Por: Raphael Kurz
A observação de aves te traz isso, a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e fazer novos amigos…
Buenas pessoal, enfim vou escrever sobre a saída com o Climério Brito aqui pelo sul, onde rodamos os municípios de Bagé, Aceguá e Rio Grande em busca de novas espécies de aves para a lista de lifers dele.
Então, essa saída já estava “engatilhada” desde o ano passado, mas devido a pandemia fomos adiando e enfim, pudemos nos conhecer pessoalmente e passamos quatro dias juntos aqui pelas bandas do Rio Grande do Sul. Tínhamos “pouco tempo”, pra percorrer esses municípios e meu objetivo era fazer o maior número de espécies no menor tempo, pra aproveitar com mais calma os últimos dias.
Mas bora falar de passarinhos?
No nosso primeiro dia, rodamos Bagé e Aceguá em busca de aves típicas do pampa. Logo no início da manhã já deu pra registrar super bem o arredio-do-gravatá, o tio-tio e o arapaçu-platino. Aves que 99% dos observadores que vem pro sul querem registrar e nessa parte do nosso roteiro, encontramos com bastaaante frequência. Finalizamos a manhã e fomos almoçar, onde o Climério comeu um bom cordeiro do pampa, um dos melhores do Brasil. Seguindo nos passarinhos, na parte da tarde, fomos para Aceguá e por lá, registramos o caminheiro-de-unha-curta e tentamos o gaucho-chocolate, mas infelizmente as aves já não estavam mais no local que encontramos das últimas vezes…
Nem tudo são flores
No nosso segundo dia, enfrentamos um tempo bem fechado, com chuva e vento e quem é passarinheiro sabe o quanto isso nos atrapalha. Fomos até Aceguá e mesmo assim conseguimos ver o mergulhão-de-orelha-branca e outras aves da lista dele. No meio-dia, almoçamos e fomos visitar os free-shops da fronteira. Já que não tinha passarinho, o Climério aproveitou o tempo pra comprar uns vinhos e após isso, resolvemos voltar em direção à Pelotas. No caminho, entramos numa estrada de chão no município de Pinheiro Machado, onde eu encontro com certa frequência um bando de veste-amarela, mas não conseguimos vê-los dessa vez.
Rio Grande e suas aves fantásticas
Os dois últimos dias da nossa viagem foram em Rio Grande e por aqui, como sempre, foi um sucesso!! Encontramos muitas aves legais da lista do Climério e ficou faltando apenas a pomba-antártica, que também já foi embora lá da Praia do Cassino. Mas o momento mais legal da viagem, foi na última tarde que estivemos juntos, quando eu resolvi dar uma paradinha no local que eu registrei pela primeira vez o papa-piri, láááá em 2015, pra ver se poderíamos encontrá-lo por ali. Em 10 minutos, foram três lifers muito, mas muito bem fotografados pelo Climério. O bate-bico, o amarelinh0-do-junco e claro, o lindo papa-piri. E as fotos dele ficaram incríveis (Estou ansioso pra ver ela no WikiAves).
Lista de lifers do Climério durante esses quatro dias:
- carqueja-de-bico-amarelo
- amarelinho-do-junco
- bate-bico
- papa-piri
- sanhaçu-papa-laranja
- arredio-de-papo-manchado
- joão-da-palha
- batuíra-de-peito-tijolo
- pedreiro-dos-andes
- andorinha-chilena
- boininha
- sargento
- joão-platino
- dragão
- curriqueiro
- trinta-reis-de-coroa-branca
- colegial
- mandrião-chileno
- batuíra-de-coleira-dupla
- gaivota-de-rabo-preto
- gaivota-maria-velha
- maçarico-de-bico-virado
- carqueja-de-escudo-vermelho
- arredio
- viuvinha-de-óculos
- mergulhão-de-orelha-branca
- capororoca
- mergulhão-grande
- frango-d’água0-carijó
- marreca-pardinha
- caminheiro-de-unha-curta
- marreca-de-coleira
- cisne-de-pescoço-preto
- marreca-parda
- bico-duro
- arapaçu-platino
- arredio-do-gravatá
- pomba-do-orvalho
- tio-tio
Nada mal pra quem já tem mais de 1000 espécies registradas e ficou apenas quatro dias né?
Abaixo, algumas fotos feitas durante a viagem:
Além da saída ter sido muito proveitosa, eu fiquei muito feliz em ter conhecido pessoalmente o Climério. Já éramos amigos nas redes sociais, mas nada melhor que o “olho no olho” pra gente saber quem são as pessoas que nos relacionamos nas redes sociais, né? E o Climério é esse cara incrível que eu já tinha ouvido falar muito bem por aí. Conversamos muito, sobre a vida, sobre negócios, sobre a mente humana e várias outros assuntos que com certeza, me agregaram muito e me trouxeram muito conhecimento. Afinal, não é sempre que a gente tem a oportunidade de passar quatro dias ao lado de um psicólogo né? Tive que aproveitar!!
No mais, era isso. Agradeço de coração ao Climério pela visita e espero que em breve possamos repetir o passeio e estender até a Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul!
Quer agendar sua saída conosco? Dá uma olhada na nossa agenda e bora marcar uma expedição pelo pampa gaúcho!!