DIÁRIO DE GUIA: Wagner e Susana Coppede

Por: Raphael Kurz

Boooora falar de mais uma passarinhada por aqui? Dessa vez uma saída memorável com um casal nota 100000000000000 que esteve por aqui em agosto do ano passado! Acho que quem conhece o Wagner e a Susana concordo comigo, né? Mas antes de tudo já digo: Te prepara pra ver muita foto e muito bicho bonito, porque essa foi uma saída SENSACIONAL!!
Passamos uma semana juntos e conseguimos ver muita coisa massa, como você lerá a seguir!!

Wagner e Su nas nossas andanças na Lagoa do Peixe
Wagner e Su nas nossas andanças na Lagoa do Peixe

Sobre a saída:

Tínhamos 7 dias pra rodar alguns municípios e percorremos quase 1500km pra ver uma bicharada massa que só encontramos aqui no RS!! Rodamos por Bagé, Aceguá, Rio Grande, Lagoa do Peixe e no último dia fomos até o Sítio Flor & Osória, ótimo local pra ver aves em comedouro nessa época do ano!!
Quando conversei com o Wagner e com a Su, pra combinar sobre a viagem, eles falaram que essa seria a primeira viagem “pós-pandemia” e isso me deixou super contente, pois escolheram o RS e me escolheram como guia para executar essa “volta aos gramados”, literalmente kkkkk Mas agora vamos falar sobre as aves, que é o que interessa, não é mesmo?

Logo na nossa primeira manhã, lembro que a Su comentou que além dos lifers, ela gostaria muito de parar pra fazer fotos boas de todas aves que aparecessem. Obviamente o roteiro foi montado para vermos os lifers, mas durante o percurso sempre temos boas oportunidades de ver algumas espécies “dando mole” e são oportunidades que não podemos perder… Na nossa primeira parada, o cardeal-do-banhado deu um showzaço como é raro de se ver, já dava pra perceber que a viagem seria incrível, pois havíamos começado suuuuper bem!
Seguimos para a Lagoa do Peixe e por lá não foi diferente não. Foram praticamente 3 dias recheados de boas fotos e de aves incríveis. Com destaque para os flamingos, encontramos grandes bandos e deu pra fazer excelentes registros deles e de algumas outras espécies na Barra da Lagoa do Peixe.

A terceira etapa foi na região da campanha. Onde fomos atrás de algumas aves típicas do pampa, como o arredio-do-gravatá, do cisne-de-pescoço-preto, tricolino, caminheiro-de-unha-curta e outras espécies… Pra quem nunca visitou o pampa, fazer uma expedição de 5 dias contemplando Bagé, Aceguá e Rio Grande já é uma grande amostra de tudo que pode ser visto na região, são locais excelentes para observar e fotografar a bicharada!!!

E pra finalizar, rodamos por Rio Grande atrás de alguma ou outra espécie que não tínhamos visto nos primeiros dias aqui na planície costeira (litoral). Eu adoro falar de Rio Grande, pois é um município tão bom quanto Tavares e Mostardas para fotografia de aves. No inverno eu arrisco a dizer que é melhor vir pra cá, que encarar a Lagoa do Peixe, já que aqui temos estradas melhores e acesso a algumas áreas muito boas pra fotografar.
No último dia, fomos até o Sítio Flor & Osória e passamos a manhã no comedouro. Comedouro no sudeste do Brasil é top demais, mas aqui no sul dá pra ver algumas espécies diferentes, como a saíra-preciosa!!

Principais espécies que encontramos na nossa viagem:

cisne-de-pescoço-preto – Cygnus melancoryphus
capororoca – Coscoroba coscoroba
flamingo-chileno – Phoenicopterus chilensis
mergulhão-de-orelha-branca – Rollandia rolland
pomba-do-orvalho – Patagioenas maculosa
carqueja-de-escudo-vermelho – Fulica rufifrons
batuíra-de-coleira-dupla – Charadrius falklandicus
batuíra-de-peito-tijolo – Charadrius modestus
arapaçu-platino – Drymornis bridgesii
pedreiro-dos-andes – Cinclodes fuscus
tio-tio – Phacellodomus striaticollis
joão-platino – Asthenes hudsoni
arredio-do-gravatá – Limnoctites rectirostris
papa-piri – Tachuris rubrigastra
colegial – Lessonia rufa

 

Foram mais de 160 espécies encontradas, dá uma olhada no nosso Trip Report no eBird clicando nesse link: https://ebird.org/tripreport/71039

A viagem rendeu tanta foto legal que o Wagner e a Su montaram um calendário c0m as aves fotografadas no bioma pampa e eu fui agraciado com um exemplar que já está aqui em casa embelezando um pouco da minha sala!!

Calendário 2023 feito por eles

Foi uma viagem muito, mas muuuuito legal mesmo! Não digo legal apenas pelas aves, mas sim pela companhia. Guiar casais é sempre um desafio pra mim, mas o Wagner e a Su foi muito tranquilo, a parceria que eles tem um com o outro é de certa forma, um exemplo pra mim! Muito carinhosos e preocupados um com o outro fazem com que o momentos de fotografar sejam super leves e aconteçam de forma natural. Agradeço aos dois pela companhia e pelas ótimas conversas dentro do carro. Aprendi muito estando com vocês e não vejo a hora de reencontrá-los novamente. Espero que estejamos juntos nesse ano no Avistar em maio!!

Estou com a agenda aberta para a segunda quinzena de fevereiro, ótima época pra visitar a Lagoa do Peixe e até mesmo o Parque do Espinilho! Janeiro é muito quente e por isso começa a ficar melhor sempre a partir de fevereiro pra observação de aves aqui no sul. A segunda coisa e não menos importante, é que ainda há algumas vagas para o Workshop que ocorrerá no final de março na Lagoa do Peixe. Clique nesse link e veja todos os detalhes ou clique no banner abaixo nessa publicação, tenho certeza que será uma experiência incrível!!

Agradeço à ti, que leu todo esse post e que nos acompanha desde sempre!!

Deixe um comentário e compartilhe com seus amigos, bora incentivar o povo a falar sobre passarinho! Até a próxima!!

 

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.