra segunda edição do nosso WorkPhoto na Lagoa do Peixe!! Vai ser em março de 2023, confira os detalhes nesse link!! Obs.: São pouquíssimas vagas!!
Agora sim, parei de falar… Ops, de escrever!! Até a próxima e booooora passarinhar!!!!