EM CAMPO: A pomba existe!

Por: Raphael Kurz.

Buenas pessoal, hoje vai ser um post diferente dos demais. Dia de muita alegria, onde posso dizer que realizei um sonho fotografando uma espécie.

Qual a graça de fotografar uma pomba né? Geralmente todos fotógrafos e observadores de aves deixam de fotografar essas pombas que aparecem, mas a pomba de hoje é uma pomba bem diferente das demais, hoje foi dia da pomba-antártica (Chionis albus), espécie muito rara no Rio Grande do Sul. Ela havia aparecido no litoral norte do estado no início desse mês, mas aqui no extremo sul, já fazia mais de 20 anos que não era registrada.

Lembro que até pedi no “Birdwatching RS”, (grupo de WhatsApp), para que alguém escrevesse alguma matéria sobre o achado pra eu publicar aqui, mas na época ninguém me respondeu (o que é normal) e deixei isso passar.

Desde então, venho conversando com algumas pessoas aqui da região sul sobre a possibilidade de encontrar essa rara espécie por aqui. Conversei com o Dornelles, professor de biologia da UFPel e chegamos a marcar de irmos até o final dos Molhes da Barra pra tentar encontrá-la por ali. Pelo que li, ela gosta bastante de ficar em pedras e também está sempre “na volta” de pescadores aproveitando os peixes descartados pra se alimentar. Infelizmente não consegui ir com o professor, pois ele se vacinou contra a COVID e os efeitos colaterais da vacina fizeram com que ele não pudesse ir. 

Na semana passada, estive com o Gilvan e com o Fabiano por lá, mas a Praia estava fechada por causa da pandemia e além disso estava ventando muito e nos deixou impossibilitado de caminhar por lá.

Mesmo assim, eu não tinha tirado da cabeça que encontraria esse bichinho por lá…

Então hoje, foi o grande dia e quero contar pra você, como foi!!

Eu vou guiar o Leonildo na região de Bagé, Aceguá e na Fronteira Oeste e combinamos de sair à partir do dia 23 (amanhã), mas ele conseguiu se liberar um pouco antes e chegou em Pelotas hoje pelo meio dia e combinamos de dar uma volta por Rio Grande mesmo, pra ver se encontrávamos alguns lifers pra ele por aqui mesmo. Só hoje à tarde conseguimos 8, mas isso vai ficar pra próxima postagem, vamos falar sobre a pomba que é o que importa!

Fomos em direção à Praia do Cassino para tentar registrar a gaivota-de-rabo-preto que eu estava vendo com certa frequência por lá. O objetivo era esse, ver e registrar essa espécie! No caminho ainda conversávamos sobre a aventura dele de Porto Alegre à Imbé pra registrar a pomba-antártica e o quanto os observadores de aves são loucos por fazerem esse tipo de aventura. Citei o filme “O Grande Ano”, onde essas coisas ficam bem claras, esse tipo de loucura que só nós, os observadores de aves, temos em comum.

Chegando na Praia, andamos pouco mais de 1km de carro, quando eu avisto a gaivota. O Leonildo começou a fazer fotos e eu falei: “Anda um pouquinho mais pra frente e entra em direção ao mar, pra tu ficar com ângulo melhor por causa do sol”. Foi exatamente isso, até que eu olho pro outro lado e vejo ela…

A TAL DA POMBA QUE EU TANTO FALEI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Na hora eu travei e até meio que gritei: “OLHA LÁ A POMBA”!!!! No calor do momento, deu aquela tremedeira que todo observador passa quando fica de cara com uma espécie que tanto procura e eu fiz uma foto ridícula de dentro do carro. Minha preocupação era não atrapalhar o Leonildo com a gaivota, né? Mas como hoje estávamos passarinhando “sem compromisso”, eu desci e fui me aproximando da bendita pomba. Ela é feinha? Sim, é. Mas é rara que dói e merecia um registro decente!!

Me deitei na areia, me enchi de terra, mas consegui o registro dela!! Pra mim, um dos registros mais importantes da minha vida, sem dúvidas. Dá uma olhada no vídeo e nas fotos aí!

 

É uma ave bonitona como a gente sempre procura fotografar? Não! É um sonho realizado? Sim!!!!!!!!!! Então isso é muito mais legal que fotografar aquele bichinho de comedouro que tá todo ano lá, ao menos eu penso assim! Imediatamente peguei a coordenada e enviei pra alguns amigos de confiança que conheço aqui do sul. Espero que ela fique mais uns dias ali pra outras pessoas registrarem ela também! Raridade vale a pena um esforço maior, né?

Minha dica é: Mentalize a espécie que você pretende encontrar e vá atrás, uma hora vai dar certo! Ano passado foi com a sanã-cinza aqui em Rio Grande, esse ano foi com a pomba-antártica!!

