Buenas, meu querido leitor! Bora falar de mais um tour aqui pelo sul? Seguimos publicando sobre as saídas do mês de janeiro (Sim, estamos bem atrasados, mas aos poucos iremos atualizando tudo por aqui). Durante 4 dias (23 à 26/01), recebi o José Bender, observador de aves que mora em Santa Cruz do Sul, aqui mesmo no estado do Rio Grande do Sul. O objetivo dele era observar algumas espécies que ainda não havia registrado, sempre é bom fazer lifers, não é mesmo? Mas além disso, ele buscava fazer boas fotos e sim, ele foi muito competente e conseguiu ver algumas espécies bem legais nesses nossos dias juntos.
Sobre a saída
Nos encontramos Pelotas e o tour começou pela região de Pelotas e Rio Grande. Por aqui, tivemos inúmeras surpresas positivas, onde conseguimos ver o caboclinho-de-papo-branco em um lugar inesperado e deu pra fazer fotos lindas dessa espécie que enche os olhos de todos observadores por causa da sua beleza e suas particularidades, como a migração e o risco de extinção. Além dele, registramos o gavião-preto e a sanã-parda, aves que nem sempre encontramos.
A segunda parte da nossa viagem foi em Bagé, mas no meio do caminho passamos por Pinheiro Machado, município que fica na metade do caminho entre Pelotas e Bagé. Nesse ano começamos a passar com frequência por Pinheiro e notamos que tem muita espécie legal na região e já virou um novo ponto para observação de aves no estado. O veste-amarela sempre sempre aparece bem numa área super preservada do bioma pampa e sabemos que é uma espécie ameaçada por perda de habitat. Nessa mesma área, também encontramos com frequência uma população (Cerca de 8 indivíduos) de gavião-de-rabo-branco, o que é incomum aqui na nossa região.
Abaixo, algumas espécies vistas durante o tour:
Durante esses quatro dias, observamos mais de 120 espécies e você pode ver todas elas clicando aqui. Muito legal essa ferramenta do e-Bird onde conseguimos compilar todas as listas e vermos tudo que foi registrado e observado, vale a pena clicar no link ali pra ver tudo certinho!
Pra encerrar o post, agradeço o José pela parceria nesses quatro dias, é sempre bom conhecer pessoas legais, ainda mais que moram no mesmo estado!!
Meu conselho é que é sempre bom fazer esse roteiro em 5 dias pra irmos com calma atrás das aves, mas conseguimos ver praticamente todas espécies-alvo em apenas 4 dias, fazendo com que a viagem tenha sido extremamente produtiva!
Estamos com a agenda aberta para o mês de maio, ótima época pra ver as aves migrantes de inverno aqui na região (Especialmente no município de Rio Grande, Bagé e Aceguá). Ótima época pra observar o colegial e o pedreiro-dos-andes.
Bora agendar teu tour conosco? Dá uma olhada na nossa agenda clicando aqui.
Escrever aqui, renderizar fotos e organizar todo post dá um certo trabalhinho, então ajude o nosso trabalho compartilhando com seus amigos em grupos do WhatsApp e no Facebook, bora levar passarinho pra todos cantos desse Brasilzão!!
OBSERVAÇÃO DE AVES NO RS É COM O AVES DO SUL!!! BORA PASSARINHAR!!