DIÁRIO DE GUIA: Paulo Torres

Por: Raphael Kurz

Buenas, pessoal! 2024 chegou e aproveito a oportunidade pra você que nos acompanha um ótimo ano! Que seja um ano de diversas viagens, várias fotos e é claro, registro de novas espécies. Bora ver passarinho!!

Período de recesso por aqui, mas nos próximos dias já voltaremos à campo com tudo e iremos até Caxias do Sul pra ver alguns passarinhos por lá! Nesse momento estou em Santo Antônio da Patrulha, região incrível com diversas espécies de aves e nos últimos dias estou aproveitando pra rodar bastante pela região e conhecer alguns novos locais com potencial enorme para inaugurar novos roteiros pela Serra Gaúcha e região da Mata Atlântica! Fica ligado que logo logo teremos novidades nesse 2024 que está apenas começando!!

Sobre a expedição:

Eu conheci o Paulo no Avistar e logo após eu apresentar o Rio Grande do Sul na palestra da Destinos Silvestres, ele me chamou e conversamos. Ali acertamos que ele teria apenas um período para passarinhar por aqui. Justamente o período que estamos de recesso, mas como conversamos lá, conseguimos organizar uma saída de apenas dois dias (27 e 28 de dezembro) e nosso destino foi o Parque Nacional da Lagoa do Peixe.

Bora falar sobre essa passarinhada? Leia até o final do post!

Parque Nacional da Lagoa do Peixe

Nessa época do ano é um EXCELENTE período pra visitar a Lagoa do Peixe, já que as aves migratórias do hemisfério norte já estão por aqui e além de estarem por aqui, há bandos enormes delas no Parque.

Milhares de maçaricos e trinta-réis nos campos, na praia e nas áreas úmidas dão um show espetacular pra quem vem pra cá.

Algumas espécies são bem parecidas, como o maçarico-de-sobre-branco (Calidris fuscicollis) e o maçarico-rasteirinho (Calidris pusilla) e alguns detalhes em campo facilitam bastante sua identificação. Nessa saída, vimos os dois lado a lado e nitidamente o rasteirinho é menor que o sobre-branco, esses padrões são difíceis de serem flagrados por foto, mas em campo fica mais fácil.

O que chamou a atenção foi um bando imenso de maçaricos-branco (Calidris alba), haviam na base de 5 mil indivíduos em 3 bandos na Barra da Lagoa do Peixe.

Além das limícolas, é sempre bom ver o flamingo-chileno (Phoenicopterus chilensis), uma das aves-símbolo do Parque. E além dele, vimos muitas capororocas (Coscoroba coscoroba) e cisnes-de-pescoço-preto (Cygnus melancoryphus) nesses dois dias que rodamos pela Lagoa.

Nosso segundo dia foi com chuva, dificultando bastante nossa vida, mas mesmo assim deu pra fazer foto do papa-piri (Tachuris rubrigastra), um dos objetivos principais do Paulo.

Algumas espécies registradas na Lagoa do Peixe:

Conseguimos ver 71 espécies em pouco mais de um dia de observação pela Lagoa do Peixe. Costumo destacar sempre a quantidade de aves limícolas e migratórias, que considero as principais espécies do Parque!

 

 

Agradeço ao Paulo e à todos que estavam conosco nesses dias tão legais. Além dele, veio sua esposa e o Maurício e sua família! Pessoas incríveis que tive a honra e o prazer de encerrar meu ano de 2023 ao lado. Como o Paulo me disse no final da viagem: “Raphael, além de um guia, arrumei um novo amigo.” E sim, com certeza arrumou um baita amigo!! Que possamos nos encontrar mais vezes e seguirmos falando e indo atrás de passarinhos!!

Obrigado por tudo, até a próxima!!

 

Final de tarde com essa turma nota 1000 no Parque Nacional da Lagoa do Peixe.


A Lagoa do Peixe é INCRÍVEL nesse período de verão e por aqui podemos ver várias aves migratórias e é claro, algumas endêmicas da Lagoa. Temos algumas datas disponíveis ainda em janeiro. Bora passarinhar?

Falando em Lagoa do Peixe, temos apenas 4 vagas para nosso WorkPhoto em março! Clica no banner abaixo e veja todos os detalhes desse evento incrível.