 

Conheça nossos destinos e agende sua saída conosco, além dessas surpresas, tem muita ave legal pra gente ver juntos! E ah, lembrando que a viagem pra ver as aves começa apenas amanhã, então fica ligado que vai vir mais bicho legal por aqui!!

Foi difícil escolher uma pra publicar no Wikiaves, mas escolhi essa aqui.

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Excelente
Com base em 139 avaliações
Teca Resende
Teca Resende
27/04/2024
A Expedição PAPAGAIO-CHARÃO foi nota dez!!! Tudo muito organizado, nas guiadas pude fotografar, além do papagaio-charão, mais 18 espécies novas pra minha lista do WA que agora vai ficar com 682 espécies. A revoada é incrível e emocionante! Tivemos oportunidade de presenciar esse evento maravilhoso por três dias e cada dia foi um espetáculo a parte. Só gratidão ao Raphael e a Icterus Turismo pela oportunidade que tive. Parabéns!
EZEQUIEL MANTEY
EZEQUIEL MANTEY
07/04/2024
Simplesmente incrível!Teria muitos adjetivos pra se dizer a respeito dessa experiência.A Kacau manja tudo de fotografia e edição, e o Raphael sabe aonde os bichos estão , recomendo sempre .
Thomaz Silva
Thomaz Silva
07/04/2024
Ter passado com @raphaelkurz (@avesdosul.com.br) e @kacau.oliveira.fineart estes dias foi especial! Além de muito aprendizado pois esses dois dominam como poucos as suas áreas de atuação, eles são ótimas companhias! Espero ter oportunidade de repetir. Muito obrigado!
Flavia Ferme
Flavia Ferme
01/04/2024
Experiência dez. Tudo muito bom. O guia Raphael , conhece muito de aves e a mega fotógrafa Kacau, cumpriram exatamente tudo que estava acordado na publicidade do evento. A pousada escolhida, extremamente limpa e o pessoal atencioso e educados. Até o tempo e a natureza ajudaram, e fotografamos muitas aves. Obrigada aos dois, aprendi muito. E a turma ótima, todos ficamos amigos e trocando experiências. Essas fotos são de celular, sem edição alguma.
Caio Osoegawa
Caio Osoegawa
31/03/2024
Tive o prazer de participar do 3º Workshop de fotografia na Lagoa do Peixe organizado pelo Raphael Kurz e pela Kacau Oliveira. Evento foi excelente e com pessoas maravilhosas. Aprendizado para a vida. Aproveitei a estadia para seguir mais alguns dias de passarinhada por Rio Grande. Raphael é um guia excepcional, que dispensa maiores elogios, é só ver as avaliações anteriores. Muitos lifers, fotões e ótimas histórias!
Elizete Nogueira Barbosa
Elizete Nogueira Barbosa
31/03/2024
Foi uma ótima experiência. Tudo perfeito.
Beth CR
Beth CR
27/03/2024
WorKphoto 2024 - turma 01. Uma experiência super emocionante e gratificante!!! Trabalho super profissional da Kacau e do Raphael Kurz!! Uma Sinergia Perfeita🥰 , além de que a Turma era super alto astral e muito colaborativa, amei!!! Conheci várias Aves do Sul e aprendi muito sobre Edição. Super recomendo 🥰 Obrigado e parabéns a todos os envolvidos👊🏽👏🏽
Silvia Mitiko Nishida
Silvia Mitiko Nishida
25/03/2024
Estive no III Workshop de Fotografias Aves do Sul (22 a 24 de março de 2024) e voltei de lá maravilhada com cada dia de aprendizado, crescimento pessoal e na arte de observar aves (com Raphael Kurz) e de registrá-las (com Kacau Oliveira). Kacau nos ajudou, magistralmente, a fotografar em campo e continuar edição das fotos das aves maravilhosas da Lagoa do Peixe e do entorno. Gratidão demais! Todos precisam vivenciar esta experiência. Parabéns pela organização e o acolhimento cuidadoso! Amei receber o guia Avifauna Gaúcha (Cláudio e Vítor Tim) e o delicadíssimo coleirinha esculpido pelo Eloir! Abraços da gratíssima Silvia!
Gabriela de Moraes
Gabriela de Moraes
24/03/2024
Guia Raphael é extremamente competente, cheio de entusiasmo pelo que faz e gentileza com todo o grupo. Foi sempre cuidadoso e sensível com a necessidade de cada um, respeitoso e organizado. Trouxe sempre um clima leve, divertido e nos garantiu muita segurança com sua liderança e direção da passarinhada, preocupado se a demanda de todos estava sendo atendida. Kacau é um ser humano extraordinário, uma das melhores pessoas que conheci na vida. Além fotografa espetacular, é uma professora incrível, didática e paciente, capaz de tirar o melhor de cada um e transformar vidas. Toda alimentação, estadia e dinâmica foram planejadas com zelo e cuidado, não tivemos nenhuma preocupação. Ainda fomos paparicados com um almoço diferenciado, lanchinhos e brindes lindos.
Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.