DIÁRIO DE GUIA: Christina e Ralph Hatt

Booooooooooooooora falar de passarinho por aqui mais uma vez? Bora!!!!

Hoje quero contar resumidamente pra vocês como foi o tour com o Ralph e com a Chris aqui no RS. Foram 10 dias de expedição atrás das aves endêmicas do RS! Será que deu pra ver muita coisa boa? Então senta aí e lê até o final!!

Antes de começar a contar como foi essa aventura, quero agradecer à todos que me mandam mensagem perguntando porque eu não posto mais aqui com tanta frequencia. Eu queria aproveitar e dizer que não é fácil manter um blog atualizado, é um baita trabalho renderizar as fotos e organizar tudo, mas o mais difícil é achar inspiração pra escrever e tentar detalhar tudo que aconteceu. Minha rotina anda bem corrida, mas aos poucos vou escrevendo aqui e tentando deixar tudo “ok”!!

 

Bora falar de passarinho então?

O Ralph e a Chris entraram em contato comigo ainda no ano passado e desde já, começamos a organizar essa viagem pelo RS. Como eles tinham 10 dias disponíveis, montei o tour iniciando da Lagoa do Peixe e indo até o Parque do Espinilho, rodamos mais de 2 mil quilometros pelo pampa atrás de aves e sim, deu pra ver muuuuita coisa legal! Dezenas de espécies endêmicas, dezenas de espécies limícolas na Lagoa do Peixe e dezenas de espécies migratórias. Foi uma das minhas melhores viagens até hoje, sem dúvidas.
É muito bom ver passarinho, mas melhor que isso, é mostrar para pessoas tão especiais como o Ralph e a Chris. Fizemos uma super viagem regada de bons papos, boa comida e sei que tô sendo repetitivo, mas muitas aves!

Iniciamos na Lagoa do Peixe, passamos por Rio Grande, Pinheiro Machado, Bagé, Aceguá, Santana do Livramento e Barra do Quaraí. Considero esses municípios como alguns dos mais importantes para observação de aves no estado. Mas desde lá, já comecei a explorar outras áreas mais centrais do estado, como Rosário do Sul e São Gabriel. Dois municípios com grande possibilidade de entrarem no radar para os próximos tours.

Espécies destaques da viagem

Obviamente os destaques ficaram por conta dos endêmicos, como o cardeal-amarelo e todas aves do Parque do Espinilho que apareceram super bem para nós. Um dos momentos mais legais, foi nossa volta em Santana do Livramento onde encontramos o arredio-do-gravatá, espécie muito apreciada por observadores de aves do Brasil todo e esse deu show, facilitou muito nossa vida!! Em seguida vimos uma águia-serrana pousada num eucalipto na beira da estrada, outro momento de rara e extrema alegria!!
Em Aceguá, “corremos” bastante, pois o tempo era curto, mas deu pra ver um belo desfile dos cisnes-de-pescoço-preto, do amarelinho-do-junco e do tricolino.

Se eu parar pra escrever aqui sobre cada espécie, eu vou escrever uma bíblia, porque realmente a gente conseguiu ver muita coisa massa!!

Abaixo, algumas fotos da expedição:

Para identificar alguma espécie que você não conhece, te convido a ver todo nosso relatório de viagem no e_Bird Trip Reports, basta clicar aqui. E por falar em e_Bird… Como é bom receber pessoas que também utilizam essa excelente plataforma para anotar e salvar tudo que acontece na passarinhada. Infelizmente poucas pessoas usam, mas acredito que aos poucos todos irão se conscientizar da importância da plataforma e irão começar a submeter listas também.

Pra finalizar, agradeço de coração ao Ralph e a Chris pela parceria nesses 10 dias. Muito fácil conviver com pessoas legais durante esse tempo todo!! Espero que em breve possamos nos reencontrar, nem que seja pra comer um docinho e tomar uma cerveja, que já é extremamente válido pela ótima cia!!

Estamos com a agenda aberta para o segundo semestre. Bora passarinhar no RS? Entre em contato e agende seu tour!!! Clique aqui e acesse nossa agenda!!

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.