 

Contatos:
Email: contato@avesdosul.com.br
WhatsApp: (53) 981079229

Veja o que nossos clientes dizem sobre nós

Mauricio Weingärtner
Mauricio Weingärtner
23/12/2023
Uma semana de muito aprendizado e registros de aves endêmicas além de outras. Raphael Kurz tem muito conhecimento da região e dos pontos específicos, onde buscamos registros de aves novas para mim e superando as expectativas. Ótima guiada com divertimento, atenção e bom astral!
Luciano Colauto
Luciano Colauto
12/12/2023
Em Dezembro de 2023 fizemos um passeio de 4 dias com o Raphael pela Lagoa do Peixe e região de Rio Grande. O Raphael é um excelente guia, competente, profissional, além de ser uma pessoa extremamente apaixonada pelo seu trabalho e que não mede esforços para proporcionar aos seus clientes uma experiência única. Recomendo seu trabalho.
José Carlos Tarasconi
José Carlos Tarasconi
06/12/2023
Passarinhada ótima com o excelente guia, Raphael Kurz. Só elogios!
Janine Schallenberger
Janine Schallenberger
21/11/2023
Na busca de algumas espécies de aves contamos com o conhecimento do "Aves do Sul", do guia Raphael Kurz. Sem dúvida foi a escolha mais acertada!!! Ótimo profissional! Recomendo!
Gustavo Dallaqua
Gustavo Dallaqua
20/11/2023
Raphael guided me in Pelotas, Rio Grande and Morro Redondo. A very professional guide, deep knowledge about the birds of the region and a great person. I recommend Raphael to everyone who needs a birdwatching guide, mainly at Rio Grande do Sul state.
Luis Fernando Bondan
Luis Fernando Bondan
20/11/2023
Excelente atendimento recebido pelo “Aves do Sul”. Superou as expectativas pelos resultados apresentados, visto que os objetivos eram bem específicos. Resultado conseguido devido ao conhecimento, experiência e dedicação do Raphael. Recomendo muito.
Luiz Ramassotti
Luiz Ramassotti
06/11/2023
Foram 5 dias muito agitados nas cidades de Pelotas, Rio Grande, Tavares e Mostarda. Percorremos muitas áreas de alagados , lagoas e praias. Encontramos uma diversidade de ambientes e espécies incríveis e endêmicas.
Elenita Biason
Elenita Biason
06/11/2023
Passamos 6 dias passarinhando no sul do RS. Guiados pelo Raphael Kurz-Aves do Sul, tivemos a experiência de fotografar inúmeras espécies. Raphael possui grande conhecimento da região e de aves - e onde encontrá-las! Além de ser muito simpático e divertido! Fotos e risadas foram constantes nesses dias. Faltou fotografar o papa-piri que não quis se mostrar para nós, o que é um motivo a mais para voltarmos à região. Obrigada Raphael por nos possibilitar o acréscimo de muitos passarinhos aos nossos registros e por superar nossas expectativas!
João Victor
João Victor
05/11/2023
Foi incrível! Mesmo com chuvas e contratempos conseguimos aproveitar todos os dias e observar uma grande quantidade de aves. O guia Raphael é uma pessoa incrível e grande conhecedor da região o que ajudou muito a termos uma experiência incrível! Já tenho planos de voltar ano que vem para conhecer outros roteiros
henri cesar coronfly
henri cesar coronfly
14/10/2023
A região com suas áreas de banhado a se perder de vista e a orla do litoral trazem os componentes para um sem número de aves e lindas paisagens. Ao meu lado, contei com a presença do incansável Raphael Kurz. Minha volta se deve também a ele e seu site avesdosul, através do qual iniciei o interesse e planejamento. Raphael é minuncioso, um "passarinheiro" e amigo que cuida de cada detalhe com todo o carinho e dedicação. Assim consegue se colocar em nosso lugar e se preocupa com cada espécie, informações a respeito, monitorando seus locais constantemente e nos "entregando" o melhor. Minha mensagem é de agradecimento por todos os momentos, pelas conversas, pelas espécies mostradas, pelos registros conseguidos, por voltar ao contato com tantas pessoas maravilhosas aqui no sul e por fim, por tua valiosa amizade. Grande abs
Open chat
Para mais informações, envie uma mensagem diretamente no nosso WhatsApp.