Buenas, pessoal! Bora dar uma atualizada do que anda rolando de aves aqui no sul? Dessa vez, quero escrever resumidamente sobre essa saída que fizemos durante 5 dias aqui nesse mês de setembro. Mais precisamente dos dias 6 ao 11 estivemos rodando pelos municípios de Bagé, Aceguá, Morro Redondo (Sítio Flor & Osória) e Rio Grande.
Então, confesso que foi um desafio e tanto lidar com as variações climáticas durante esses 5 dias. Enfrentamos dias bem feios com chuva, vento e frio. Mas graças a Deus, deu tudo certo!
Bagé e Aceguá
O primeiro dia, em Bagé e Aceguá, o tempo estava relativamente bom, fazendo com que a gente conseguisse encontrar basicamente tudo aquilo que procurávamos e sim, deu pra fazer muita foto legal logo na nossa primeira “voltinha” por aqui. Já no segundo dia, veio a chuvarada. Choveu quase 180mm no dia fazendo com que perdessemos praticamente todo o dia pra chuva. Na parte da tarde, voltamos pra Rio Grande e fomos até a Praia do Cassino. Pra não dizer que foi perdido, por lá ainda conseguimos encontrar a gaivota-de-rabo-preto (que não apareceu novamente nos outros dias).
Algumas fotos da região de Bagé e Aceguá:
Sítio Flor & Osória
No nosso terceiro dia de expedição, estávamos programados para ir em Rio Grande pra ver algumas espécies daqui da região, mas como amanheceu chovendo horrores, resolvemos trocar o itinerário e fomos para o Sítio Flor & Osória. Por lá, há um comedouro incrível, onde sempre aparecem várias espécies legais (ainda mais em dias chuvosos e frios), então porque não irmos pra lá, né?
Como sempre, fomos muito bem recebidos pelo Gustavo e pela Fabiana, que fez um almoço incrível pra nós. Já fica o convite à todos que forem vir pro sul, vale muito a pena visitar o Flor & Osória.
Algumas fotos feitas no Flor & Osória:
Rio Grande
Agora sim, a melhor parte da viagem: Rio Grande e arredores. Eu sou suspeito pra falar, mas sou completamente apaixonado pelas aves da região de Rio Grande, sempre que saímos por aqui, dá pra ver MUUUUUUUUUUITA coisa legal e dessa vez não foi diferente!
Deu pra ver muita coisa legal, como o joão-platino, o gavião-cinza, o tricolino e o papa-piri, espécie que a Eliane queria muuuuito ver. Importante comentar isso, porque o bichinho deu um baita trabalho, mas no final deu tudo certo e ela saiu daqui com um super fotão do bicho e com um sorrisão no rosto!!
Quando ela registrou ele eu até comentei: “Eliane, tirei uma mochila de 20kg das costas agora”. Mas porque isso? Porque quem trabalha como guia sabe a pressão interna que sofremos pra ajudar o cliente fazer uma foto boa da espécie-alvo que ele veio atrás. Outro momento da viagem super legal foi quando encontramos a viuvinha-de-óculos, espécie que basicamente todas pessoas que fotografam no sul querem fazer uma boa foto.
Algumas fotos feitas em Rio Grande:
No mais, fica meu agradecimento ao Robert e a Eliane pela super viagem que tivemos. Apesar de todas adversidades climáticas, tudo saiu como o esperado. Muita foto legal e mais de 50 lifers registrados por eles. Detalhe: Eles são ótimos fotógrafos e estou ansioso pra ver as fotos deles no Wikiaves.
Encerramos por aqui, logo logo volto a atualizar aqui sobre as saídas com o Vitor Laubé e com o Matias Jardim e a Luiza Sied, onde deu pra ver várias espécies incríveis, fica ligado!!!
Compartilha essa publicação nas redes sociais e com seus amigos, bora ajudar o nosso blog crescer um pouquinho! (Dá um trabalhinho manter tudo isso aqui atualizado).