Buenas, pessoal! Bora falar de passarinho mais uma vez?
No início de maio, recebemos o Cesar, observador de aves que veio de carro do Rio de Janeiro pra observar aves conosco. Ele veio pro RS e passou por São Francisco de Paula, Barra do Quaraí e outros municípios antes de vir fotografar conosco. Antes disso, passou por outros estados, como Paraná e Santa Catarina e conseguiu ver muita ave legal com os guias de lá!!
Aqui na região, visitamos a planície costeira! Rio Grande e Lagoa do Peixe foram os locais escolhidos para irmos atrás da bicharada!
Muitas pessoas não conhecem a potencial do município de Rio Grande, e nós sempre defendemos que em Rio Grande conseguimos ver algumas espécies com maior facilidade, que na Lagoa do Peixe. Sabemos que a Lagoa atrai muitas aves limícolas e algumas outras espécies que são fáceis de serem vistas. O que acontece quando combinamos os dois locais? Sempre dá pra ver muita ave!!
Sim, pra quem quer ver aves da planície costeira, o ideal é visitar Rio Grande, Mostardas e Tavares. Obviamente há algumas épocas específicas pra ver alguma ou outra espécie, mas como o Cesar veio em maio, deu pra ver as limícolas da Lagoa e as aves dos banhados aqui em Rio Grande.
Os destaques da viagem foram o papa-piri, o joão-da-palha, o arredio-de-papo-manchado, o boininha e os migrantes austrais, como o pedreiro-dos-andes e o colegial. Fora as limícolas que sempre dão um show à parte aqui na Lagoa do Peixe.
Como você vê na foto abaixo, rodamos exclusivamente pelo litoral, focados restritamente nas aves costeiras!!
Finalizamos o tour com mais de 100 espécies observadas e muitos lifers pro Cesar. Mas além das aves, fizemos mais um baita amigo. O Cesar é daqueles que dá gosto de andar junto, muito papo legal e muitas histórias pra serem compartilhadas! Agradecemos à ele por nos contratar e por estar conosco nesses dias!!
E você, quer fotografar aves no RS? Agende seu tour conosco!! Estamos com a agenda aberta para 2023!!